Seguidores

quinta-feira, 4 de março de 2010

É preciso impedir que os sinais de autoritarismo se tornem realidade

Amigos ouvintes:

Havia uma anedota que contava que Deus estava criando o mundo e que colocava terremotos e tsunamis em vários lugares, mas no Brasil só botava florestas lindas e cachoeiras pacíficas. Aí, um anjo falou: “Poxa, senhor Deus, que injustiça! O Brasil não tem problema algum!” E Deus respondeu: “Espera pra eu ver o povo que eu vou botar lá.”

Essa piada é bem manjada e muito reacionária, mas podíamos substituir povo por políticos.
Eu falo isso porque o Brasil pode não ter terremotos como o Chile ou o Haiti, mas esta sendo contaminado por outro tipo de tsunami. Já tá com a América Latina. Sobre terremotos populistas e falsamente a favor dos pobres, Venezuela, Cuba, Equador, Bolívia, Paraguai e agora o Uruguai elegeu um ex-guerrilheiro.

Estão criando uma moda que o Brasil pode acabar imitando.
Os sintomas já estão no ar...

Leis que impeçam a livre manifestação da sociedade, da imprensa, da mídia em geral, inventadas pelos comunistas que estão no governo.

Eu estive ontem no 1° fórum sobre a democracia e liberdade de expressão, em São Paulo, promovido pelo Instituto Milênio. E fiquei impressionado como são perigosos os projetos que estão aí para controlar a sociedade como o programa do PT pro próximo governo, caso seja eleita a senhora Dilma.

Visivelmente, os falsos democratas, infiltrados na democracia para acabar com ela, estão se aproveitando de uma onda que rola pela América Latina, que é a busca de governos autoritários, controladores, com pretextos bolivarianos, como o fachismo do Chaves ou mesmo com a falsa idéia de uma democracia controlada pelo Estado, como querem os petistas.

Como o mundo está muito difícil de se controlar, como a democracia é uma idéia muito sutil prá ser entendida por populações submetidas há séculos de ignorância, raia no horizonte, talvez, uma vontade de autoritarismo.Pode raiar entre os mais desinformados um desejo de mandonismo, há fome de alguma coisa palpável, que dê a impressão de que o povo está sendo comandado.

Aí está o perigo...

Com uma linguagem muita mais tosca e compreensível do que o discurso democrático, os fachistas disfarçados estão planejando um ataque à liberdade de opinião. No fórum do Instituto Milênio, ficou claro que precisamos uma atitude combativa e não apenas defensiva, de vítimas do poder, mas uma posição atacante para impedir que os sinais virem realidade.

Não basta que se denuncie o perigo, não basta que nos sintamos vítimas de um processo de castração. A imprensa tem de atacar os que planejam o poder sem contestação, porque liberdade se defende ativamente, porque isso seria o fim da democracia e de toda a modernização do Brasil.
Num momento como este, de muitas possibilidades na economia mundial, os ventos sopram a nosso favor, mas os dinossauros não vêem isso...

Querem voltar aos anos da União Soviética!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!