As imagens abaixo refletem os totais da receita e da despesa, de janeiro/2009 a agosto/2009, da Prefeitura Municipal de Santos Dumont.
Quando cobrados sobre obras e realizações, os nossos administradores alegam que a crise econômica diminuiu os repasses do Governo Federal e que houve queda da arrecadação. Isto, em parte, é verdade. Mas, se compararmos com o mesmo período do ano passado, a queda não foi tão acentuada como dizem. Em 2008, a receita foi R$ 24.624.364,25 e a despesa R$ 20.777.514,30.
Analisando o gráfico acima, observamos os gastos realizados, em 8 meses, dos recursos previstos no orçamento de 2009:
1 - Câmara Municipal - 50,77%
2 - Comissão Central do Sistema de Controle Interno - 44,13%
3 - Coordenadoria de Planejamento e Controle - 79,20%
4 - Gabinete do Prefeito - 51,31%
5 - Procuradoria Jurídica - 100,98%
6 - Secretaria de Administração - 59,36%
7 - Secretaria de Agricultura - 39,69%
8 - Secretaria de Assistência Social - 39,88%
9 - Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer - 63,53%
10- Secretaria de Finanças - 106,88%
11- Secretaria de Obras - 26,80%
12 - Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social - 61,02%
13- Secretaria de Serviços Públicos - 40,20%
Os gastos em torno de 66,66%, até este período, são normais. Resta saber se foram bem aplicados.
Chama a nossa atenção a execução orçamentária da Secretaria de Obras. Quando cobramos que nada está sendo feito, temos razão. Estamos chegando ao final do ano e gastar-se APENAS 26,80% de um orçamento em obras, significa que está tudo parado.
Este espaço encontra-se aberto para as devidas explicações do Secretário de Obras, Sr. Gilberto dos Santos Alvim, caso seja do seu interesse .
Esta análise continua na parte 2, que será publicada posteriormente.
Toda e qualquer reclamação, por favor, entre em contato com a responsável por esta matéria, que assina todas as postagens deste blog.
Fonte: ADPM
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