Pular para o conteúdo principal

PLANO DIRETOR DE SANTOS DUMONT ENTRA NA FASE DE LEITURA TÉCNICA

Antes de divulgarmos esta matéria, enviada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, solicitamos da mesma os dados coletados na 1ª fase do processo de elaboração do Plano Diretor e estamos aguardando o retorno de nosso pedido.

Estamos supondo que esta 1ª fase foram aquelas reuniões realizadas em 2006 (?)e, caso esta suposição seja confirmada, já se passaram quase 5 anos.

Em 5 anos muita coisa mudou, novas expectativas e necessidades surgiram e aquela realidade, hoje, pode ser muito maior, com novas necessidades e novas opiniões.

Foi designada em novembro/2010 uma equipe de servidores para coordenar o processo, por portaria municipal. Alguém ficou sabendo quais são os membros desta equipe?

Esperamos que a elaboração deste plano seja realmente participativa, que o povo seja ouvido e que ele não seja feito por aqueles que acham que conhecem a nossa cidade e seus inúmeros problemas.

Esperamos que o IDENC, que funciona em Juiz de Fora, seja apenas um suporte técnico na sua elaboração e que não apresente um plano pronto, copiado de modelos previamente confeccionados.

Quem conhece profundamente a nossa cidade é o seu povo. Por isto, ele terá que ser ouvido e esclarecido para não ser submetido a um plano diretor confeccionado em gabinetes para cumprir as exigências da lei!

"Em reunião realizada na última terça feira, no prédio da Prefeitura, entre consultores do IDENC e membros da Administração, foi definida a data de 23 de fevereiro para a primeira Audiência Pública da segunda etapa da elaboração do Plano Diretor Participativo de Santos Dumont. Na ocasião, também ficou definida a instalação da “Sala do Plano Diretor”, espaço dedicado aos trabalhos da equipe coordenadora do Plano, e onde a comunidade poderá obter todas as informações sobre o desenvolvimento do projeto.

A segunda etapa da elaboração do Plano Diretor Participativo, denominada “Fase de Leitura Técnica”, teve início em dezembro de 2010, quando foi assinado contrato entre a Prefeitura e o Instituto de Desenvolvimento Municipal Nova Cidade – IDENC, OSCIP de Juiz de Fora que foi vencedora da licitação para consultoria às novas etapas da elaboração do Plano.

Geovane Martins, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Santos Dumont, comemorou a retomada dos trabalhos do Plano Diretor. “É um momento muito importante para a nossa cidade. Por isso, é fundamental a participação popular, que já conta com um Núcleo Gestor - eleito na 1ª Etapa pela própria comunidade -, além do engajamento de nossa Câmara Municipal”.

Na reunião de terça feira, o secretário de Administração, Ricardo Boza, destacou a agilidade com que os trabalhos estão sendo executados. “É preciso sempre ter atenção aos prazos. O Plano Diretor tem previsão de término para agosto deste ano. Isso é importante, porque mostra organização e um forte desejo de ver nossa cidade crescer, sem abrir mão da qualidade”, declarou.

Para garantir o sucesso do Plano Diretor Participativo, a Prefeitura está reforçando o trabalho de mobilização e de comunicação junto à comunidade. “Neste processo, o importante é informar e ser informado, demandar e ser demandado, ou seja, a comunidade deve ter e terá voz ativa nos trabalhos, por meio das Audiências Públicas e do Núcleo Gestor, em um forte movimento de mobilização e uma comunicação eficiente e eficaz”, destacou Cláudio José dos Santos, assessor de gabinete do prefeito Evandro Nery, responsável pela área.

Leitura Técnica

A coordenadora da equipe de Consultores do IDENC, arquiteta e urbanista Cecília Maria Rabelo Geraldo, informou que os trabalhos tiveram início ainda no mês de dezembro e que as primeiras fotos de satélite da cidade já foram disponibilizadas. Como explicou, nesta fase são feitos estudos e análises técnicas sobre os dados coletados na primeira etapa, adequando-os às peculiaridades do município e às demandas da comunidade. “Estamos entrando numa fase muito importante e bastante complexa, pois trata-se de adequar o projeto de cidade que queremos às possibilidades do município de Santos Dumont. O que sabemos, com certeza, é que todos desejamos uma cidade sustentável, um lugar saudável para vivermos e criarmos nossos filhos. Uma cidade capaz de atrair investimentos que possibilitem maiores oportunidades para todos que aqui residem. O Plano Diretor vai apontar caminhos viáveis para esta nova cidade que vamos construir”.

O prefeito Evandro Nery manifestou sua confiança no sucesso do Plano Diretor Participativo. “Acredito na força do povo de Santos Dumont, no trabalho dedicado de todas as secretarias municipais envolvidas e na qualificação dos consultores do IDENC para termos o melhor Plano Diretor. Um trabalho que passa necessariamente pela discussão com a sociedade, sempre está no caminho certo”. Para o prefeito, o Plano Diretor será um divisor de águas para o município. “Tudo o que fazemos tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida do povo de Santos Dumont. O Plano Diretor vai organizar e dinamizar estas realizações, uma vez que surge da união entre as necessidades técnicas e os desejos de toda a comunidade”, finalizou."

Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico

Comentários