Seguidores

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fumaça misteriosa no lixão

Após denúncias feitas no programa "Diálogos" e na Câmara Municipal pelo Vereador Afonso Ferreira fomos verificar e confirmamos (19/10) a existência de uma fumaça misteriosa no "Aterro Municipal", o nosso lixão, provavelmente, desativado.

Com o volume de chuva desses últimos dias, imagina-se que o chão está muito molhado e ser quase impossível que a vegetação incendeie-se naturalmente ou mesmo que seja o fogo provocado por alguém.

A fumaça está saindo pelo chão e por dentro da vegetação existente no local, provavelmente uma combustão espontânea.

A fumaça é o lixo em forma de gases e de partículas visíveis e invisíveis. FUMAÇA É LIXO E FUMAÇA É VENENO!

Normalmente, o gás liberado pelo lixo vai para um dreno, para não haver risco de combustão. Mas como o nosso ex-"Aterro Municipal", vulgo lixão, não possui os drenos e o lixo foi depositado lá, irresponsavelmente, por vários anos, imaginamos que o gás (metano) está escapando por entre o lixo.

Este gás combustível é produzido naturalmente através da decomposição (apodrecimento) de matéria orgânica presente no lixo e também da celulose presente em abundância nos vegetais. Conforme as plantas vão morrendo, microorganismos se alimentam da matéria orgânica produzindo vários gases, dentre eles o metano.

Esse gás é extremamente inflamável e qualquer ação próxima dele pode fazê-lo entrar em combustão e até haver explosão, quando alguém está fumando, acende um fósforo ou mesmo do nada, sem ter acontecido nada iniciar a reação.

Quando lançado na atmosfera o metano polui o ar, além de aumentar a temperatura da Terra. É um gás que não possui cor nem cheiro, possui pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar, torna-se altamente explosivo.

O metano é produzido através dos seguintes processos naturais: decomposição de lixo orgânico, digestão de animais herbívoros, metabolismo de certos tipos de bactérias, vulcões de lama, extração de combustíveis minerais (principalmente o petróleo) e aquecimento de biomassa anaeróbica.

A fermentação anaeróbica se dá pela ausência de oxigênio, a mesma que ocorre em depósitos de lixo e nos esgotos.

Se inalado, o metano pode causar asfixia, parada cardíaca, incosciência e até mesmo danos no sistema nervoso central.

A presença do gás metano na atmosfera afeta a temperatura e o sistema climático da Terra e ele é o principal componente do gás natural, por isso é um dos gases causadores do efeito estufa, colaborando para o aquecimento global.

Será que nossas autoridades municipais estão esperando que aconteça novamente aquele fumaçeiro de vários anos atrás, que causou acidentes na BR-040 e lesou pessoas inocentes que nada tinham a ver com a irresponsabilidade das administrações públicas?

Um pequeno detalhe: ainda existem catadores frequentando o lixão da BR-040, o que é proibido. Isto pode ser verificado na primeira foto, depois do vídeo.

E o lixo depositado na antiga usina de reciclagem, às margens da BR-499 (Rodovia Historiador Osvaldo Henrique Castello branco), vai esperar até quando para ser retirado? Vão esperar começar a sair fumaça também?

Os roubos e depredações, sempre previsíveis para um local abandonado, começaram e, provavelmente vão continuar. Quando comunicamos à Administração Municipal sobre os roubos, a única providência tomada para diminuí-los foi a contratação de vigias para trabalhar durante o dia, mas eles aconteceram à noite.

Os vigias carregam água de casa porque roubaram a bomba de água e não há energia elétrica. As telhas, que cobriam metade do refeitório, foram roubadas, assim como o transformador da Cemig, os padrões elétricos, os fios, as torneiras, os interruptores, motores e, talvez, outras coisas das quais não temos conhecimento.

Na ex-usina de reciclagem somente restaram uma imensa montanha de lixo - um crime ambiental; dois vigias, felizes da vida porque estão trabalhando naquele lugar horrível e cães, 5 deles alimentados por nós, que fazem companhia aos vigias e não abandonaram o local onde viviam.

Enquanto isso...
Fonte da pesquisa: A graça da Química


Fumaça misteriosa no lixão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!