Seguidores

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Como escolher seu candidato - Parte 4

 

CONHEÇA AS PROPOSTAS 

Após conferir o histórico do candidato, analise suas promessas de campanha. 

As propostas devem ser possíveis de realização, bem elaboradas e é preciso constar quais mecanismos serão usados para colocar os projetos em prática, informando de onde será destinada a verba para sua execução. 

Normalmente, os candidatos disponibilizam suas ideias em suas redes sociais e sites. Através destes meios, assim como dos atos de campanha, é possível que você os questione sobre temas que sejam do seu interesse. 

Observe se o candidato fornece respostas genéricas e se ele foge das questões polemicas. É importante saber de que forma ele se posiciona e também se ele tem receio de opinar sobre aquilo que você considera importante. 

É possível acompanhar as propostas por meio da propaganda eleitoral, sites e redes sociais. Assim você pode comparar as promessas que o seu candidato faz com as promessas feitas pelos outros candidatos

AS ATRIBUIÇÕES DE CADA CARGO 

Para saber se as promessas do seu candidato são válidas, é preciso que você conheça quais as funções do cargo que ele está disputando. 

É necessário entender que um candidato a vereador, caso eleito, terá a função de legislar e fiscalizar o trabalho do prefeito. Se o seu candidato a vereador está prometendo realizar obras, ampliar as vagas em creches e escolas, asfaltar o seu bairro, arrumar as estradas vicinais, saiba que estas promessas não são válidas, pois são atribuições do prefeito. 

As promessas devem ser possíveis de serem cumpridas no período de mandato, que é de quatro anos. 

Promessas como estas podem significar duas coisas: o candidato não tem conhecimento do cargo que pretende ocupar ou ele está agindo de má fé, fazendo promessas simplesmente porque ele sabe que dão mais votos. 

Ambos os casos são sinais de que o candidato não é o mais indicado para assumir uma função tão importante. 

OBSERVE OS GASTOS DE CAMPANHA 

Com o fim das doações empresariais para as campanhas, houve uma drástica redução no financiamento das corridas eleitorais. Agora as campanhas dependem somente do Fundo Partidário e das doações de pessoas físicas, desde que dentro de um limite de gastos. 

Sinais de que uma campanha está sendo muito cara pode indicar uso de dinheiro indevido, como nos casos de Caixa 2

DIAGNÓSTICO DA CIDADE 

Uma outra forma de avaliar o seu candidato é saber se ele tem um bom conhecimento acerca das necessidades do seu município, uma vez que as promessas devem ser baseadas naquilo que a cidade e os moradores precisam. 

Observe quais problemas ele considera prioritários. 

Se o seu candidato faz um diagnostico errado das necessidades da cidade, significa que ele não está bem preparado para assumir o cargo. É preciso haver compatibilidade entre as necessidades da cidade e aquilo que o candidato propõe.

Fonte: Politize! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!