Seguidores

segunda-feira, 31 de maio de 2010

DIA 31 DE MAIO – DIA MUNDIAL SEM TABACO


O Dia Mundial Sem Tabaco, será destinado a chamar a atenção para os efeitos nocivos do tabaco em relação às mulheres e meninas. Também destacará a necessidade de proibir toda a publicidade do tabaco, promoção e patrocínio, em conformidade com os princípios constitucionais.
As mulheres representam cerca de 20% dos fumantes do mundo , representando mais de um bilhão. O número de homens fumantes vem diminuindo enquanto o de mulheres encontra-se em ascensão. As mulheres são os principais alvos de publicidade para a indústria do tabaco, que precisa recrutar novos usuários para substituir os usuários atuais que vão morrer prematuramente de doenças relacionadas ao tabaco, ou que estão deixando de fumar. Além disto, sabe-se que as meninas estão experimentando cigarros mais precocemente que os meninos.

Outra abordagem importante é a questão do tabagismo passivo por essas mulheres, em casa, no local de trabalho e em locais de laser, como bares e restaurantes.

“No Dia mundial Sem Tabaco 2010, e durante todo o ano a OMS irá encorajar os governos a prestar atenção especial às mulheres contra as tentativas de atraí-las para a dependência de nicotina. Ao responder o apelo da OMS os governos podem reduzir o número de ataques cardíacos fatais e incapacitantes, derrames cerebrais, câncer ,doenças respiratórias e outras”.

Segue abaixo uma nota retirada da Página da Organização PanAmericana de Saúde:

O Brasil promove intensa mobilização para o Dia Mundial sem Tabaco - 2010: gênero e tabaco, com ênfase em marketing para mulheres

Em 1987, a Assembléia Mundial de Saúde criou o Dia Mundial sem Tabaco que passou a ser comemorado anualmente no dia 31 de maio. Desde então, a Organização Mundial da Saúde (OMS) articula esta atividade em todo o mundo, definindo um tema a ser abordado a cada ano.

Para 2010, o tema escolhido foi "Gênero e tabaco com uma ênfase no marketing para mulheres". A data direciona a atenção às mulheres, buscando protegê-las das estratégias de marketing da indústria do tabaco, que visa aumentar a comercialização de seus produtos entre o sexo feminino. (link da campanha mundial)

Agressivamente e de uma forma constante, a indústria do tabaco procura novos usuários para repor o contingente populacional que conseguiu se desvencilhar do vício de fumar. Entre os seus muitos objetivos, o de agregar mais mulheres entre os fumantes constitui um dos maiores. Isso ocorre em razão do número de mulheres ser relativamente menor que o dos homens entre os fumantes – estima-se que entre 1 bilhão de fumantes no mundo, apenas 200 milhões são mulheres - o que as tornam uma grande possibilidade de expansão do mercado consumidor de produtos de tabaco. Enquanto a epidemia de tabagismo entre os homens está em declínio lento em alguns países, em outros ela está aumentando entre as mulheres.

O futuro da epidemia global do tabaco entre as mulheres pode ser visto nos hábitos das meninas de hoje. Em várias partes do mundo o consumo de produtos de tabaco entre as jovens tem sido incrementado. O fato aponta para a possibilidade de aumento de prevalência entre as mulheres do futuro, já que os adolescentes que fumam são susceptíveis a se tornarem fumantes regulares na vida adulta.

Dos mais de cinco milhões de pessoas que morrem a cada ano pelo uso do tabaco, cerca de 1,5 milhões são mulheres. A menos que sejam tomadas medidas urgentes, o uso do tabaco poderá matar mais de oito milhões de pessoas até 2030, dos quais 2,5 milhões serão mulheres. Cerca de três quartos dessas mortes poderão ocorrer em mulheres de baixa renda e nos países de renda média. Cada uma destas mortes prematuras poderem ser evitadas.

Neste ano, a campanha tem como objetivo chamar a atenção sobre os efeitos negativos do marketing direcionado para mulheres e meninas. Nessa perspectiva, a intenção é mobilizar os 170 Estados Partes da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, para que proíbam totalmente a propaganda e a promoção de produtos de tabaco, assim como o patrocínio de eventos por esses produtos.

