Seguidores

terça-feira, 19 de abril de 2011

Os oportunistas de plantão


Em anos anteriores a 1992, o cargo de Diretor das Escolas Estaduais de Minas Gerais era provido pelo QI (quem indica) e os políticos faziam a festa. Perseguiam servidores e empurravam "goela abaixo" aquele que tivesse o QI mais forte para gerir os rumos da Escola (cabos eleitorais) até a próxima mudança de governo.

Com o advento da Eleição Direta para o cargo (1992), os políticos perderam o poder do QI e os servidores das escolas ganharam a liberdade de não serem ameaçados por eles, apesar de, atualmente, estar se implantando uma "ditadura" nestes cargos. Há, no momento, diretores que são reeleitos sucessivamente e ocupando o cargo por quase 15 anos.

Alguns diretores atualmente, a grande maioria, aliam-se aos Deputados (Federais e Estaduais) com o objetivo de conseguir melhorias para a Escola que administram e se transformam em seus cabos eleitorais e fazem a sua promoção política escancaradamente.

Melhorias para a escola é obrigação do Estado e os Deputados não fazem nenhum favor a ninguém, porque não depende deles.

Uma escola estadual para conseguir qualquer verba, creditada diretamente em sua própria conta bancária e movimentada por seus gestores, deve elaborar um projeto a ser encaminhado para a Superintendência Regional de Ensino a qual encontra-se jurisdicionada.

A Superintendência Regional de Ensino analisa o projeto, prioriza as necessidades, escolhe as escolas que serão beneficiadas e encaminha para a Secretaria de Estado de Educação, que seleciona os projetos, dentro das possibilidades orçamentárias.

Quando a Secretaria de Estado de Educação "bate o martelo", comunica à Superintendência que, por sua vez, comunica à Escola que, posteriormente é chamada na Superintendência para assinar o convênio. Era assim que funcionava. Será que o processo foi modificado?

Não podemos afirmar que dentro da Secretaria de Estado de Educação existem as correspondências expedidas aos seus aliados políticos para informar as futuras liberações, mas é o que nos parece.

Os "urubus" ficam voando em torno da "carniça" para poder usufruir das benesses políticas que os mais ingênuos poderão creditar a eles. É assim que vem funcionando há muitos anos e continuará a funcionar, se não dermos um basta nestas mentiras.

Pelos caminhos descritos acima, é óbvio que não há interferência de nenhum Deputado Federal ou Estadual. Portanto, ele (o Deputado ou seu indicado para as próximas eleições) não tem nada a ver com a futura liberação de verba destinada a nenhuma Escola, de nenhum município mineiro. O mérito desta liberação é da Escola, com o auxílio da Superintendência Regional de Ensino.



O nosso maior problema é que todos os políticos, eleitos ou que pretendem se eleger, Deputados e Vereadores, teimam em continuar a enganar o povo, achando que estão conseguindo fazê-lo.

Não se deixem enganar e mostre a eles que nós não somos inocentes e que não mais acreditamos em contos da carochinha.

Um comentário:

  1. Em Santos Dumont tenho observado dois tipos de elementos: os camundongos oportunisatas que NADA fazem, mas adoram publicar que estão fazendo (caso das verbas para as escolas e da viabilização da UTI no HMSD) e, aqueles que fazem muito por ideal de vida, por isso não esperam reconhecimento e, realmente NÃO são reconhecidos... é só verificarmos as listas dos homenageados com a Comenda João Gomes e demais homengagens oficiais feitas em Santos Dumont.

    ResponderExcluir

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!