Seguidores

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Precisamos encontrar uma saída



Está em tramitação na Câmara Municipal, o Projeto de Lei n° 004/2010, de iniciativa do Executivo Municipal e que "MODIFICA PARCIALMENTE A REDAÇÃO DO ANEXO I DA LEI MUNICIPAL Nº 2.275, DE 30 DE MAIO DE 1990, RELATIVAMENTE A CARGA HORÁRIA DO CARGO QUE ESPECIFICA E CONTÉM OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

O Executivo, com boa intenção em resolver os muitos problemas na Saúde, devido à falta de médicos, poderá trazer para si problemas maiores do que aqueles que já tem.

Poderá conseguir novos médicos, mas esta flexibilização na carga horária pode ser um tiro no escuro. Com a mudança limitando o número de consultas em 80 por semana, um médico mal intencionado poderá utilizar 3 minutos para atender ao paciente, cumprindo a sua cota semanal em 4 horas (sabemos que isto acontece aqui na cidade). Em meio dia de atendimento, ele cumprirá a lei e somente voltará na semana seguinte.

Quanto mais dura a consulta, mais tranqüilo fica o paciente. O tempo de consulta influencia na avaliação da qualidade dos serviços de saúde pelos usuários. A pesquisa faz parte da tese de doutorado de Cristiane, defendida na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.
“O local que teve os menores tempos de consulta também recebeu a pior avaliação dos pacientes, ao passo que uma das unidades do serviço público se destacou pelo maior tempo de atendimento”, diz a administradora. “As pessoas sentem que receberam mais atenção do médico quando o tempo da consulta é maior e avaliam positivamente o serviço”.


O tempo médio de uma consulta, recomendado pela Organização Mundial de Saúde, é de 15 minutos por paciente, correspondendo a uma carga horária de 20 horas por semana. Não há nenhuma ilegalidade quando se faz esta proposta de alteração, resta saber como os médicos contratados irão se comportar.

Esperamos que a Câmara, encontre outras soluções e acrescente ao projeto.

Infelizmente, os governos estão ficando reféns de certos médicos que não têm consciência e não honram o juramento que fizeram.

Imagem: Mundo das Tribos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!