Seguidores

terça-feira, 1 de junho de 2010

As verbas liberadas não são favores! É um direito do povo!

Os políticos deveriam ter vergonha de subir bairro acima, somente em épocas de eleições, para inaugurar asfaltos, sendo que estes, geralmente são feitos com má qualidade.

Como no exemplo daqui, do Bairro das Flores, onde o asfalto, recém-colocado, já está com remendos em vários lugares, vazamento de águas, todo torto, por falta de qualidade, falta de fiscalização e avaliação das obras públicas, pelo próprio serviço público.

As empresas licitadas nem sempre cumprem todas as especificações e nem sempre o serviço público tem ótimos técnicos, que entendam, sobre cada área, para criar critérios. Por isto os serviços ficam como serviço de porco, ao apresentarem excesso de economia. Neste exemplo do asfalto do Bairro das Flores: no pixe assentado, pois entende-se que o lucro, está na economia, na sobra. Só que tem tipo de economia, que é a base da porcaria, pois daí algum tempo tem que voltar lá de novo, para remendar .

A população, que tem direito a estes serviços, ainda precisa ficar implorando para ser atendida. Pelo menos aqui, no Bairro das Flores, foi assim. A presidente da Associação de Moradores do Bairro, a vizinha Sandra, teve que ficar direto, o tempo todo, implorando para ter reunião, para atender a esta demanda, que é uma demanda antiga, deste bairro, como acredito que seja, de outros.

As pessoas precisam saber que ao votar, em um Deputado Estadual ou Federal, este é seu representante direto, que tem como dever, de representante oficial, votar os orçamentos, propor projetos de lei, atender demandas coletivas prioritárias prevendo-as nos orçamentos, votar e acompanhar todos os tipos de leis, bem como, inclusive acompanhar o cumprimento das leis da constituição, em beneficio do povo.

As verbas liberadas não são favores! É direito do povo. Não são para ser trocadas, por propagandas diversas, pois até mesmo um simples agradecimento, gera direta ou indiretamente propaganda na rádio, nos jornais, nas faixas, nas revistas, na internet, etc.

A entrega de serviços de qualidade gera propaganda positiva e a de má qualidade gera propaganda boca a boca negativa, é o que está naturalmente acontecendo aqui. Estão vindo pessoas de longe, para ver o asfalto e circular no bairro. No silêncio, ficamos observando e com muita vergonha. Vergonha de ver que o Brasil está evoluindo, tanto e tanto e que, aqui, tudo é devagar, devagarinho e com má qualidade, acredito que por falta de exigência e de critérios de qualidade.

Os deputados voadores, de todos os lugares do Brasil, ficam nesta época, loucos para atender a todas as cidades com as quais eles assim se comprometem e trocam serviços. Entrega de serviços, por possíveis quantidades de votos e de influências nos futuros votos.

Por que não visitar o povo sempre e ver as demandas e atendê-las, continuamente?

Por que não, pelo menos, ouvir, criar critérios para atender as diversas demandas de uma cidade, de um estado, de um país, em estado crescente de desenvolvimento ?

Por que não estimular a participação popular sempre? Por que somente, com excesso, em algumas épocas?

Graças à globalização, ainda bem, com a internet, o povo pode ficar de olho. Olhar e assistir direto, cobrar, denunciar, sugerir, criticar, observar as reuniões anteriores e ver quem estava presente, votando em benefício do povo e do país.

Nem sempre, os deputados votam com coerência e agem com coerência. Ainda tem muito nepotismo direto e indireto, às vezes até despistado, disfarçado, na intenção de ajudar o povo. Mas, agora, o povo pode observar de perto os conchavos e cobrar mudanças, de forma mais direta e objetiva.

Nós precisamos de mais instituições públicas exemplares, como disse o presidente LULA (em resumo de palavras, para entendimento): “hoje estamos em outro tempo, muito mais veloz, precisamos de parcerias, de transparências, de muito diálogo nas relações, de pensar com seriedade, entregar produtos e serviços de qualidade para a população...”

Que esta seja uma crítica para a melhoria da qualidade dos asfaltamentos em outros locais.

Se observarmos as obras antigas do Prefeito Juca e de alguns Deputados (como o antigo Sacadura), vê-se direto o diferencial da qualidade.

O rigor da busca de qualidade é um critério de exigência importante, independente de partido político do qual o político é o representante e nem também da ideologia. Há que se pensar que tudo torna-se reflexo. Os critérios vêm da pessoa e devem ser mais da pessoa que contrata os serviços, da chefia, do gerente, do gestor, do líder.

Por isto é preciso estar com motivação, em ação, com respeito e carinho pela população, pois com ou sem dinheiro, pode-se fazer bem feito. É lógico que, com dinheiro, reservas e dotação orçamentária, pode-se fazer muito mais. O importante é fazer com qualidade, pois a qualidade é daquele que cobra e confere os produtos e os serviços, principalmente, os públicos, que deveriam reunir as pessoas frequentemente para delegar e criar critérios. Se não há critérios, a oferta do produto e do serviço aparece e vem de qualquer jeito. O critério é muito importante, pois este passa, de forma direta ou indireta, para as ações públicas como transferência, que interfere, diretamente, nos resultados.

