Seguidores

sábado, 28 de agosto de 2010

A verdade oculta



Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido.


JESUS CRISTO, Lucas 12:2





Esta história é interessante e inicia-se em 27/11/1967. O então Prefeito José Ferreira Gomes constrói um prédio para abrigar a E.M. Prefeito Jacques Gabriel Pansard, concluída em 23/10/1968. A origem do terreno deve ser a mesma de outros do município: uma pessoa bondosa faz a doação do terreno para que as crianças que moram na localidade possam ser alfabetizadas.



Após mais de trinta anos, a escola é paralisada por escassez de alunos e o prédio fica ocioso.



Em 2004, devido à fiscalização da Vigilância Sanitária na qualidade do leite in natura que é consumido e vendido na cidade, os leiteiros resolvem se unir e é criada a ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES E DISTRIBUIDORES DE LEITE E DERIVADOS DE SANTOS DUMONT-MG, no mês de fevereiro.



Em 03 de março de 2004, a Câmara Municipal aprova e o Prefeito promulga a Lei nº 3.567, que doa a área onde funcionava a E. M. Jacques Gabriel Pansardi para a ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES E DISTRIBUIDORES DE LEITE E DERIVADOS DE SANTOS DUMONT-MG.



Em 07 de abril de 2004, a Câmara Municipal aprova e o Prefeito promulga a Lei nº 3.573, que RECONHECE ENTIDADE COMO DE UTILIDADE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTOS DUMONT A ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES E DISTRIBUIDORES DE LEITE E DERIVADOS DO MUNICÍPIO DE SANTOS DUMONT.



Em 12 de abril de 2004, a Câmara Municipal aprova e o Prefeito promulga a Lei nº 3.574, que autoriza o Executivo Municipal a assinar convênio com mútua cooperação das partes, apresenta o Município ajuda e apoio financeiro à ASSOCIAÇÃO DE DISTRIBUIDORES DE LEITE E DERIVADOS DE SANTOS DUMONT, na reforma e ampliação do Prédio Público até o valor de R$-10.000,00 (dez mil reais) onde funcionará a parte de pasteurização e recebimento de leite in natura para distribuição no Município.



Tudo isto feito na maior pressa e de trás para a frente: A Câmara Municipal, sempre solidária com o Executivo, doa um terreno para uma associação que não possuía um título de utilidade pública. Quando percebem o erro, correm para aprovar este título e ,5 dias após, é autorizado um convênio de cooperação: o Executivo é autorizado a apoiar financeiramente com até R$ 10.000,00 esta Associação para reformar e ampliar o Prédio Público, que não era mais público porque já havia sido doado.



Tudo isto, analisado pelas comissões na Câmara Municipal e pelos departamentos jurídicos dos dois poderes: executivo e legislativo.


Continuando a nossa história: Depois de toda esta trapalhada, começa a legalização do imóvel , com a lavratura da escritura.



Para se transferir um imóvel é necessária a apresentação da escritura de propriedade. Procura -se ali, procura-se aqui, procura-se em todos os lugares possíveis e não a encontram.



Onde está a escritura? Ela não existe! O Município não é legalmente o dono do terreno e a Câmara Municipal, solidariamente com o Executivo, doou para a Associação um bem que não possuía.



Como corrigir tudo isto?



Só houve uma maneira. Depois de procurarem a escritura por quase 8 meses, decidiram pelo único caminho possível: o Poder Judiciário, com o início de uma ação de usucapião, de nº 060704022850-6, na 2ª Vara Cível, iniciada em 20 de dezembro de 2004 e que se arrasta até os dias de hoje.



Mais de 6 anos depois de toda esta confusão, alguns vereadores, demonstram que não têm conhecimento das leis que regem o município e cobram do Executivo Municipal, (INDICAÇÃO Nº: 045- CA/2010) muitas coisas que ele não pode fazer, em uma tentativa de colocar a população contra a administração pública.



Não estamos querendo defender a Administração Pública em tudo, porque sabemos que ela também erra. Apenas estamos tentando mostrar o lado ruim da política, que omite as verdadeiras informações, com a clara intenção de fazer a politicagem: "eu preciso aparecer, por isto mostro qualquer coisa, sem me importar com a veracidade dos fatos."



Esta é apenas uma parte da "herança" de administrações anteriores que o atual governo municipal recebeu, descoberta graças à divulgação das leis municipais, que conseguimos obter. Por isto cobramos sempre a ampla divulgação de tudo que é publico, para que a população fique informada e não acredite em tudo o que é dito.



Ainda bem que a Câmara Municipal aprovou a Lei da Informação, projeto apresentado pela Vereadora Sandra Cabral e que, esperamos, seja sancionado na íntegra pelo Executivo.



Quem são os culpados? Todos os agentes públicos, assim como as suas assessorias jurídicas que , "desatentamente", não se preocupam em saber o que já existe aprovado e regulamentado no município, querendo apenas fazer e aprovar as leis.



"Queremos mais leis, não importa a qualidade das mesmas. O que importa é a quantidade delas!". Na nossa opinião, este é o pensamento de um político irresponsável, desinteressado e omisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!