Seguidores

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

"Estamos em um mato sem cachorro"


O Projeto 029/2009, que trata das diretrizes para elaboração da lei orçamentária do exercício financeiro de 2010 e contém outras providências, foi uma cópia atualizada das leis orçamentárias dos anos de 2005, 2006, 2007 e 2008, acrescentando-se um ou outro projeto por conta de recursos externos. E, por ser uma cópia, não foi aceito pela Câmara Municipal.


O andamento do projeto na Câmara (Fonte: atas publicadas site)
  • 22/04: na pauta do dia e é encaminhado para as comissões permanentes.
  • 27/04: na pauta do dia e o Vereador Afonso argumenta que há impedimento regimental desta inclusão.
  • 04/05: na pauta, Vereador Afonso solicita a observância dos prazos regimentais de sua tramitação.
  • 11/05: na pauta do dia, em primeira discussão. O projeto é esquecido e não ocorre a sua votação em primeira discussão (isto se a ata da reunião, divulgada no site, que por sinal é muito mal feita, estiver completa). No momento de tribuna livre, a Vereadora Cabral tece comentários sobre o Projeto de Lei Orçamentária, que é idêntico ao de anos anteriores, constituindo descaso com a população, pois contém como projetos a executar, coisas já implantadas no Município. No seu entender, o projeto é xerox dos anos anteriores, tendo sido apenas trocado o cabeçalho. Diante disto, solicita ao Presidente que o devolva ao Executivo para as devidas adequações. O Vereador Labenert solicita a compreensão dos pares no sentido dos próprios edis fazerem as adequações necessárias, por meio de emendas; Cláudio de Almeida manifesta apoio à proposta da Vereadora Sandra. Afonso Ferreira adere ao parecer da Vereadora Sandra e diz haver vedação constitucional expressa dos Vereadores acatarem a proposta, embora bem intencionada, do Vereador Labenert.
  • 18/05: na pauta do dia, novamente em primeira discussão e é feito um pedido de vista Vereador Afonso Sérgio Costa Ferreira.
  • 25/05: o projeto de lei é sancionado pelo Executivo, sem ter sido aprovado pela Câmara.

Conclusões
  1. Um projeto em vista não pode ser votado, pois este artifício é usado para adiar a sua votação e para que o mesmo seja analisado.
  2. A Câmara envia um ofício ao Executivo, informando a sua “devolução” aprovada por 5 votos contra 4 (não achamos que isto tenha sido correto, pois um projeto somente pode ser aprovado ou rejeitado e nunca devolvido. Cabe aos vereadores, se não concordarem com o mesmo, fazerem as adequações necessárias para a sua aprovação).
  3. Um projeto, quando aprovado, é encaminhado ao Executivo por protocolo e deve estar autografado pelo Presidente da Câmara.

Dúvidas
  1. O Prefeito sancionou o projeto, sem estar autografado pelo Presidente da Câmara?
  2. O Presidente da Câmara autografou o projeto, sem estar aprovado pelos vereadores?
  3. A Câmara solicita ao Executivo a anulação da sanção. Isto pode acontecer?
  4. A Câmara perdeu os prazos para análise deste projeto?
  5. O setor jurídico da Câmara exerceu o seu trabalho com competência?
  6. O setor jurídico da Prefeitura exerceu o seu trabalho com competência?

Esclarecimentos


Para tentar esclarecer estas dúvidas, enviamos ao Secretário de Administração, Sr. Ricardo Boza, o seguinte e-mail, datado de 04/08 e até hoje estamos esperando a resposta:
“Gostaria, se possível, de informações sobre a sanção do projeto de lei nº 29/2009 (Diretrizes para elaboração da lei orçamentária do exercício financeiro de 2010 e contém outras providências). No dia 22/04, o projeto foi encaminhado para as comissões; em 11/05, em primeira discussão, foi solicitado que se fizessem adequações e em 18/05, houve um pedido de vistas. Portanto, este projeto não foi aprovado.
Pergunto:
  1. O projeto foi encaminhado ao Prefeito, por protocolo, depois de aprovado? Se a resposta for afirmativa, por favor, me informe o número do protocolo.
  2. Quando da sanção do prefeito, o projeto de lei estava autografado pelo presidente da câmara? Se as respostas forem negativas, o projeto não foi aprovado, portanto, não poderia ser sancionado.
  3. A Câmara perdeu algum prazo para discutir o projeto? Solicito que estas informações me sejam repassadas, se possível com embasamento legal, para que possamos divulgar informações corretas e criticar a quem for merecedor da crítica. Esperando sempre contar com os seus esclarecimentos, desde já agradeço a sua atenção.”
  • Solicitamos da Câmara Municipal, para análise, a cópia do ofício que “devolve” o projeto ao Executivo e não estamos conseguindo obtê-la. Não sabemos por qual motivo, pois tudo o que é solicitado é conseguido.

Opinião

Acreditamos que, depois de todas estas “confusões” que estão acontecendo em nossa cidade, “estamos no mato sem cachorro”, que significa: estamos em sérias dificuldades e não temos muita chance de escapulir da “fria” em que nos metemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!