Pular para o conteúdo principal

CAIPIRA NAS ELEIÇÕES

-Alô Antoim, é o Zé!

-E ai Zé, como vão as coisas? Você esta sumido! Aonde você esta, vem aqui no café do calçadão.

-To chegano ai.

-E ai Zé, me conta as novidades.

-To sumido não sô,to na aria, é farta de tempo. Lá na roça é muito sirviço,ai tu já viu né!

-Entendo... E que veio fazer na cidade nesta sexta feira? E as eleições... Já tem seus candidatos?

-Mai rapá, foi pra isso mermo que vim, só pra vota no dumingo,minha sessão é aqui na cidade,ai vim faze meu pape de bão cidadão né.Posso ficar na tua casa Antoim?

-Claro que sim Zé, não precisa nem de pedir. E lá na roça, apareceram muitos candidatos?

-Num deu nem pra conta o tanto que apareceu lá, de quatro em quatro ano aparece uma pá deis, eis chegam lá, fingindo de bãonzim ,procupado com a nossa situação,iii ...tudo mintira,depois das eleição some tudo, eis acha que nóis é bobo homi.

-É triste Zé, mais alguns deles são boas pessoas e realmente vão fazer algo para população. E parabéns pelo seu ato de vir votar.

-claro que eu vim, a muié fico la na roça,porque a sessão dela é lá, mais ela disse que já num tem mais confiança nus candidato e que vai vota em branco.ai eu falei cum ela "muié,muié, tu vota em branco, dispois tu fica reclamando dus que tá lá " depois já é tarde, por isso eu faço minha parte.Votá é importante.

-Muitas pessoas que converso dizem que vão votar em branco, eu digo que estão errados, pois o futuro do estado e do Brasil estão em suas mãos.

-Otro dia eu ri dimais Antoim, purque foi um desse candidato lá na roça, ai ele foi na casa do cumpadi jão, o cumpadi muito bãozim,ofereceu um cafezim pro moço, mais pra nóis aqui, o cumpade é porco que só ele, e ele tem uma caniquinha nojenta, o cumpade deu o café nessa caneca, o candidato pra num faze disfeita, mais cum nojo da caneca, aceito, e na caneca do cumpadi, tem um lado que ta quebrado, o candidato deve ter pensado "vo beber desse lado quebrado, que ninguem bebe aqui" ele tomo tudo o café duma veizada só, quando ele acabo de bebe, o minino do cumpade disse, o pai, pode vota no moço que ele é humirde igua a nóis, ele gosta de bebe do memo lado quebrado que o sinho bebe.eu oiei pro candidato e comecei a ri, o homi fico numa vergonha que só veno.

-Imagino a cena, e houve promessas?

-Um monte, esse memo candidato disse que ia melhora a SAÚDE, junto com o “AS” e o “Anestesia”, e isso é bão dimais.

-Sim, muito bom! Eu estive conversando com alguns moradores lá de Dores e me disseram que lá também foram muitos candidatos,e eles prometeram a eles de arrumar aquele asfalto vergonhoso que se encontra lá, mais ai eu digo, e se ganhar, será que vai arrumar mesmo?

-Vai nada sô, eis só fala, faze que é bom mesmo num fais.Quantas eleição ja passo e num fezero nada...eu gosto de fica vendo o horaio pulitico, e escuto cada coisa abisurda, é cada candidato... se nós dé confiança nóis ta inrrolado.

-Tem alguns que brincam. Um exemplo é o Tiririca, o cara é candidato e não sabe nada, em uma de suas propaganda ele pergunta ao povo. "Você sabe o que um deputado faz? Nem eu, mas quando eu estiver lá eu te conto". É brincadeira... Imagina se ganha, ai é o fim da picada.

-É brabo homi,eu já escolhi meus candidato, porque é tudo homi serio e honesto e sei que vão rearmente faze alguma coisa para o bem mio pra população.

-Ta na hora de o povo acordar e escolher pessoas corretas a governarem nosso estado e pais.

-Ó Antoim, tem coisa nessa eleição que eu fico bobo de vê, é esses santim, eis joga esses papé, pra tudo quanto é lado, intope os buero tudo, nem ganha a eleição e nem limpa a sujera que fais.

-Desde que me entendo por gente, toda vespora de eleição , muitos carros dos candidatos jogam destes “santinhos” pelas ruas,causando sujeira e entupimento dos bueiros.É uma falta de respeito ao meio ambiente.

-Eu acho que tem que te punição se tiver esse tipo de coisa,isso num é coisa que si faiz homi.
-O Zé, vamos ir la pra casa para você descansar um pouco.

-Vão sim Antoim, porque domingo é hora de nóis iscolhe o nosso futuro,e eu ja sei que quero mudança.

-É Zé, após este domingo iremos ver o futuro do nosso país.

“Eu quero mudança”
Leandro C Souza (Niquinho)
niquinho@jornalpanoramaregional.com

Comentários