Seguidores

terça-feira, 16 de março de 2010

Esclarecimento à população

Secretaria Municipal de Saúde de Santos Dumont
Coordenadoria de Epidemiologia
Mobilização Social e Educação em Saúde
Março/2010


Você conhece esta espécie de caramujo?



Este é o caramujo africano de nome científico Achatina fulica, que foi encontrado recentemente em nosso município, e poderá ser transmissor de doenças.


CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Possui concha marrom ou mosqueada de tons claros. Pode atingir de 15 a 20 cm. Possui alta taxa de reprodução, se multiplicando rapidamente. O caramujo ao se deslocar libera um muco que pode contaminar verduras, hortaliças, água e outros alimentos.


AÇÕES PARA ELIMINAÇÃO DO CARAMUJO

Para fazer a eliminação do caramujo africano é necessário usar luvas ou sacos plásticos efetuando a coleta dos mesmos, evitando contato direto. Depois lavar bem as mãos.

Para eliminá-los, os caramujos devem ser incinerados (queimados) em uma vala, tambor ou fogueira cercada por tijolos ou blocos, longe de mananciais de água. Depois de queimados deve-se esmagar e enterrar acrescentando cal virgem para evitar a contaminação do solo.


MEDIDAS PREVENTIVAS

Com relação aos alimentos recomenda-se lavar bem as hortaliças e verduras com água corrente e deixar de molho em solução de água sanitária a 2% (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água) por 30 minutos.

Não deixar pneus, latas, entulhos, plásticos, tijolos, telhas, madeiras, lixo em geral espalhados no quintal e em terrenos baldios. Isso favorece a proliferação do caramujo africano e também de outras pragas nocivas à saúde como ratos, baratas, escorpiões, aranhas, moscas e mosquitos como o Aedes aegypti (vetor da dengue).


EM CASO DE DÚVIDA:
procurar a Vigilância Sanitária (Controle de Zoonoses)
ou a Vigilância Epidemiológica.
Telefones: 3251-1777 ou 3252-7407

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!