Seguidores

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mais um sandumonense em destaque

Esta é a capa de um livro que estará disponível para compra nos próximos dias no site da Editora Freitas Bastos, publicado em formato e-book.pdf.

Sobre o autor
Conrado Luciano Baptista, advogado, escritor e professor, nasceu em 1986, na cidade de Santos Dumont - MG. É um militante de causas sociais e políticas desde os 15 anos. Também atuou nas áreas de meio ambiente e direitos humanos. Tem vários textos disponíveis na internet.

É bacharel em Direito e Especialista em Direito Público. Começou sua pesquisa sobre a Criminalização da Homofobia e sua Constitucionalidade como trabalho de conclusão de curso da graduação, vindo, depois, a adaptá-la para a pós- graduação (lato sensu) e, após um longo período de dedicação, transformou-a neste livro.

Atualmente, está fazendo Mestrado em Direito (pós-graduação stricto sensu), com área de concentração em Teoria do Direito — Hermenéutica e Direitos Fundamentais e interface entre a Filosofia do Direso e o Direito Constitucional.

Através de seu envolvimento com as causas sociais e políticas, participou da discussão de projetos de lei, tanto na esfera municipal quanto na estadual, e, agora, com sua pesquisa, pretende contribuir com suas ideias para a discussão do importante projeto de lei federal (PLC nP 12212006) sobre a Criminalização da Homofobia.

A obra é dedicada aos seus pais, Antônio e Solange e aos seus irmãos, Frederico e Rafaella.

O agradecimento do autor
Agradeço a Deus ao me conceder coragem quando escrevia sobre um assunto tão polêmico e árduo. Ao ilustre Professor Marcelo Soares Dulci, orientador da pesquisa, por discordar quase sempre de minhas ideias e, assim, fazer fluir democraticamente o debate. A RachelFranciane de Oliveira por ter sido especial na correção gramatical desta obra. Ao Professor e Tradutor Guilherme Nascimento da Costa Barros por cessar dúvidas gramaticais e por traduzir partes deste livro em inglês. Ao Professor Fábio Vargas por tirar dúvidas e fornecer ideias importantes sobre a temática. Ao Professor Marcus Mota por ter sido influente nos detalhes técnicos desta pesquisa. A Fundação Perseu Abramo (FPA) pela autorização e confiança na divulgação dos dados da pesquisa referentes á opinião pública brasileira sobre a homofobia. Ao Prof. Dr. Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia, em seu auxílio ao dirimir indagações sobre assuntos destacados nesta obra. A Senadora Fátima Cleide (PT-RO) e seus assessores, por nos enviar inúmeros materiais que serviram de apoio na concretização desta obra. A Ivone Cunha, proprietária da instituição Plenanus Cursos Jurídicos Integrados, ao conceder total apoio e ideias para a publicação desta obra. Sem vocês, nada disso teria acontecido!

O resumo do livro
O Projeto de Lei nº 5.003/2001, que foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora tramita como PLC nº 12212006 no Senado Federal, pretende, basicamente, criminalizar a homofobia. Para alguns, homofobia já é criminalizada no país, pois matar, agredir e ofender homossexuais são práticas que já possuem tipos penais aplicáveis. Em contraste, outras pessoas destacam que é preciso tipos penais específicos a favor dos homossexuais. Diante disso, justifica-se a necessidade de pesquisar a constitucionalidade deste projeto e destacar possíveis mudanças como forma de contribuir para um debate jurídico e político extremamente atual. Eis a discussâo central dessa pesquisa.

A ele, os nossos parabéns e votos de sucesso!

3 comentários:

  1. Prezada Aylce,

    Fico feliz pelo reconhecimento!

    Um grande abraço,

    Conrado

    ResponderExcluir
  2. Conrado
    parabens pela obra!!!!
    Cleimar

    ResponderExcluir
  3. Opa, olha meu nome lá...
    Excelente trabalho, nem li hehe, mas é excelente!
    Abraços primo! Boa sorte! "Vamo que vamo..."

    ResponderExcluir

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!