Seguidores

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O trem, que após ter sido recuperado e se encontrava em movimento e em plena velocidade foi parado. Será que outro maquinista terá de assumir o seu controle?

Já se passaram 190 dias do início do novo mandato e tudo continua como antes ou mesmo piorando em relação à administração da cidade. Não que os famosos 100 dias fossem necessários, pois com a recondução do prefeito era de se esperar que o mesmo e sua equipe já tivessem conhecimento dos problemas que afetam a cidade e quais seriam as possíveis soluções para os mesmos. No programa de governo, apresentado durante a campanha eleitoral, um trecho da carta à população sandumonense diz o seguinte: “Com uma boa equipe, séria, honesta e competente precisamos continuar trabalhando para que Santos Dumont não pare. Portanto, a decisão está em suas mãos. Vale a pena trocar o condutor de um trem que após ter sido recuperado já se encontra em movimento e em plena velocidade e pará-Io para que outro maquinista assuma o controle? Vale a pena trocar um governo que já provou sua honestidade e trabalho por outro que não sabemos como será?” E a maioria da população sandumonense acreditou...

Agora, passados mais de seis meses do novo mandato, a cidade caiu em um marasmo difícil de modificar. A equipe não é boa e muito menos competente, pois os ocupantes dos cargos públicos são apadrinhados políticos e “companheiros”, escolhidos não pela competência e sim porque são companheiros de partidos políticos da base aliada ou porque não lograram êxito no último pleito eleitoral.

Demonstrações da incompetência já tivemos muitas: tentativas de cancelamentos de contratos; decretos que foram revogados; tentativa de nos fazer engolir goela abaixo um prefeito que não foi eleito; ações judiciais na área de saúde, unidades de saúde interditadas; projetos enviados erroneamente à Câmara; não realização de audiências públicas para prestações de contas à sociedade; não apresentação de prestações de contas ao Conselho Municipal de Saúde; não executar os orçamentos aprovados na sua íntegra; não executar os convênios oriundos dos governos federal e estadual; incompetência para elaborar projetos para execução de obras; ruas esburacadas; praças abandonadas; liberações de subvenções sem exigência de conta bancária para depósito; greve de funcionários que postularam na justiça ( e ganharam) o pagamento de seus salários pois a administração não têm conhecimento de direito público; ações na justiça aos montes, gastando o dinheiro público que poderia ser utilizado em favor do cidadão.

Para ilustrar e mostrar que a indignação não atinge somente a nós segue um texto publicado no Jornal Mensagem, escrito pelo colunista Sabino Lima Soares:

Que Marasmo!!! Acorda!!!

Depois de alguns dias ausente por motivo de saúde, estou retomando com a minha modesta coluna, sempre com o propósito pri­meiro de levar às nossas autorida­des municipais os reclamos da nos­sa população, especialmente daque­les eleitores que deram ao nosso Prefeito Evandro um segundo man­dato, confiantes de que, desta vez, veria concretizado os sonhos de ter um administrador municipal sempre presente e atuante.

Não foi apenas o seu PT, que constitui uma minoria em nosso município, em que é minoria da população, que o elegeu, mas ... todos aqueles que amam este que­rido torrão e que vem, há muito tempo, esperando a realização desses sonhos.

Assim, peço ao Prefeito Evandro que receba esta crítica como uma colaboração de quem deseja apenas ajudá-lo a ter for­ças espirituais necessárias para mudar a sua maneira de ser e comportar como Prefeito desta comunidade.

Há poucos dias foi noticiado que nosso Prefeito, acompanhado de assessores, tinha viajado para a Ca­pital Federal em busca de novos re­cursos para obras que pretende rea­lizar. Ficamos então a meditar: por que os projetos anteriores, com re­cursos já alocados, tais como o da "Rota 14 Bis" e outros em andamen­to "a passos de tartaruga", não fo­ram iniciados ou concluídos até hoje?

Há cerca de quatro meses, pas­sando pela obra destinada a uma cre­che, no Bairro Santo Antônio, com recursos do Governo Federal, parei para olhar o que ali estava sendo realizado e, em conversa com um pe­dreiro, fui informado de que, no pra­zo máximo de 60 dias, estaria con­cluída aquela obra. Recentemente passei pelo mesmo local e fiquei sur­preso: estava tudo abandonado e não fora acrescentado nada à situação que vira da primeira vez. Por que houve a paralisação?

