Seguidores

sábado, 24 de abril de 2010

As velhas "artérias" da cidade

Na manhã de ontem (23), a COPASA começou a inspecionar as redes de esgoto, para avaliá-las e verificar as suas reais condições.

O trabalho conta com o auxílio de um equipamento moderno que realiza as inspeções através de filmagem interna, inspeciona as condições das tubulações enterradas, verifica a existência de deformações, obstruções, desalinhamentos ou mesmo a existência de ligações e ramais clandestinos ou não cadastrados.


O equipamento possui uma haste de fibra de vidro semi-rígida que impulsiona a câmera até uma extensão de 120 metros. Tem iluminação própria suficiente para inspecionar tubulações de até 250 mm de diâmetro interno diretamente ou até de 400 mm com auxílio de centralizadores e iluminação adicional. Sua câmera é resistente à abrasão (raspagem), à prova d'água e autonivelante (corrige a posição da imagem). Possui um dispositivo de gravação com HD interno para até 45 horas de filmagem e um teclado para inserção de textos de comentários na imagem. Conta, ainda, com um robot (parecido com uma aranha) que "protege" a câmera, "abre" o caminho, corrige o seu posicionamento e, se possível, a levanta para retirá-la da água.




Estas informações nos foram repassadas pela Gerente da agência local, Vilma Aparecida Correia, e pelos funcionários, Wilson e Valério, que realizavam o trabalho no Calçadão da Rua Antônio Ladeira e na Rua João Pessoa.




No calçadão, a inspeção foi realizada em parte da tubulação e não foram encontrados problemas. Já na Rua João Pessoa, o trabalho não logrou êxito, devido à grande quantidade de lixo parado na rede (sacolas plásticas, latas de refrigerante e areia). Para a continuidade deste trabalho, será solicitada a vinda um caminhão, da cidade de Barbacena, que fará um jateamento (limpeza) da rede, pois o que está destinado à nossa cidade, apesar de já estar comprado, encontra-se em fase de montagem.



É necessária uma campanha de conscientização da população feita por todos (imprensa local, COPASA e Poder Público) sobre os problemas advindos do descarte do lixo em locais inadequados.

Todos precisam saber que, se não adotarem as medidas corretas para este descarte, estarão, sempre, jogando o seu dinheiro no esgoto.


Em uma próxima oportunidade, divulgaremos as obras de construção da rede de esgoto que estão sendo realizadas na Ponte Preta.

Este é o início do serviço prestado pela COPASA ao nosso município, mostrando ao contribuinte onde e como está sendo utilizado o que ele paga na sua conta mensal.




É a transparência pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!