Seguidores

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Confraternização e Abertura dos 50 anos da Escola Vocacional

Dando início às comemorações dos 50 anos de existência da E.E. “Governador Bias Fortes”, carinhosamente conhecida como ESCOLA VOCACIONAL, realizou-se um encontro dos professores e funcionários, dia 29/08/2009, no seu Salão de Festas. Este evento teve a presença de professores e funcionários, antigos e atuais, que relembraram os bons tempos em que lá exerceram assuas funções.

No início da cerimônia, o professor Miguel Barata acolheu os presentes, lendo o histórico da escola e proferiu algumas palavras. A seguir, foi feita uma apresentação com a lembrança de todos que passaram pela escola e a realização de um almoço. No encerramento, uma homenagem aos primeiros - os alicerces, presentes e falecidos e o agradecimento, lembrando que o próximo encontro será no ano de 2010.

Histórico da Escola:
Decreto Lei Estadual nº 2.153, de 12 de julho de 1947 - Art. 1°: Criou 10 (dez) Escolas Vocacionais para a Indústria, e, em 26 outubro de 1955, uma dessas escolas foi implantada no Município de Santos Dumont, pelo Decreto nº 4.755, sendo subordinada à Secretaria da Agricultura, Indústria, Comércio e Trabalho.
Em 09 de agosto de 1961, pela Lei nº 2.429, a escola passou a ser denominada Escola Vocacional Industrial Governador José Francisco Bias Fortes.
Sendo iniciado em 1960, o Curso Anexo de Admissão, com quatro turmas, para matrícula do ano de 1961, marcando, oficialmente, o início dos trabalhos deste importante estabelecimento de ensino.
Portanto, a partir deste feito, esta escola está comemorando neste ano de 2009, seus 49 anos de existência e de excelentes trabalhos prestados à nossa cidade e preparando-se para festejar o seu cinquentenário em 2010.
Em 10 de novembro de 1965, pela Lei nº 3.532, foi criado o Ginásio Industrial Estadual em Santos Dumont e, em 19 de setembro de 1967, Pela Lei nº 4.569, as Escolas Vocacionais e de Aprendizagem industrial foram transformadas em Ginásios Industriais, passando esta escola a denominar-se Ginásio Industrial Estadual Bias Fortes.
De acordo com a Resolução 840, da Secretaria de Estado de Educação, publicada no jornal oficial Minas Gerais, de 06 de julho de 1974, a Escola passou a denominar-se Escola Estadual "Governador Rias Fortes".
Em 12 de março de 1987, pelo Decreto nº 26.658, foi implantado o Ensino do 2° Grau, com Habilitação Profissional de Técnicos em Mecânica, sendo autorizado o seu funcionamento pela Portaria nº 1246, publicada no jornal oficial Minas Gerais de 14 de março de 1987, com a implantação do Ensino do 2° Grau.
O Curso de Técnico em Mecânica, lamentavelmente, foi extinto em 17 de dezembro de 1999, com a formatura da última turma, com sérios prejuízos para a juventude de nossa Cidade e região.
A Escola atualmente oferece o Ensino Fundamental do 6° ao 9° anos. Com os seus 49 anos de excelentes serviços prestados em nossa Cidade, a Escola Estadual "Governador Bias Fortes ". conta em 2009 com 1.050 alunos.


Homenagem aos falecidos:
O nosso agradecimento a Deus, pelo nosso encontro, lembrando daqueles que não puderam estar conosco. São eles: Wilson Modesto Ribeiro - Sacadura, Waldemar Rabelo, Pe. Maximiano, Sebastião (Moná), Dr. Dionísio, Manoel Terror, Itamar, Lady Freixo, Ivete, Emília Bittar, Simone Azevedo, Amílcar Mendes, Arlindo, Didi, Geracina, José de Paula (refeitório), José de Paula, Aluízio Pimentel, Glorinha, Lígia, Nair Figueiredo, Ayrthon (Ganso), Ivone Paixão, Edgar (Músico), Edgar (Marcenaria), Targino, Antônio Luzia, Aguinaldo, Pedro Careca, Wanderley, Sebastião do Rancho, Filhinha, José Profeta, Luiz Petronilho (Boné), Eurico Silva, Murilo de Souza, Maristela, Davi, Jorge Couri, Jorge Conrado, José Abílio, Maria de Lourdes, Roldão, Zaldivar, Eurico, Ondina, José Campos, Rivalino e Emília Neto.

Veja: Fotos da apresentação

Veja também: Fotos do Encontro

Um comentário:

  1. Fui da primeira turma da Escola vocacional. Tenho muito boas lembranças da Escola. Fiz o curso anexo, primeiro e segundo ano, daí não pude continuar. Fui para o Estado do Rio de Janeiro, hoje estou em São Paulo mas nunca esqueci de Santos Dumont de meu nascimento.

    ResponderExcluir

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!