Pular para o conteúdo principal

O destino do nosso lixo

Foi assinado, na tarde de ontem (05), o contrato com a Vital Engenharia, empresa responsável pela operação do Aterro Sanitário de Dias Tavares, com a Prefeitura Municipal de Santos Dumont.

A Prefeitura Municipal de Santos Dumont cumprindo a determinação da FEAM, constante do Auto de Fiscalização nº 008475, está encaminhando, a partir de hoje, todo o lixo urbano da cidade para Juiz de Fora.

Segundo informações obtidas, foi uma boa negociação e o dispêndio financeiro antes destinado ao pagamento da Coletec será suficiente para os novos gastos.

Já temos conhecimento dos valores aproximados, mas preferimos aguardar a efetivação deste primeiro pagamento, para divulgarmos informações precisas.


A CTR-JF - Aterro Sanitário de Dias Tavares

A Central de Tratamento de Resíduos de Juiz de Fora, que está situada numa área de aproximadamente 3.509.000 metros quadrados localizada na Fazenda Barbeiro - km 770 da BR-040, na altura de Dias Tavares, a cerca de 20 quilômetros do Centro da cidade, tem sistemas de tratamento e destinação final de lixo utilizando técnicas de engenharia ambiental e sanitária, de forma a possibilitar o cumprimento integral da legislação vigente, eliminando, assim, qualquer possibilidade de prejuízo à saúde da população e de contaminação do solo, dos recursos hídricos e da atmosfera. Entre os objetivos, está incentivar o reaproveitamento de entulho de obras através da reciclagem deste tipo de material; incentivar o reaproveitamento de resíduos de podas, através de compostagem e incentivar o reaproveitamento de materiais recicláveis presentes no lixo urbano, com o objetivo de diminuir a quantidade de resíduos que são enterrados atualmente. No projeto, pretende-se incentivar a captação e utilização do biogás, seja através da implantação de usinas de geração de energia elétrica ou de outros sistemas economicamente viáveis, de forma a impedir a potencialização do efeito estufa, dentre outros. A partir desse programa, a população terá ainda mais incentivos para colaborar com a redução da geração de resíduos, reutilizando-os e selecionando-os para reciclagem, o que possibilitará o aumento da vida útil da CTR-JF. A Vital Engenharia Ambiental está responsável pela construção, conservação, manutenção, modernização, ampliação e exploração dos serviços, abrangendo, ainda, estudos técnicos, obras e aquisição de equipamentos necessários. A vida útil do aterro é de 25 anos, prorrogáveis por igual prazo.

O local, que tem capacidade para receber 500 toneladas de lixo por dia, foi construído com 40 metros de altura e a área destinada aos resíduos inertes, (aqueles que não estão misturados a resíduos orgânicos), apresenta 27 metros de altura. O espaço vai abrigar ainda uma estação de tratamento de chorume, uma balança para controle operacional e um setor de controle ambiental.

Fonte: Demlurb e Acessa.com
Fotos: Acessa.com

Comentários