Pular para o conteúdo principal

Como escolher seu candidato nas eleições - Parte 3

 

PARTIDO DO CANDIDATO 

É necessário conhecer também o passado do partido ao qual ele é filiado. Se o seu candidato for eleito, ele terá que governar seguindo os ideais do partido do qual ele faz parte. 

Analise qual é conjunto de ideias que o partido defende, que programa ele tem para a sua cidade e para todos os cidadãos. 

Utilize os mesmos critérios quando for analisar os outros partidos da coligação, caso a sigla do seu candidato esteja em alguma. Isso porque em nosso sistema eleitoral, partidos coligados funcionam como um único partido. 

Nas eleições proporcionais (vereadores), as coligações influenciam no cálculo do quociente eleitoral. Isto é uma transferência de votos entre candidatos de uma mesma coligação. 

Funciona da seguinte forma: o partido que faz parte de uma coligação não conta somente com os votos destinados ao seu partido, mas também com os votos destinados aos partidos coligados. 

Como os mais votados dessa coligação é que serão eleitos, seu voto pode ajudar a eleger candidatos dos outros partidos políticos. 

A composição das coligações é um bom indicio de quais legendas o partido do seu candidato tem mais afinidade e com quais partidos ele, provavelmente, fará alianças caso seja eleito. 

Comentários