Seguidores

sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente

Ainda existe vida no Ribeirão das Posses!
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Apesar de sofrido e maltratado, existe vida no Ribeirão das Posses e ainda podemos observar a beleza desta ave. Esperamos que mais aves possam pousar no nosso rio e que esta imagem não seja apenas uma lembrança guardada na memória da população sandumonense. Estamos pagando, caro, o tratamento do esgoto da cidade, para que muitas aves aqui cheguem e nos maravilhem com este simples ato, que é um colírio para os olhos.
Aylce
Teste
Clique nas imagens para ampliar
Ecologia: Eco em grego quer dizer casa e logia, estudo.

O Planeta Terra é a casa das pessoas, dos animais, dos insetos, das bactérias e de todos os seres vivos que conhecemos e também dos que ainda não conhecemos. Juntos formamos uma grande família e cada um é importante para a harmonia do meio ambiente. Há muitos anos atrás os conselheiros de um poderoso governante chinês chegaram à conclusão que os pardais comiam grande parte das plantações de trigo. Ele então ordenou que a população caçasse todos os pardais que encontrasse. No ano seguinte milhares de chineses morreram de fome, pois as plantações de trigo foram dizimadas pelas lagartas, que antes eram comidas pelos pardais. A Natureza é sábia e paciente, mas reage ao ser atacada. É preciso ter muito respeito com as florestas, com os rios e com o ar que respiramos. Qualquer desequilíbrio a Terra sente e nos cobra maior atenção. Se cada um de nós plantar a consciência ecológica entre seus amigos e vizinhos, em breve, o mundo será novamente um paraíso verde. O mundo está preocupado com os fenômenos decorrentes do aquecimento global. Porém, pensar sobre o assunto é apenas o primeiro passo e, a partir dai, cada um pode tomar consciência de seus atos e contribuir para que o processo seja controlado o quanto antes. Assim, mais chances o Planeta Terra terá para se recuperar.
 
Os 10 mandamentos da Ecologia 

 
1- Jogue o lixo somente na lixeira: O lixo jogado no chão pode contaminar o solo e entupir os bueiros, causando alagamento. Ele também pode parar nos rios, deixando-os sujos e causando danos aos peixes e à população da cidade. Nunca jogue papel de bala, embalagem de sorvete ou qualquer outro tipo de lixo no chão. Coloque na lixeira mais próxima.

2- Ajude a reciclar o lixo: Quando o lixo não é reciclado, ele vai parar nos lixões a céu aberto, onde contamina o solo e os rios subterrâneos. A reciclagem também representa economia de recursos naturais, pois há o reaproveitamento do lixo como matéria-prima. Antes de jogar o lixo doméstico fora, separe o lixo reciclável,. Isto facilita o trabalho do reciclador, evita o depósito em lixões e melhora a saúde do planeta.  

3- Economize água: A água é um bem precioso! Existem milhões de pessoas que não têm acesso à ela, como alguns habitantes do sertão nordestino. Apenas 1% de toda a água do mundo serve para beber e boa parte dela está poluída ou se esgotando. Se nada for feito, as futuras gerações não terão água limpa para beber. Tome banhos rápidos, feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes e use baldes (ao invés de mangueiras) para lavar o carro e a calçada.
 
4- Preocupe-se com a limpeza dos rios, lagos e mares: Nossa vida depende da água. O lixo jogado nos rios cria graves danos ao meio ambiente. Até o xampu e o detergente que saem de nossas casas podem poluir as águas. O melhor é escolher produtos de limpeza biodegradáveis e usá-los na mínima quantidade possível.  

5- Cuide das plantas: As plantas produzem oxigênio e servem de alimento tanto para os humanos quanto para os animais. São essenciais para o funcionamento da natureza. Sem plantas, não temos ar e nem comida. Não arranque plantas desnecessariamente. Cuide bem das plantas do jardim e dos vasos e regue-as quando for preciso (depende de cada planta).

6- Plante árvores: As árvores fazem a fotossíntese, que é o processo pelo qual elas produzem o oxigênio que nós respiramos. Se o homem cortar as árvores, não teremos mais ar para respirarmos. Além disso, elas regulam o clima, deixando a temperatura mais amena e agradável. Sempre que você puder, plante uma árvore no seu quintal. Depois de plantá-la, cuide dela, regando o broto até ele crescer.  

