Pular para o conteúdo principal

Acompanhando o Orçamento Público - Parte 3 - Secretaria de Administração

As imagens abaixo refletem os dados de janeiro/2009 a agosto/2009.





Fonte: ADPM

Os gastos com Contribuições ao PIS/PASEP e Proventos com Inativos e Pensionistas estão ultrapassando o percentual seguro para o mês de agosto (66,67%).

Em compensação, gastos com Manutenção do Fundo Municipal de Meio Ambiente, Manutenção do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Manutenção de Consórcios Intermunicipais, Implantação do Plano Diretor, Convênio Com a A.O.M.A, Convênio Associação Corpo Bombeiros Voluntários S. Dumont e Bolsa a Estagiários ainda não tiveram um centavo de recurso disponibilizado.

Neste final de semana, a cidade realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental, onde a sociedade civil está buscando soluções para um meio ambiente mais saudável, visando melhorar as condições de vida da população. A A.O.M.A, uma das promotoras do evento, que realiza um belo trabalho não foi contemplada no orçamento. O Fundo e o Conselho Municipais de Meio Ambiente têm dotação orçamentária e ainda não viram a cor do dinheiro.

A implantação do Plano Diretor, que poderia organizar a cidade, sempre tem a dotação, mas nunca é utilizada.

A Associação Corpo Bombeiros Voluntários S. Dumont, contemplada no orçamento, também não recebeu um tostão furado.

As Polícias Civil e Militar com uma destinação de 28,04% e 45,14%, respectivamente, necessitam deste recurso para abastecer as viaturas e nossas autoridades municipais reclamam destes poucos recursos que destinam às mesmas. O dinheiro é público e o povo não quer saber de onde ele vem. Não adianta alegar que esta é uma obrigação do Estado, porque , afinal de contas, o Estado repassa recursos para o Município. E o povo não é municipal, estadual ou federal. O povo é o povo e necessita da maior segurança possível, para a diminuição dos altos índices de violência que estão atingindo a nossa cidade.

Este espaço encontra-se aberto para as explicações, caso haja o interesse em fazê-las ou corrigí-las, se estiverem incorretas.

Esta análise continua na parte 4, que será publicada posteriormente.


Toda e qualquer reclamação, por favor, entre em contato com a responsável por esta matéria, que assina todas as postagens deste blog.

Comentários