As principais praças e trevos nor­te e sul, de acesso à nossa cidade, estão abandonadas, apesar das promessas nas campanhas dos pri­meiro e segundo mandatos. Di­zem que existem impedimentos para a liberação de alguns recur­sos, por falta de projetos que se­jam aprovados pela Caixa Fede­ral. Será? Por que o departamen­to que cuida da elaboração des­ses projetos não trabalha celere­mente para este fim?

O Prefeito Evandro precisa com urgência assumir o comando de tudo, estar presente na Prefei­tura a cada dia da semana, dando um "puxão de orelhas" em seus assessores e exigir de cada Se­cretaria mais eficiência. Cada se­cretário deve tomar consciência de que recebeu um cargo remu­nerado e um voto de confiança da­quele que os nomeou! Quem não se enquadrar que seja demitido e em seu lugar seja colocado al­guém competente e que queira trabalhar!

Sabino Lima Soares - sabinolimasoares@yahoo.com.br”

As principais responsabilidades das Secretarias são:

Serviços Públicos: praças e jardins, cemitério municipal, limpeza pública, “aterro sanitário”, coleta seletiva de lixo, limpeza de rios e córregos, matadouro municipal, torre repetidora de TV, sinalização de trânsito, terminal rodoviário, abrigos para usuários do transporte urbano.

Obras: Manutenção de Prédios Públicos, Pavimentação de Ruas e Avenidas, Revitalização de Vias Urbanas, Obras de Contenção de Encostas, Implantação de Rede de Distribuição de Água Potável, Construção e Ampliação de Rede de Esgoto, Obras de Escoamento de Águas Pluviais, Canalização de Córregos, Construção de Poços Artesianos, Abertura, manutenção e Ampliação de Estradas Vicinais.

Agricultura e Desenvolvimento Econômico: atividades assistenciais ao produtor rural, apoio às ações para o desenvolvimento das cooperativas e associações, ações para o desenvolvimento da indústria e comércio, economia popular solidaria.

Saúde: ações básicas de saúde, combate a doenças sexualmente transmissíveis, consultas e exames especializados, saúde bucal, saúde da família, assistência farmacêutica básica, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Saúde mental, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, Saúde em Casa, Saúde do Trabalhador.

Educação, Cultura, Esporte e Lazer: atividades relativas aos corpos docentes e dicentes merenda escolar, transporte escolar, transporte de estudantes para Juiz de Fora e Barbacena, cursinho popular, manutenção de Creches, da Pré-Escola, do Ensino Fundamental, Curso de Suplência para Jovens e Adultos, da Educação Compensatória, do Conservatório Musical, do Patrimônio Histórico, do Museu de Cabangu, de Atividades Culturais, Eventos e Festas Populares, de Atividades Voltadas a Juventude, de Quadras Poliesportiva, do Centro Municipal de Educação Profissional.

Assistência Social: Defesa Civil, Casa de Passagem para Atendimento a Andarilhos, Cozinhas Comunitárias, Projeto Inclusão Produtiva, Construção e Recuperação de Moradias em Risco para Pessoas Carentes, Recuperação de Moradias em Risco à Famílias Carentes, Atividades de Assistência ao Idoso, Programa PETI, Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS, Programa Bolsa Família, programa Sentinela, manutenção do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, do Núcleo de Assistência ao Adolescente.

Finanças: execução da política financeira e fiscal do Município, bem como das atividades relativas a lançamento de tributos e arrecadação das rendas municipais, à fiscalização dos contribuintes, recebimentos, pagamentos, guarda e movimentação de valores e contabilidade e controle da execução orçamentária.

Administração: atividades ligadas à administração geral da Prefeitura especialmente no que concerne a administração interna, patrimônio, pessoal e recursos humanos (Recepções, Hospedagens e Festividades, Divulgação de Atos Oficiais e de Utilidade Pública, Implantação do Plano Diretor, Encargos Patronais, Proventos com Inativos e Pensionistas, Planejamento Urbano, Contribuições ao PASEP).

Procuradoria Jurídica: consultoria dos assuntos jurídicos da Prefeitura, cabendo-lhe pronunciar-se sobre toda e qualquer matéria legal que lhe for submetida pelo Prefeito e demais órgãos da Administração Municipal.

Gabinete do Prefeito: assistência ao Prefeito Municipal com atendimento de partes, ligação com os demais órgãos ou serviços da administração municipal, com entidades públicas ou privadas e com autoridades em geral.

O trem, que após ter sido recuperado e se encontrava em movimento e em plena velocidade foi parado. Será que outro maquinista terá de assumir o seu controle?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!