O Dia Mundial Sem Tabaco 2010 ressalta os danos que o marketing do tabaco causa às mulheres. Ao mesmo tempo, procura tornar os homens mais conscientes da sua responsabilidade de evitar o tabagismo entre as mulheres com quem vivem e trabalham.

O controle da epidemia do tabaco entre as mulheres é uma parte importante de qualquer estratégia de controle do tabaco. Como diretora geral da OMS, Margaret Chan, disse: "Proteger e promover a saúde das mulheres é crucial para a saúde e desenvolvimento - não só para os cidadãos de hoje, mas também para os das gerações futuras".

Para 2010, a OMS produziu uma série de materiais que está sendo adaptado para a Região das Américas, para que possam ser utilizados pelos países. O material gráfico enfatiza o contraste da beleza feminina com os danos causados pelo uso do tabaco, associando o vício ao slogan da campanha: Fumar é feio!!!

Acesse aqui Cartaz do Dia Mundial sem Tabaco 2010 e Folheto Dia Mundial sem Tabaco 2010

No Brasil, felizmente, a prevalência de tabagismo vem caindo, conforme dados da última pesquisa do Ministério da Saúde realizada em parceria com o IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Tabagismo - 2008), no entanto, a redução da prevalência entre mulheres foi menor do que entre homens. Em algumas regiões as meninas estão experimentando cigarros com maior freqüência do que os meninos, provavelmente sob a influência do marketing para produtos de tabaco, ainda permitido no Brasil.

Motivos para parar de fumar:

A mulher tornou-se um dos alvos prediletos da indústria do tabaco que vende o cigarro como símbolo de emancipação e independência.

Por trás da imagem que foi vendida pela publicidade do cigarro está um produto que causa dependência física e outras doenças, além de danos ambientais. Então, não caia na deles!

As doenças cardiovasculares e respiratórias, como infarto, hipertensão arterial, bronquite e enfisema são exemplos de males causados a homens e mulheres que fumam cigarros.

A exposição à fumaça do tabaco durante a gestação também aumenta as chances de episódios de hemorragia, complicações com a placenta e durante o parto.

Mesmo depois de dar à luz, quando a mãe fuma, a nicotina do cigarro contamina o leite e é absorvida pela criança. O tabagismo também aumenta o risco de osteoporose, infertilidade e menopausa precoce em mulheres.

As mulheres que fumam cigarro têm maior risco que os homens de desenvolver câncer de pulmão. O tabagismo está associado ao câncer do colo do útero, segundo tipo mais comum entre as brasileiras.

O risco de doenças do aparelho circulatório chega a ser 10 vezes maior em mulheres jovens que usam anticoncepcionais orais e fumam.

Mesmo quem não fuma, mas respira a fumaça de produtos de tabaco, se torna fumante passivo e corre o risco de ter câncer de pulmão, infarto e muitas outras doenças graves.

As pontas de cigarro lideram a lista de itens mais coletados nas praias e correspondem a até 50% de todo o lixo coletado em ruas e rodovias.

O cultivo de tabaco envolve largo uso de agrotóxicos, que causam sérios danos à saúde dos fumicultores e poluem rios e o solo.

O tabagismo é um causador independente do envelhecimento da pele.

A madeira é o principal combustível para a secagem das folhas do tabaco. Isso faz com que seu cultivo contribua de forma significativa para o desmatamento global.

As guimbas ou cigarros acesos são importantes causas de incêndio, tanto domésticos quanto em matas e florestas.

Uma vez abandonado o cigarro, o risco de doença cardíaca começa diminuir. Após um ano, o risco é reduzido à metade e, após 10 anos, atinge o mesmo nível daqueles que nunca fumaram.

Não fumar melhora a beleza, a saúde e o meio ambiente.

A sua respiração, fôlego e batimentos cardíacos começam a voltar ao normal no primeiro dia sem
fumar.

O filtro do cigarro demora quase 25 anos para se decompor e é levado pela chuva para rios, lagos
e oceanos prejudicando peixes e aves marinhas que podem ingerí-lo.

Ao parar de fumar, sua pele ficará mais saudável e diminui a chance de você ter rugas e envelhecimento precoce, causados pelo cigarro.

O dinheiro gasto com cigarros pode ser investido em outras necessidades pessoais e da família.

O SUS oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. Para saber onde encontrar um centro de tratamento mais próximo a sua casa, ligue para 0800-611997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!