Lembrando aqui, nas memórias da nossa cidade, independentemente de partido político e olhando o tipo critério escolhido, as obras que eram entregues pelo Prefeito Juca do Marcelino, que sempre foram obras de qualidade: do calçamentos aos prédios. Também as que eram trazidas pelo antigo Sacadura, que nem falar sabia direito, eram de qualidade.

Ao fazer uma obra, que a faça de uma vez. Se gasta somente uma vez e faça-se bem feito!

Vejam a Restauração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: demorou 100 anos para precisar de restauração e observem a qualidade do gasto atual, a qualidade dos produtos e dos serviços entregues. Teve um custo, relativamente alto, mas vejam o benefício e o retorno que provavelmente virá, no presente e no futuro, em relação ao estímulo, à motivação, ao aumento de qualidade na cultura do Rio de Janeiro, prevendo os eventos a partir de agora, resgatando as preciosidades das as óperas, das apresentações de teatro e shows, dos eventos que serão planejados para 2014 e 2016, que estão para vir. E muitos, muitos outros que virão.

Em tudo na vida, pensar com miséria e excesso de economia, gera miséria. Pensar com visão de desenvolvimento, progresso, fartura, prosperidade para si e para todos, ao mesmo tempo, gera expansão, mesmo se for preciso quebrar altas e duras resistências.

É importante pensar na distribuição para todos os que conseguirem perceber o estímulo. A sacudida, para sair da inércia, pois não são todos os que o percebem. Pensar em distribuição e transformação gera metas e, instintivamente, planejamento, mesmo com dificuldades de compreensão das diferentes formas de expansão da matéria, visando estimular outros olhares.

Tudo isto gera, naturalmente, visão de curto, médio e longo prazo. Gera possibilidade de transferência, de amplitude de ondas energéticas que estimulam o ensinamento, o criar seguidores espontâneos, que observam também a qualidade na forma espontânea. Isto gera a sintonia, onde as pessoas pensam sentem, agem e observam, ao mesmo tempo, que acontecem várias coisas e pensamentos em lugares diferentes, como uma intercomunicação de ligação direta.

Toda esta análise da qualidade, é como se observássemos a dureza do sólido, a fluidez do líquido e a expansão do gasoso. Se cada molécula for de qualidade, na composição, as transformações não ficam só na rigidez do sólido, na fluidez do líquido e na expansão do gasoso, pois gera o equilíbrio nas necessidades de transformações.

No humano também é assim. Existem pessoas altamente rígidas como um sólido, duras para entender, compreender e agir diferente. São empacadas nas suas próprias ideias. Outras são mais fluidas, percebem mais, agem mais, decidem mais. Tomam forma como um líquido, se esparramam e vão tomando uma direção. Outras são como a expansão dos gases, em relação às leis de transformações da matéria e às leis universais, justamente na captação, do que tem que fazer, sem precisar ordenar. Parecem sem organização, mas são organizadas. Estas percebem as energias diversas por sensibilidade. São os verdadeiros artistas, com talentos diversos, pois, por onde passam, provocam transformações.

O importante é que estas sejam de qualidade, para produzir a mudança na essência, na cópia dos valores, das preciosidades dos valores humanos. No decorrer da vida, encontramos muitas pessoas de altos valores humanos. São estas que, com certeza, nos estimulam a fazer tudo com qualidade, pois vem de dentro, com detalhes de olhar e olhar, observar e observar, modificar e modificar, para fazer melhor. Então aparece o prazer e a vontade de fazer direito, de fazer bem feito tudo que se pega para fazer.

O que mais precisamos na atualidade é de pessoas que sejam estimuladas a fazer obras primas, obras inéditas, diferentes, de qualidade em todas as áreas, integrando-as com o som, a voz e o comando que vem de dentro. Não com o comando externo, pois é este comando interno o verdadeiro interligare, que é, ao mesmo tempo, livre e responsável de natureza, com as pequiníssimas, pequenas, médias e/ou grandes tranformações, porque, no futuro as interligações serão feitas por inteligência e/ou sensibilidade coletiva, tanto na ínfima parte como no global.
Sugestão:
Capacitar pessoas para ouvir o som interno, a voz e o comando que vem de dentro, para conectar com o externo e procurar fazer tudo muito bem feito e com qualidade.
Observar e estudar outro tipo de material, ecologicamente, mais correto do que o asfalto.
Uma coisa é certa: quem é interligado, não consegue ficar desligado, por mais que aparente ser desligado.

Como no velho ditado: quem gosta de qualidade, acha defeito em tudo e não suporta ter que repetir, consertar, emendar, quebrar para fazer de novo. Prefere algo novo.

Marilda Cristina da Silva Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!