Seguidores

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

“Quando estiveres entre os lobos uiva como eles”


Política, Movimento, Ativismo, Mulher ou Homem Públicos - Político.

Direitos dos Animais

Há tempo desejo falar um pouco sobre estes temas.

Da “política” considero que estou aprendendo a cada dia ou tempos, pois confesso tinha uma visão equivocada e “partidária”. Pertencia ao “partido” dos que não entendem de nada e geralmente se manifestam assim: não gosto de política; não faço política, não me fale de política, nada tem a ver comigo...

Felizmente fui percebendo a partir de alguns anos que eu fazia política em vários momentos e situações da minha vida inclusive familiar. Que “fazer política” está além de identificar os problemas diários da convivência social, profissional, cidadã, mas também de buscar as soluções de forma compartilhada com outros dispostos a encontrá-las.

Compreendi então, que “fazer política” era estar empoderada de um instrumento bastante importante nas relações, nas atitudes e na busca dos objetivos. Tal instrumento na verdade se instala em nossa vida sem mesmo pedir autorização. Tem vida própria, autonomia e interesse. Se não acreditam analisem quanto de “política” fazemos desde a hora em que acordamos até dormirmos.

Com a ação de “fazer política” e olhando bem para a história especialmente da Grécia Clássica, nascedouro da política, podemos observar o surgimento do chamado “Movimento”.

Somente a título da minha compulsão em falar quero observar que na riqueza do nosso idioma a palavra “movimento” está agraciada com vários significados, desde sua participação na física passando pela filosofia, potência, relatividade e mecânica. Interessante observar que “movimento” também é o que move, e assim move o “associacitismo”: “... aquilo que resulta de uma reunião legal entre duas ou mais pessoas com ou sem personalidade jurídica a fim de realizar um objetivo comum”.

Estou falando de Movimentos Sociais. Exatamente sobre este “Movimento” que me refiro acima. Da construção de uma identidade ou identificação - sociedade civil - representação de vários níveis, e de como os interesses e os valores da cidadania se organizam em cada sociedade para o encaminhamento de suas ações em prol das políticas sociais e públicas, protestos sociais, manifestações simbólicas e “pressões políticas”. Encontramos novamente o “fazer política”, a provocação das articulações, o Ativismo.

Será que para ser ativista é preciso “fazer política” e reconhecer a diversidade dos sujeitos sociais e do respectivo pluralismo das idéias? Da promoção da democracia nos mecanismos de participação no interior das organizações e nos comitês da esfera pública?

Se as respostas foram sim, então, está justificada também a existência do Político, mulher ou homem públicos!

Este é de fato um assunto espinhoso creio eu. De imediato rejeitamos o prolongamento dessa conversa... Não admitimos falar dos “políticos”, e quem se atreve a falar de algum em qualquer roda, encontro ou nas redes sociais estará na mira dos convictos guardiões da inabilidade política. Conheço bem esta posição.

Pe. Antonio Vieira, 1945, disse: “Nem os reis podem ir ao Paraíso sem levar consigo os ladrões, nem os ladrões podem ir ao inferno sem levar consigo os reis”.

Evidentemente que se referia aos homens e mulheres públicos. Sabia que no sistema democrático a escolha pertenceria ao povo. Portanto, a síntese está na liberdade da escolha, na ação de identificar quem melhor poderá representar sua ideologia e receber o crédito do VOTO. Ato que faz a todos nós dividir com o aval dado a mesma responsabilidade, e que para tanto chegar ao Paraíso impune não nos será permitido.

Analisando desta forma não nos parece estar em pé de igualdade? Claro que com algumas ressalvas...

Somos, sim, descontentes sociais, mas não podemos permanecer despolitizados e particularizados. Reconheço não ser um processo simples, mas se desejamos avançar e ganhar cada vez mais espaço público, social e político para ver OS DIREITOS DOS ANIMAIS firmados em nosso país, certamente deveremos corrigir o nosso daltonismo político.

Se conseguirmos discutir aberta e claramente, dentro dos nossos “interesses”, os nomes e a história das mulheres e homens públicos – políticos - a quem vamos dar nosso aval estaremos avançando. Se enfrentarmos as discussões corajosamente e oferecermos nossa melhor contribuição, tanto ao processo democrático quanto ao consenso da nossa Causa diminuiremos radicalmente a possibilidade de não acertar na escolha apesar da raridade da oferta.

Desta forma, após virmos que somos indivíduos sociais, mais ainda pertencentes a um grupo de interesse que se movimenta para tingir alvos, cabe concluir que Política, Movimento, Ativismo e Políticos não estão dissociados, e basta atravessarmos a barreira do denuncismo e da pretensão para enxergarmos a força desta equivalência.

Angela Caruso

Quando estiveres entre os lobos uiva como eles”. George Gudjeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!