Seguidores

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Como escolher seu candidato nas eleições - Parte 3

0 comments

 

PARTIDO DO CANDIDATO 

É necessário conhecer também o passado do partido ao qual ele é filiado. Se o seu candidato for eleito, ele terá que governar seguindo os ideais do partido do qual ele faz parte. 

Analise qual é conjunto de ideias que o partido defende, que programa ele tem para a sua cidade e para todos os cidadãos. 

Utilize os mesmos critérios quando for analisar os outros partidos da coligação, caso a sigla do seu candidato esteja em alguma. Isso porque em nosso sistema eleitoral, partidos coligados funcionam como um único partido. 

Nas eleições proporcionais (vereadores), as coligações influenciam no cálculo do quociente eleitoral. Isto é uma transferência de votos entre candidatos de uma mesma coligação. 

Funciona da seguinte forma: o partido que faz parte de uma coligação não conta somente com os votos destinados ao seu partido, mas também com os votos destinados aos partidos coligados. 

Como os mais votados dessa coligação é que serão eleitos, seu voto pode ajudar a eleger candidatos dos outros partidos políticos. 

A composição das coligações é um bom indicio de quais legendas o partido do seu candidato tem mais afinidade e com quais partidos ele, provavelmente, fará alianças caso seja eleito. 

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Como escolher seu candidato nas eleições - Parte 2

0 comments


HISTÓRICO POLÍTICO 

Verifique se o candidato, nestas eleições, ocupa ou já ocupou alguma função parlamentar (vereador).

Este é um ponto muito importante e não há nada melhor do que descobrir como ele desempenhou a função anteriormente. 

Lembre-se que cargo político não é vitalício e nem profissão. RENOVAÇÃO É SEMPRE BEM-VINDA, por isto, preste bastante atenção na sua escolha, para não eleger mais do mesmo!

Caso seu candidato tenha ocupado um cargo legislativo (vereador), veja se ele foi um parlamentar ausente, faltando a muitas sessões, que projetos ele apresentou, como ele votou em outros projetos, especialmente aqueles mais polêmicos, se faltou à votações polêmicas para não se "comprometer" com o eleitorado e, principalmente, se sempre fez aquilo que o prefeito quis, mesmo que não fosse o desejo dos cidadãos.

Não se esqueça que o candidato a Vereador, depois de eleito, representa todos os cidadãos, mesmo aqueles que não lhe "presentearam" com o voto. 
 
Se o candidato exerceu um cargo no poder executivo (Diretor de Secretaria ou outro), analise quais investimentos ele realizou, se foram bem executados e como foi usado o dinheiro público em sua gestão. 

Se o candidato está concorrendo a um primeiro mandato, veja quais temas ele trata em sua vida profissional. Se ele é médico, que tipo de serviço presta? Se é advogado, atua para quais organizações? A maneira como que ele exerce sua profissão é um bom indicador de como ele desempenhará o cargo ao qual está concorrendo. 

AFINIDADE DE PENSAMENTO 

É importante que os seus candidatos possuam os mesmos valores que você, que eles compartilhem do seu ponto de vista ideológico e não as "vontades" do Prefeito ou Deputados. 

Ele será o seu representante, por isto, é indispensável que vocês defendam as mesmas causas. 

Antes de votar, reflita sobre o que você gostaria de ver ser colocado em prática e escolha alguém que possua as mesmas prioridades. 

Fonte: Politize! 

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Como escolher seu candidato nas eleições - Parte 1

0 comments



PESQUISE O HISTÓRICO PESSOAL 

Obter o maior número de informações sobre o seu possível candidato, fazendo uma pesquisa simples em um serviço de busca. Escolher boas fontes, que tragam informações confiáveis. Dê preferência para os sites oficiais da Justiça Eleitoral ou páginas de meios de comunicação mais conhecidos. 

Informe-se sobre o histórico pessoal e profissional do candidato, sua postura ética e a forma com que ele se relaciona com a sociedade, buscando descobrir se o discurso dele é o mesmo em outros momentos da vida, fora do período eleitoral

Observe a situação do candidato perante a justiça. Pela internet é possível identificar se há algum processo criminal contra ele. É importante que ele não tenha um histórico de mau uso do dinheiro público ou outras práticas ilegais. 

