Seguidores

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Uma vida pode não esperar o tempo da "burrocracia"

Está se tornando frequente, principalmente nesta época de chuvas, a circulação de ambulâncias para atender a acidentes acontecidos na BR-040, nas proximidades de Santos Dumont e um detalhe, muito preocupante, chama a atenção de todos: a falta de uma ambulância à disposição do Corpo de Bombeiros Voluntários.

Os telefones para qualquer ocorrência de resgate, socorro e assuntos de risco são:

190 - Polícia Militar
191 - Polícia Rodoviária Federal
192 - Hospital Local
193 - Corpo de Bombeiros Militares de Juiz de Fora
197 - Polícia Civil
199 - Defesa Civil

O Hospital tem, à sua disposição, uma ambulância durante à noite e, quando esta não está fazendo nenhum socorro, o chamado é atendido mais rapidamente, quando acionado o 192.

Se a ambulância do Hospital estiver ocupada, durante à noite, começam os problemas. O números 192 (atendimento do Hospital) comunica à Central de Ambulâncias o fato e a(s) ambulância(s) faz(em) contato com os bombeiros e desloca(m)-se até à sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Santos Dumont, onde os equipamentos de socorro e os bombeiros voluntários são buscados, para então partir para o atendimento.

Se o acidente é comunicado pelo 199, o procedimento é o mesmo. É acionada a Central de Ambulâncias, que comunica aos bombeiros e vai até à sede, porque o Corpo de Bombeiros Voluntários de Santos Dumont não tem à sua disposição uma ambulância própria, já preparada para o atendimento.

Se houver uma ocorrência durante o dia, vira uma tremenda confusão, porque todas as ambulâncias estão na Central de Ambulâncias. O Hospital entra em contato para localizar ambulância disponível, esta vai à sede dos bombeiros, para dali partir para o atendimento.

Que confusão! Quanta "burrocracia"!

Enquanto isto, vidas que poderiam ser salvas podem ser perdidas por falta de sensibilidade daqueles que administram a coisa pública.

No mês de julho do ano em curso, mais precisamente no dia 20, quando da entrega das medalhas no Museu de Cabangu, conversamos com o Tenente Coronel Magalhães, Comandante do Corpo de Bombeiros Militares de Juiz de Fora, e perguntamos a ele sobre a possibilidade da instalação, em Santos Dumont, de uma unidade dos Bombeiros Militares.

A resposta dele foi a seguinte: esta possibilidade tornar-se-á uma realidade, se o Prefeito Evandro Nery desejá-la, disponibilizar e construir o local para a sua instalação. Nos informou também que muitos prefeitos estão demonstrando este interesse e procurando as informações para tornar isto uma realidade, entre eles o nosso Prefeito Evandro Nery, que já está ciente de tudo aquilo que é necessário para transformar a possibilidade em realidade.

Nosso município precisa de tudo: pronto-socorro municipal, aterro sanitário, novo cemitério municipal, centro de zoonoses, entre outros. Precisamos de muitas coisas e, como não há disponibilidade de verba para fazer tudo, há que se priorizar o necessário e que atenderá a todos e não apenas a vaidade de alguns.


O tempo é precioso quando se trata de vidas, que podem ser perdidas enquanto perdurar a "burrocracia" dos gabinetes.

10 comentários:

  1. o que seria dos asidentados sem os bombeiro

    ResponderExcluir
  2. Mas vale lembrar que foi comprada um ambulância para o Corpo de Bombeiros Voluntários porem até hoje nosso "Excelentissimo" Prefeito não a entregou.

    De excelente não tem nada.

    Pedro Henrique

    ResponderExcluir
  3. Pois é os Bombeiros Voluntários de Santos Dumont são verdadeiros heróis, pelo seu excelentíssimo trabalho prestado para a população de Santos Dumont e por atender muito bem as ocorrências na Br 040 nas proximidades de nossa cidade, mais são discriminados pelo poder publico de nossa cidade que infelismente não valoriza o esforço de alguns sandumonenses que se empenham para salvar vidas.
    Além de tudo gostaria de destacar que os voluntários não recebem nada para comporem esta Sociedade ao contrario do Bombeiro Militar que tem remuneração isso não torna mais glorioso o trabalho de nossos heróis.
    Já encerrando deijo uma reflecção para os Bombeiros Militáres se instalarem aqui em nossa cidade a prefeitura teria que desembolsar uma verba muito grande para a construção das instalações, enquanto os Bombeiros Voluntários precisão só de uma verba digna para se manterem.

    PRECISAMOS VALORIZAR AS COISA DE NOSSA SANTOS DUMONT AMADA!

    ResponderExcluir
  4. Romário,a nossa colocação sobre a instalação dos Bombeiros Militares em nossa cidade não foi para desvalorizar o Corpo de Bombeiros Voluntários. Seria mais um serviço prestado à sociedade, com equipamentos disponíveis e atendimento mais rápido.
    Também consideramos os Bombeiros Voluntários verdadeiros heróis e sabemos que o trabalho deles é ignorado pelo Poder Público Municipal.

    Não há nada que impeça a convivência dos Bombeiros Militares com os Bombeiros Voluntários.

    ResponderExcluir
  5. Amigos, gostaria de juntar minha posição à de vocês.

