Seguidores

domingo, 31 de janeiro de 2010

Oração pela cidade


Senhor Jesus, ensinai-me a rezar pela cidade de Santos Dumont, para que seja a cidade com a qual Deus sonha e o povo precisa.

Minha cidade precisa ter um pouco dos valores que marcaram as grandes cidades do mundo! Peço, então, que Santos Dumont tenha um pouco da cultura de Paris, da musicalidade de Viena, da neutralidade de Genebra, da beleza do Rio de Janeiro, da laboriosidade de São Paulo, do civismo de Brasília, da arte de Ouro Preto, da mística de Calcutá, da poesia de Assis e da religiosidade de Aparecida e de Roma.

Como um bom cidadão, ao andar pelas ruas de Santos Dumont, com suas praças, Igrejas, escolas, hospital, cemitério, casas comerciais, lares ricos e pobres, que eu saiba respeitar e continuar a história dos pioneiros, cultivar os valores da educação, defender a harmonia dos lares, lutar contra a violência das drogas e da insegurança, apoiando a defesa dos direitos humanos, civis, sociais, morais e religiosos.

Senhor, ensinastes o vosso servo, Francisco de Assis, a rezar contemplando na própria natureza o irmão sol, a irmã água e o irmão fogo. Fazei com que eu, também, vos encontre nas águas de um rio, nos passeios alegres do fim de tarde, naquele jardim florido, na sede dos Três Poderes: Prefeitura, Câmara e Fórum, mas, sobretudo, no sorrisos das crianças e jovens, no amor dos esposos, nos conselhos sábios dos anciões e na sacralidade dos lares, onde verdadeiramente se constrói a grandeza moral de nossa cidade.

Por isso, Senhor, ajudai-me para que eu também lamente e denuncie as falhas e pecados de nossa cidade e de seus cidadãos, a saber: o egoísmo de tantos corações, a corrupção em tantos lugares, as injustiças nas relações de trabalho, a falta de união em tantos lares, a ausência de amor entre pais e filhos e a falta de fé em Cristo e no seu Evangelho.

Senhor Jesus, ajude-me a sonhar novos sonhos pedindo um futuro feliz para nossa cidade de Santos Dumont:
uma cidade justa, educativa, fraterna e solidária, onde a justiça e a paz se abraçarão;
uma cidade onde nós, seus cidadãos, imitemos a atitude e não perguntemos o quê Santos Dumont pode fazer por nós, mas o que nós podemos fazer por Santos Dumont;
uma cidade bíblica, onde o Evangelho revele Jesus como o caminho, a verdade, a vida e a felicidade que todos procuramos;
uma cidade humana, onde a tirania do poder econômico respeite verdadeiramente a dignidade da pessoa humana como filho de Deus;
uma cidade da parceria, onde as lideranças políticas, sociais, econômicas e religiosas se unam e considerem o bem maior da cidade, como supremo bem;
uma cidade da fraternidade, onde não faltem o trabalho, a educação, a saúde, a terra, a moradia e o pão para todos;
uma cidade ecológica, preocupada com a terra, a água, as plantas, mas, sobretudo com sua ecologia humana, respeitando o bem-estar dos seus filhos, seu maior tesouro;
uma cidade da comunicação, onde todas as autoridades e a imprensa estejam hipotecadas e interconectadas com a Ética, a Moral e a Política do Bem Comum;
uma cidade do social, onde o pequeno e o pobre ainda possam acreditar na política, na promoção humana e na esperança das transformações sociais urgentes e inadiáveis;
uma cidade da paz, onde resida a sede da Verdade, da Justiça, do Amor e da Fé.

Devemos orar pelas autoridades da cidade (prefeito e vice, secretários, diretores de departamentos, vereadores, conselheiros tutelares, juízes, promotores e defensores públicos e outras), assim como pelas autoridades estaduais e federais (presidente, governador, ministros, senadores, deputados e outras), pedindo que tenham humildade, temor a Deus, sabedoria para governar, dependência de Deus, compromisso com a justiça e a verdade.

Devemos pedir perdão pelos pecados de todas as autoridades de nossa cidade , de nosso estado e de nosso país: egoísmo, partidarismo, orgulho, injustiça, vingança, manipulação, legislar em causa própria, corrupção, roubos, subornos, injustiça social, abuso nos impostos, salários baixos, negligência, obras inacabadas, etc.

Devemos orar pelos formadores de opinião: mídia (tanto secular como evangélica, TV, rádio, jornais, revistas), professores de pré-escolar e de todos os níveis de ensino (fundamental, médio, superior, pós-graduação, mestrado, doutorado, de escolas especiais e outras), diretores de escolas, empresários, líderes de organizações e de sociedades, líderes tradicionalistas, líderes eclesiásticos, líderes de movimentos comunitários e pedir para eles: humildade, temor a Deus, consciência da verdade, compromisso com a verdade, dependência de Deus.

Pedimos também perdão pelos pecados dos "formadores de opinião" : orgulho, arrogância, por pensarem ser os donos da verdade e, às vezes, distorcê-la, manipulação, influenciar a população a agir de maneira contrária à vontade de Deus...

Oremos pela paz e pela prosperidade da cidade e "que o Senhor cubra Santos Dumont com a Sua glória como as águas cobrem o mar".

Pedimos perdão pelos pecados da cidade (os que são comuns à comunidade ou considerados como "tradição da cidade ou de um grupo de pessoas") : religiosidade, tradicionalismo, partidarismo, incredulidade, orgulho, resistência ao evangelho, obstinação, idolatria, rebeldia, manipulação, feitiçaria, sacrifícios de animais, sacrifícios humanos, ocultismo, ateísmo, a prática de todo o tipo de seitas, mentira, divisão, separação de casais, abandono, falta de cuidado e disciplina dos filhos, as carências geradas, uso de drogas, alcoolismo, injustiça social, violência, derramamento de sangue, assassinatos, prostituição, sexo pervertido, frouxidão moral, abortos, gerar filhos bastardos, insensibilidade, conformismo com o pecado, congelamento das emoções e outros mais.

Que caiam as "vendas" dos olhos e os "tampões" dos ouvidos que impedem o povo de crer; que sejam destruídas as fortalezas das mentes, anulando todos os sofismas e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus e que a Palavra de Deus entre nas vidas "iluminando" os olhos do entendimento, de tal maneira que todo o pensamento (em Santos Dumont) seja levado "cativo" a obediência de Cristo.

Oremos pela salvação de almas em grande escala em todos os pontos da cidade.

Ó Cidade de Santos Dumont, lembra-te do conselho da Bíblia: “Se Deus não constrói a cidade, em vão trabalham os que a edificam”. Também faço meus, os votos do Salmo 122: “Vivam em paz os que te amam… haja paz em teus muros… segurança em tuas casas… e te desejo a felicidade”.

"Texto adaptado do Texto de Dom Albano Cavallin, Arcebispo e Cidadão Honorário de Londrina, com o titulo Oração pela cidade de Londrina, datada em 12 de março de 2003′ e Motivos de Oração por Viamão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!