Seguidores

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Atos secretos


Atos secretos são executados em surdina, sem obedecer ao principio básico da administração pública: a publicidade. Não são publicados e ficam então mantidos em segredo para a população.

No programa “Diálogos”, do Vereador Afonso Ferreira, 29/09, ouvi um comentário sobre as posturas dos vereadores. O Professor Gerson Guedes disse que, nas legislaturas passadas, havia vereadores que nem liam os projetos que estavam sendo discutidos e os aprovavam ou derrubavam, sem terem conhecimento do seu conteúdo. Uma declaração preocupante, principalmente se continua acontecendo.

Os projetos entram na casa por uma porta e saem pela outra, sem ninguém ver. Isto acontece no Brasil inteiro e em todos os níveis de governo, mas existem diferenças. Nas esferas estaduais e federal, os projetos de lei são divulgados, seja na internet ou em diários oficiais e qualquer cidadão pode ter conhecimento de seu teor, caso seja de seu interesse.

Restringindo-me ao âmbito municipal, os vereadores são os nossos representantes e devem aprovar ou reprovar o que é o melhor para a população de Santos Dumont e não aquilo que o prefeito acha que é o melhor. Portanto, devem ouvir as entidades representativas da sociedade, antes de tomarem as suas posições e declararem os seus votos.

Para que a função da Câmara Municipal seja exercida da forma como deve ser, é necessário que o cidadão tenha condições de conhecer a íntegra de todos os projetos de lei que são apresentados para discussão e possa opinar, procurando os vereadores para expressar a sua opinião. Afinal, os vereadores devem expressar a opinião da maioria da população e não a sua própria.

Como o financiamento da função legislativa municipal é pago com dinheiro público, é justo que a informação sobre as regras que o disciplinam sejam colocadas às claras. Não basta que as mesmas sejam afixadas por algum tempo em murais ou paredes. E não é justo que o cidadão, para ter conhecimento de determinada lei, tenha que pagar para ter a sua cópia e ainda fique esperando a boa vontade do seu fornecimento. Elas devem estar sempre acessíveis para consulta, no local e hora da necessidade do cidadão.


Exemplo de um dos atos secretos de nossa cidade: o projeto nº 029/2009 – LDO para 2010. Deu entrada na Câmara, não sabemos se foi discutido, andou para um lado, para o outro e para surpresa de todos, está aprovado. Como??? Ninguém sabe, ninguém viu, ninguém explica nada... Os vereadores dizem que não foi aprovado, o executivo afirma que sim.

A sociedade quer as respostas e precisa de uma explicação, seja ela qual for. Os dois poderes, Legislativo e Executivo, têm que assumir as suas responsabilidades e explicar à população o que realmente aconteceu. Será que teremos de acionar o terceiro poder – o Judiciário, para que estas explicações sejam dadas?

Até quando teremos atos secretos em nossa cidade?

Eles acham que nós somos e seremos os palhaços de sempre que, em detrimento próprio, financiaremos tudo o que eles querem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!