7- Proteja os animais: Os animais também sentem! É uma crueldade maltratar estas criaturas. Todo ano, a caça e a destruição das florestas extinguem várias espécies, diminuindo a biodiversidade e enfraquecendo os ecossistemas. Cuide bem dos animais, sejam eles domésticos ou silvestres. Nunca cace ou mate animais.
 
8- Mantenha o ar limpo: Nós precisamos respirar ar puro para manter os pulmões saudáveis. A fumaça dos carros e das fábricas suja o ar com substâncias nocivas à saúde e à natureza, como o dióxido de carbono, por exemplo. Para curtas distâncias, vá a pé ou de bicicleta, que, além de não poluir, faz bem para a saúde. Evite usar produtos que contenham CFC, pois este causa o buraco na camada de ozônio, nossa proteção da radiação solar. O barulho também é uma forma de poluição do ar. Respeite seus vizinhos e evite fazer barulhos desnecessários.

9- Escolha sempre os produtos naturais: muitos dos produtos que nós consumimos são feitos usando materiais nocivos ao meio ambiente, como, por exemplo, as sacolas de plástico, que duram milênios até serem absorvidas pela natureza.. Vários dos vegetais e frutas que comemos contém agrotóxicos, que são produtos químicos nocivos ao meio ambiente e à nossa saúde, podendo até causar câncer. Prefira sempre produtos naturais, que são feitos com materiais não poluentes. Consuma, preferencialmente, produtos orgânicos, pois estes não contém agrotóxicos, sendo mais nutritivos, saudáveis e saborosos.

10- Conscientize as pessoas: A maioria das pessoas que causam danos ao meio ambiente não fazem isto por maldade, e sim por ignorância! O corte de árvores e as queimadas transformam a vida em deserto. Se as pessoas souberem da importância de cuidar do planeta, o mundo será um lugar mais limpo, saudável e natural.  


Divulgue isto para outras pessoas. Assim elas também poderão contribuir para uma Terra mais viva.

Extração de árvores para uso de madeireiras, na Floresta Amazônia Ana Araujo/Exame
 
De acordo com professor da Universidade de Brasília, uma média de 500 quilômetros quadrados são destruídos por dia na Amazônia.
Pedro Peduzzi, AGÊNCIA BRASIL

Brasília - O total de área a ser alagada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte corresponde a menos do que é desmatado em um dia na Amazônia, afirmou hoje (27) o professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), Ivan de Toledo Camargo, durante debate sobre energias renováveis, no 27º Fórum Brasil-Europa, promovido pela UnB em parceria com instituições internacionais.
"Belo Monte equivale a menos do que é desmatado diariamente na Amazônia. Nos últimos anos, em média, todo dia são pelo menos 500 quilômetros quadrados a menos de florestas. É uma dimensão muito próxima ao que está previsto em termos de área a ser alagada por essa hidrelétrica, que garantirá boa parte da energia a ser consumida no país", disse o professor. Camargo integrou a Câmara de Gestão da Crise durante o racionamento de energia em 2001.
O engenheiro elétrico disse estar mais preocupado com os estragos que serão provocadas pelas pessoas que serão atraídas para a região por causa da usina.
Outro assunto abordado por ele foi o uso de energia solar proveniente de painéis pelo Brasil. "É um equívoco encher o país de painéis de energia solar. Esse tipo de energia só é indicado para as comunidades isoladas do país. Apenas discursos vazios e sem dados defendem isso", argumentou.
"Nem a energia solar nem a eólica são a solução para o Brasil. Primeiro por serem sazonais, ficando interrompidas em períodos do ano. Precisamos investir pesado nas eólicas, mas tendo em mente a necessidade de sistemas complementares, provavelmente à base de hidrelétricas e de biomassa", argumentou.
Ele sugere que se aproveite o bagaço de cana-de-açúcar nesses sistemas complementares. "Na Europa, a energia eólica é complementada por usinas térmicas. Temos, no Brasil, condições de usar o bagaço da cana, que atualmente tem apenas 10% de aproveitamento", acrescentou.
"O Brasil possui 9 milhões de hectares dedicados a plantações de cana-de-açúcar. Em 2020 serão 12 milhões. Ou seja: teremos ainda muita energia que poderá ser gerada a partir da biomassa", avalia o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!