Pular para o conteúdo principal

"SAÚDE E AMBIENTE, VAMOS CUIDAR DA GENTE."

Neste próximo final de semana, a cidade realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental, cujo lema é "Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!“ e o tema central, “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”




A ação humana sobre a natureza tem causado impactos cada vez mais graves sobre a saúde humana e os ecossistemas do planeta. Associada a um panorama de desigualdades sociais e econômicas, a degradação ambiental aponta para conseqüências que já vivemos no presente: o esgotamento dos recursos naturais; os processos acelerados de desertificação; a intensificação de eventos climáticos extremos; a crise urbana relacionada à carência de serviços de saneamento básico, habitação, transporte e segurança pública; poluição química de ambientes urbanos e rurais; e a emergência e reemergência de doenças.

Estes problemas são interdependentes, seus impactos vão além das fronteiras locais e seus efeitos são produzidos e sentidos pelas populações. A busca de soluções para este quadro diversificado requer a formulação e gestão de políticas públicas interdisciplinares, integradas, intersetoriais, participativas e territorializadas.

Pela primeira vez, o governo brasileiro realizará uma Conferência Nacional de Saúde Ambiental, iniciativa dos Conselhos Nacionais de Saúde, Cidades e Meio Ambiente, que será realizada em dezembro. Será a consolidação de um processo construído coletivamente e um importante canal de democracia participativa e controle social. O objetivo é definir diretrizes para políticas públicas integradas na área da saúde ambiental.(Fonte: 1ª Conferência de Saúde Ambiental)

Comentários