Pular para o conteúdo principal

Esclarecimento à população

Secretaria Municipal de Saúde de Santos Dumont
Coordenadoria de Epidemiologia
Mobilização Social e Educação em Saúde
Março/2010


Você conhece esta espécie de caramujo?



Este é o caramujo africano de nome científico Achatina fulica, que foi encontrado recentemente em nosso município, e poderá ser transmissor de doenças.


CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Possui concha marrom ou mosqueada de tons claros. Pode atingir de 15 a 20 cm. Possui alta taxa de reprodução, se multiplicando rapidamente. O caramujo ao se deslocar libera um muco que pode contaminar verduras, hortaliças, água e outros alimentos.


AÇÕES PARA ELIMINAÇÃO DO CARAMUJO

Para fazer a eliminação do caramujo africano é necessário usar luvas ou sacos plásticos efetuando a coleta dos mesmos, evitando contato direto. Depois lavar bem as mãos.

Para eliminá-los, os caramujos devem ser incinerados (queimados) em uma vala, tambor ou fogueira cercada por tijolos ou blocos, longe de mananciais de água. Depois de queimados deve-se esmagar e enterrar acrescentando cal virgem para evitar a contaminação do solo.


MEDIDAS PREVENTIVAS

Com relação aos alimentos recomenda-se lavar bem as hortaliças e verduras com água corrente e deixar de molho em solução de água sanitária a 2% (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água) por 30 minutos.

Não deixar pneus, latas, entulhos, plásticos, tijolos, telhas, madeiras, lixo em geral espalhados no quintal e em terrenos baldios. Isso favorece a proliferação do caramujo africano e também de outras pragas nocivas à saúde como ratos, baratas, escorpiões, aranhas, moscas e mosquitos como o Aedes aegypti (vetor da dengue).


EM CASO DE DÚVIDA:
procurar a Vigilância Sanitária (Controle de Zoonoses)
ou a Vigilância Epidemiológica.
Telefones: 3251-1777 ou 3252-7407

Comentários