Seguidores

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Neste ano, as comemorações do Dia Mundial da Água focarão a sua qualidade, com o objetivo principal de mostrar que, na gestão dos recursos hídricos, a qualidade desse recurso é tão importante quanto a quantidade.

O dia mundial da água em 2010 pretende:

1- Estimular a conscientização da conservação de ecossistemas saudáveis e do bem estar humano, abordando os crescentes desafios que deverão ser enfrentados em relação à qualidade da água que se pretende.

2- Dar maior destaque ao tema qualidade da água, conclamando os governos, organizações, comunidades e pessoas em todo o mundo para que adotem medidas e realizem atividades de prevenção da contaminação, limpeza e reabilitação, entre outras.



Água de qualidade é essencial para a vida. Qualidade é tão importante quanto quantidade na sustentabilidade de ecossistemas e pessoas. Os ecossistemas proporcionam serviços essenciais.

1- Um ecossistema equilibrado mantém a qualidade de água com a purificação natural, filtragem, controle de inundações e regula o clima.

2- Fornece água doce, alimento, madeira e outras necessidades para a vida.

3- Reciclagem de nutrientes, fotossíntese e formação do solo.

4- Enriquecimento espiritual, da cultura humana com recreação e prazer estético.




Todos os dias o mundo enfrenta desafios novos com a qualidade da água doce, que ameaça a saúde dos seres humanos e dos ecossistemas.

1- Novos produtos químicos são fabricados e distribuídos pelas indústrias.

2- Novas fontes de poluição são introduzidas no ambiente, sem o cuidado com a sua disposição e aumento dos níveis de poluição pela agricultura e pela indústria.

3- Novas construções alteram a paisagem, estimulam erosões, destroem florestas, causando a degradação das fontes de água doce e distúrbios naturais do ecossistema.

4- Novos padrões do clima introduzem impactos na qualidade da água e ameçam as suas fontes. A reação aos incidentes e a destruição do ecossistema não é adequada. Nós temos a obrigação de antecipar os problemas e promover ações que os antecipem.


1- Prevenção da poluição, trabalhando no combate ao desperdício. É mais barato, mais fácil e mais efetivo.

2- Tratamento da água contaminada. As tecnologias existentes são efetivas e melhoraram, mas devem ser amplamente divulgadas e utilizadas.

3- Restauração dos recursos degradados e dos ecossistemas naturais que são efetivos para filtrar e limpar a água contaminada.

Nós já possuímos o "know-how", mas precisamos somente da vontade para fazer.







Água limpa é essencial para o crecimento da economia e do desenvolvimento.

1- Na casa: para beber, preparar alimentos, limpeza e cuidados com a família.

2- No campo: produção agrícola, animal e aquática.

3- No trabalho: processos industriais e fabricação química.

4- Na sociedade: cuidados medicos, saúde e segurança pública.



O que está em jogo


Pelo Mundo


Galeria de Fotos


NAÇÕES UNIDAS

Secretário geral

Mensagem sobre o Dia Mundial da Água

22 de março de 2010

A água é fonte de vida e é o elo que une todos os seres vivos do planeta Está diretamente relacionada com todos os objetivos das Nações Unidas: a melhora da saúde materno-infantil e da expectativa de vida, o crescimento do poder das mulheres, a segurança alimentar, desenvolvimento sustentável, a adaptação às alterações climáticas. O reconhecimento destas ligações levou à declaração do período de 2005-2015 como a Década Internacional para a Ação "Água como fonte de vida".

Nossos recursos hídricos vitais provaram ser resistentes, mas eles estão cada vez mais vulneráveis e ameaçados. A fim de obter a água necessária para os alimentos, matérias-primas e energia, a nossa crescente população tem de competir com a crescente demanda por água da própria natureza para sustentar um ecossistema em perigo crítico assim como os serviços de que dependemos. Dia após dia, despejamos milhões de toneladas de esgoto sem tratamento e resíduos industriais e agrícolas em sistemas hídricos do mundo. A água potável é escassa e fica ainda mais escassa à medida que avançam as alterações climáticas. E os pobres são as primeiras e maiores vítimas da contaminação, da escassez de água e da falta de saneamento adequado.

O tema do Dia Mundial da Água deste ano, "Água limpa para um mundo saudável", enfatiza tanto qualidade quanto a quantidade dos recursos hídricos que estão ameaçadas de extinção. Há mais mortes atribuíveis à água contaminada que as causadas por todas as formas de violência, incluindo a guerra. Estas mortes são uma afronta à nossa condição humana, e dificultam os esforços de muitos países para alcançar seu pleno potencial de desenvolvimento.

O mundo tem o conhecimento suficiente para resolver estes problemas e gerir melhor nossos recursos hídricos. A água é essencial para todos os nossos objetivos de desenvolvimento. Na metade da Década Internacional para a Ação, e enquanto se aguarda que se celebre este ano a conclusão do presente ano o cumprimento da Cúpula sobre os objetivos de Desenvolvimento do Milênio, protejamos e administremos de maneira sustentável os nossos recursos hídricos para os grupos pobres e vulneráveis e para toda a vida existente na Terra.

Fonte do texto e imagens: Página Oficial do Dia Mundial da Água

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!