    Quero em primeiro lugar, concordar com todos os comentários. Se não tivéssemos o Corpo de Bombeiros Voluntários em nossa cidade, os nossos acidentados estariam “ferrados”, mas os nossos administradores públicos não pensam desta maneira. Como relatou o Pedro Henrique, foi comprada uma ambulância para o Corpo de Bombeiros Voluntários e os senhores da Casa Amarelada não a repassaram à Associação Corpo de Bombeiros Voluntários, que são verdadeiros heróis pelo seu excelentíssimo trabalho prestado para a população de Santos Dumont e por atender muito bem as ocorrências na BR-040, nas proximidades de nossa cidade, como disse o Romário em seus comentários. Certamente que gastar-se-ia o dinheiro dos nossos impostos para se ter uma unidade dos Bombeiros Militares em Santos Dumont. Penso eu que esta verba poderia ser aplicada na Associação dos Bombeiros de nossa terra. Eles teriam mais poder, qualificação no atendimento dos acidentados e outros serviços que prestam à nossa população e em casos eventuais como os acidentes da BR-040 que são demais em nosso município. Nossos administradores precisam ter um pouquinho de competência para administrar nosso município, realizando políticas que venham atender às necessidades do nosso cidadão. Que saiam detrás de suas mesas, realizando algo que venha dar dignidade pelo menos para aqueles que confiaram e votaram no Professor Evandro, ausente na prefeitura, quando procurado.Hoje sentem-se traídos pela lerdeza desta administração, que nem o dever de casa têm competência para fazer.

    Isto não acontecerá nesta gestão.

    ResponderExcluir
  6. Cara Aylce, voce está muito enganada quanto aos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, acho que voce deveria conhecer melhor esta entidade, sao pessoas competentes e formadas, e quanto a equipamentos os nossos bombeiros voluntários tem e em algumas ocorrencias até emprestam para os bombeiros militares. E quanto a atendimento rápido só não épossivel, devido a ambulancia que seria para eles nao ter sido passada para os mesmos. Agora eu pergunto: Porque não investir no que ja tem na cidade? Porque valorizar tanto o que tem na cidade dos outros? Por isso que Santos Dumont não cresce, não desenvolve....

    ResponderExcluir
  7. Eu respeitei a sua opinião, publicando o seu comentário e você deve respeitar a minha, que está publicada e será mantida. Eu, pelo menos, tenho a coragem de expô-la, sem ficar me escondendo atrás do anonimato e dou a "cara" para bater.

    Antes de postar a minha matéria fiz várias pesquisas e pude notar a convivência pacífica entre as duas corporações.

    Concordo com você: é por estes motivos que Santos Dumont não cresce e não desenvolve.

    Enquanto existirem pessoas que desejarem, a todo custo, fazer prevalecer a sua opinião, sem pensar na coletividade e com alto nível de corporativismo, o marasmo continuará.

    Precisamos pensar na coletividade e estarmos abertos à mudanças.

    Precisamos pensar em coisas boas para todos e não somente para alguns grupos.

    Precisamos pensar na coletividade com o intuito de salvaguardar aquilo que de mais precioso o ser humano tem: a sua vida, que não pode ser perdida, por atitudes e opiniões mesquinhas, seja de quem for.

    ResponderExcluir
  8. CAROS COMPANHEIROS SUAS OPINIÕES SÃO MUITO IMPORTANTES, PARA CHEGARMOS A UMA CONCLUSÃO E ASSIM QUEM SABE, AJUDAR EM UM FUTURO PROXIMO A NOSSA CIDADE. POREM QUERIA DEIXAR MEU COMENTÁRIO, E LHES DIZER QUE O SERVIÇO VOLUNTÁRIO E DE MUITA IMPORTANCIA, MAS DESDE QUE SEJE DE APOIO OU UM COMPLEMENTO. POIS PARA SE FORMAR UM BOMBEIRO MILITAR LEVA-SE NOVE MESES NO MINIMO POIS REQUER UM TREINAMENTO ESPECIFICO E MUITO COMPLEXO, E ALEM DISSO EQUIPAMENTOS DE BOMBEIROS SÃO CAROS E SÃO ADIQUIRIDOS PELO ORÇAMENTO ESTADUAL. QUANTO AOS ATENDIMENTOS A OCORRENCIAS OS BOMBEIROS MILITARES SÃO RECICLADOS CONTINUAMENTE, PARA QUE POSSAM DAR A SOCIEDADE UM ATENDIMENTO DE PRIMEIRA QUALIDADE, ONDE VIDAS SÃO COLOCADAS EM PRIMEIRO LUGAR.

    ResponderExcluir
  9. Senhores (a) vejam bem Santos Dumont é a única cidade da região que tem 3 bandas de musica, é um ponto turístico pois (é a cidade do pai da aviação) e além de tudo têm a nossa Sociedade do Corpo de Bombeiro Voluntário de Santos Dumont pois bem não é para nos orgulharmos.Mais cabeças pequenas e mentes apáticas desvalorizam tudo isso, e o que era pra ser fonte de orgulho acaba sendo algo até mesmo de discriminação.
    Por que desvalorizamos tanto o trabalho dos Bombeiros Voluntários?
    E vejam bem só se torna um Bombeiro Voluntário depois de passarem por um curso intensivo, curso esse até melhor que o dos Bombeiros Militares "tenham certeza" ou vocês acham que é só vestir uma camisa vermelha e falar "olha sou bombeiro", claro que não então. Além do mais é praticado cursos de reciclagem com freqüência, então Senhora Maria o trabalho dos Bombeiros Voluntários não pode ser considerados como a senhora disse: "O SERVIÇO VOLUNTÁRIO E DE MUITA IMPORTANCIA, MAS DESDE QUE SEJE DE APOIO OU UM COMPLEMENTO".
    Pois se alguém de sua família precisasse de um atendimento urgente certamente não poderia esperar 50 minutos para que os Bombeiros Militares se desloquem de juiz de Fora até Santos Dumont para que ocorra esse atendimento.
    Talvez um dia precisse desses amigos certos das horas incertas e só assim iria começar a valorizar as coisas de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  10. eh, mais se tivesse o bombeiro militar na cidade ninguém precisava esperar 50 minutos para eles vim da juiz de fora

    ResponderExcluir

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!