Seguidores

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PPA participativo – Santos Dumont

Com o objetivo de apresentar e discutir o PPA 2010-2013 foram realizadas oito reuniões, no período de 10/08 a 13/08, dirigidas pelos representantes das secretarias e diretorias. Apesar do baixo número de pessoas que atenderam ao convite, por ter havido pouca divulgação e também por falta de interesse daquelas que foram convidadas, as reuniões foram válidas e as pessoas presentes tiveram a oportunidade de dialogar e emitir suas opiniões. É o primeiro passo para um melhor relacionamento povo x máquina pública.

Foi explicado aos presentes que muitas das propostas são aquelas que constam do PPA 2006-2009, que serão repetidas por não terem sido realizadas e algumas acrescentadas por solicitação de pessoas presentes. Como o tempo é curto para que a população faça sugestões, porque o projeto tem de seguir para a Câmara Municipal até 31/08, aqueles que desejarem fazer alguma sugestão deverão procurar os vereadores e solicitar que seja feita a inclusão do seu pedido.

Nestas reuniões, observamos que a presença dos senhores vereadores foi mínima, o que consideramos uma falta de compromisso público.

Em oito reuniões, registramos a presença do Vereador Altamir (em 4), do Vereador Flávio (em 1), do Vereador Everaldo (em 2) e do Vereador Cláudio (em 1). A última reunião, que se realizou na Câmara Municipal, não contou com a presença de nenhum dos nossos nobres edis.

Sabemos, é claro, que eles terão acesso ao PPA e deverão discuti-lo e aprová-lo, mas isto não é justificativa para a ausência. Perderam a oportunidade de debater com os dirigentes das secretarias, entenderem as suas justificativas e expectativas (afinal, são eles que têm conhecimento da máquina pública) e ouvir as sugestões das pessoas que lá se encontravam.

Os nossos nobres vereadores vão discutir o projeto com a população, ou vão se reunir internamente e estudá-lo, acrescentar ou retirar aquilo que eles próprios acharem que devem?

O povo não tem acesso ao conteúdo dos projetos, porque eles não são lidos integralmente nas reuniões públicas e não fica sabendo o que está sendo aprovado ou rejeitado.

Na nossa opinião, é muito chato, quando comparecemos à Câmara e ouvimos “aqueles que concordarem, que permaneçam sentados”, numa velocidade que não dá nem para saber o que está acontecendo.

Procurando tornar público o PPA 2010-2013, estamos disponibilizando as propostas apresentadas nas reuniões, ainda sujeitas à modificações e, sempre que possível, faremos as atualizações necessárias.



O que é o PPA

O PPA é o Plano Plurianual, uma das três importantes ferramentas de planejamento, elaboradas pelo prefeito em seu primeiro ano de mandato. No PPA estarão as diretrizes, objetivos e metas a serem alcançados a partir do segundo ano de gestão até o primeiro ano do mandato seguinte.

Além do PPA, existe a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual, também conhecida como LOA. É através dessas leis que a Prefeitura realiza obras e serviços, resolve os problemas e realiza investimentos públicos.

O PPA é uma lista, feita pelo Prefeito, com os principais problemas a enfrentar, as ações a serem executadas, com os objetivos e metas a serem alcançados nos próximos quatro anos. O PPA também prevê a busca de fontes de financiamento de seus programas e ações. Parte dele vem da arrecadação do IPTU, ISSQN e de parcerias com o Estado, a União e entidades sociais e privadas. Então, a Prefeitura estima quanto arrecadará e traça as diretrizes.

Diretriz é uma orientação de onde o município deverá aplicar os recursos.

Os objetivos são o quê a Prefeitura pretende alcançar, ou seja, a execução do plano.

Meta é a quantidade de um produto a ser ofertado.

Tudo isso precisa ser feito de forma transparente, bem explicado para que os programas de governo funcionem bem. O PPA é formado por programas e ações, que devem atender às necessidades da população. O PPA tem de conter tudo o que o Prefeito pretende realizar no município, mas para o plano funcionar, precisa a cada ano estar priorizado na LDO e previsto na LOA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!