Pular para o conteúdo principal

INFORMATIVO - PRESERVAÇÃO E FÉ

Resgate da história e conscientização da importância de se preservar o patrimônio histórico: esse é o objetivo da Divisão de Arquivo Público e Patrimônio Cultural de Santos Dumont.

Uma das maneiras de se efetivar essa preservação é através da educação patrimonial, que se dá de várias maneiras, sendo uma delas citada aqui: fazer com que a população conheça e se sinta responsável pelos bens patrimoniais que ao longo dos tempos vem construindo a história de um povo. Entretanto, mais do que educar, é preciso fazer circular, renovar, estimular e transmitir os valores culturais, alertando para o caráter multifacetado da memória. Dar visibilidade às questões do patrimônio cultural e, para isso buscar a adesão e o apoio de toda a sociedade é o objetivo da Divisão de Patrimônio.

Temos em Santos Dumont vários bens culturais que são de extrema importância, mas alguns deles falam por si só ao refletirem a religiosidade e fé, características marcantes do povo sandumonense, por isso preserva-los é tarefa primordial a ser dividida por todos.

Assim, desde 2004, diante da preocupação da comunidade católica, a Divisão de Patrimônio Cultural, tem se empenhado em buscar meios para que seja empreendida a restauração de algumas imagens que fazem parte do acervo da Igreja Nosso Senhor dos Passos. Instituições foram procuradas, como por exemplo, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), até que em junho de 2009 conseguimos, junto ao IEPHA, a restauração da imagem de NOSSO SENHOR DOS PASSOS, que se encontrava danificada devido à ação do tempo. Foi um processo demorado, pois o órgão recebe solicitação de restauração de todo o estado de Minas Gerais, gerando um acúmulo de ações necessárias que extrapolam o poder de ação da instituição.

Enfatizamos que todo o processo foi comunicado à autoridade eclesiástica paroquial e também ao Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que autorizou, mediante apresentação de fichas de inventário da imagem, relatando suas características e condições em que se encontrava, além de termo de responsabilidade para o transporte, permanência no IEPHA e retorno a Santos Dumont, a restauração.

Hoje, com a satisfação do dever cumprido, vimos à população sandumonense informar que a restauração da imagem de Nosso Senhor dos Passos foi concluída, e que, no dia 14 de novembro de 2010 a teremos de volta na Igreja de Nosso Senhor dos Passos.

Sabemos que a tarefa de preservação é árdua, a luta é contínua, mas a passos lentos ou não, poderemos fazer de Santos Dumont um referencial e exemplo de perseverança para as futuras gerações.

Sendo a História a grande memória viva que define o nosso presente, ela é um patrimônio humano que precisa ser conquistado pelo conhecimento e a compreensão.

(Cláudio Vicentino)


Programação

Dia 14 de novembro

07:00- Missa no Seminário Seráfico Santo Antônio

07:00-Missa nos Passos

08:00- Carreata com a imagem de Nosso Senhor dos Passos saindo do Seminário para o Colégio Municipal São José(entrada pela Rua 13 de Maio)

09:30- Celebração Eucarística com Crisma presidida por Dom Gil Antônio Moreira, na quadra do Colégio São José

11:00- Procissão em direção à Igreja dos Passos

12:00- Entronização da Imagem de Nosso Senhor dos Passos após a sua restauração

16:30- Celebração nos Passos

19:00- Missa nos Passos

Clique nas imagens para ampliá-las

Veja em IEPHA

Fonte: DIVISÃO DE ARQUIVO PÚBLICO E PATRIMÔNIO CULTURAL DE SANTOS DUMONT

Comentários