Pular para o conteúdo principal

Dia do Trânsito


O crescimento da população, o grau cada vez maior de urbanização, a estabilidade econômica e a venda crescente de veículos está tornando o trânsito nas cidades cada vez mais intenso.






Trânsito é a movimentação de pedestres, carros, bicicletas, ônibus, motocicletas, caminhões e veículos de tração animal. Este vai-e-vem nas ruas, que não para de crescer, exige que as regras existentes sejam cumpridas para que todos possam ir e vir sem problemas.

Estas regras existem para todos, inclusive para os pedestres, ciclistas e carroceiros.

A melhor maneira do cidadão se comportar no trânsito é cumpri-las.

O pedestre não é o dono da rua: ele pode ser multado por atravessar fora da faixa, mas ele tem de ser respeitado, porque chegou primeiro. O ciclista e os carroceiros devem obedecer a sinalização e não podem circular na mão contrária de direção dos carros.

Para evitar os acidentes e cada um poder usufruir dos seus direitos, seja a pé, motorizado ou pedalando, deve-se conhecer e respeitar as leis.

Fonte: IBGE teen

Os motoristas e motociclistas têm por obrigação que conhecer e respeitar as leis. Os ciclistas, os carroceiros e os pedestres devem ser educados para conhecimento delas. A Polícia Militar deve agir com firmeza, punindo os seus infratores. A Administração Pública tem o dever de manter as placas de sinalização, as passagens de pedestres distribuídas nas vias, sempre pintadas e a sinalização eletrônica funcionando e sincronizada.

Se cada um fizer a sua parte, teremos um trânsito organizado e o benefício será de todos.

Comentários