Um bom candidato é aquele que respeita a nossa legislação, especialmente aqueles concorrendo a cargos legislativos, uma vez que eles trabalharão diretamente na manutenção das nossas leis. Mas não se esqueça de escolher boas fontes, que tragam informações confiáveis. Dê preferência para os sites oficiais da Justiça Eleitoral – como o site de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do TSE – ou páginas de meios de comunicação mais conhecidos. 

Durante o período eleitoral, com certeza, aparecem várias notícias falsas, divulgadas por alguns candidatos. Antes de compartilhar uma notícia que você achou ou recebeu no whatsapp, verifique se ela é verdadeira. 

Fonte: Politize! 

sábado, 7 de setembro de 2024

O Projeto Rota 14-Bis melhorou o aspecto geral de parte de nossa cidade

0 comments

Estamos visualizando a execução de uma segunda revitalização da Praça Cesário Alvim mas gostaríamos de lembrar, mais uma vez, que ele foi idealizado por Newton Hermógenes, quando trabalhava no Departamento de Turismo.

Todos aqueles que trabalharam e elaboraram o projeto merecem os elogios e também o Prefeito à época, Evandro Nery, que aceitou a ideia, buscando os recursos no Governo Federal.

A nossa memória não é curta! Para que os cidadãos se lembrem e para aqueles que não sabem, relembramos. Nesse período eleitoral, a enganação corre solta e só cai quem quer.

Passaram-se 12 anos para as Administrações do Município "olharem" novamente para o local, que foi totalmente abandonado.

Em 2011, começaram as obras para que a praça fosse revitalizada, após a aprovação do Projeto Rota 14 Bis e liberação dos recursos pelo Governo Federal.




No primeiro semestre de 2012, o projeto foi concluído. 





NÃO VOTAREI EM CANDIDATO A VEREADOR QUE

0 comments

Prometer arrumar rua, avenida, praça ou bairro, porque não é sua função. 

Prometer melhorar as casas e arrumar emprego para as que não estão no mercado de trabalho.

Distribuir dinheiro, sacos de cimento, dentaduras, cestas básicas, gás de cozinha, material de construção, transportar pessoas em seu automóvel seja ele particular ou aplicativo, em troca do voto.

Visitar os arredores da linha férrea, perambular pelo Calçadão da Antônio Ladeira, visitar porta da cadeia, for às celebrações religiosas de todos os credos.

Prometer ajudar a zona rural, arrumar as estradas vicinais e apoiar os produtores de leite.

Prometer trazer empresas para cidade para empregar os jovens, porque isto é competência do Executivo (Prefeito).

Visitar as pessoas humildes ("invisíveis"), tomar café, comer bolo, abraçar criancinhas, der tapinhas nas costas em troca de voto. 

Pagar cafezinho, entradas em eventos, “cervejinha”, der dinheiro para eleitor que fornecer o número do Título Eleitoral.

Dizer para o cidadão que ele é obrigado a votar nele porque lhe fez caridades ou favores no passado.

Utilizar uma causa, seja ela qual for.

CANDIDATO A VEREADOR SÓ PODE PROMETER QUE FISCALIZARÁ O EXECUTIVO E QUE LEGISLARÁ EM FAVOR DO POVO!

AQUELE NÃO SABE AS SUAS FUNÇÕES DE UM VEREADOR, VAI PASSAR VERGONHA DEPOIS DE ELEITO (Espero que não).

domingo, 1 de setembro de 2024

PODE - NÃO PODE - BENS PARTICULARES

0 comments

 

O uso de adesivo plástico em automóveis, caminhões, bicicletas, motocicletas e janelas residenciais, desde que não exceda a 0,5 m² (meio metro quadrado). 


Em troca de dinheiro ou de qualquer tipo de pagamento pelo espaço utilizado. Justaposição de adesivos se a dimensão total da propaganda extrapolar 0,5 m² (meio metro quadrado).
 
Todos os demais instrumentos de propaganda, que não sejam adesivos plásticos, são proibidos em bens particulares. 
• Inciso II do § 2º do art. 37 da Lei nº 9.504, de 1997.
• §§ 1º ao 4º e caput do art. 20 da Resolução TSE nº 23.610, de 2019.