Seguidores

terça-feira, 12 de abril de 2011

Vetos, mais uma vez...

Serão analisados nas próximas sessões da Câmara Municipal, 2 vetos do Prefeito Evandro Nery.

O primeiro, VETO Nº 003/2011, que "veta integralmente a Emenda Aditiva nº 001/2011 ao Projeto de Lei 006/2011”. O segundo, VETO Nº 004/2011, que "veta integralmente a Emenda Modificativa nº 001/2011 ao Projeto de Lei 005/2011".

O Projeto de Lei 006 dispõe sobre procedimento de recrutamento de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemia, nos termos da Lei Federal nº 11.350 de 05 de Outubro de 2006 e contem outras providências” e o Projeto de Lei nº 005/2011 dispõe sobre contratação temporária para atendimento e necessidades temporárias de excepcional interesse público nos termos do art. 37, inciso IX da Constituição Federal estabelece criação de funções públicas temporárias no Quadro de Servidores e contém outras providências".

Estes dois projetos de Lei foram aprovados por unânimidade, com emendas, uma aditiva e outra modificativa e com pedido de Urgência Simples dos Vereadores Cláudio Almeida e Norberto de Freitas.

Se havia tanta urgência na aprovação dos projetos, e realmente havia, por que os senhores Vereadores acrescentaram e modificaram disposições? Será que o motivo foi a presença no plenário dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Endemia que lá compareceram para assistir a uma encenação, que poderá (ou não) se converter em votos nas próximas eleições?

Como não temos conhecimento daquilo que foi acrescentado e modificado, porque nada é tornado público, não podemos emitir opinião própria.

É preciso dar um basta nos erros e acabar com as encenações visando lucros em um futuro bem próximo (2012). Trabalhem com seriedade, responsabilidade e consciência, fazendo aquilo que a Lei lhes permite fazer, sem extrapolar as suas funções.

O projeto, da área de SAÚDE, era urgente e envolve vidas (Dengue, Zoonoses). Se fosse de outras áreas ficaria em vistas pelo tempo que os senhores Vereadores desejassem, porque o atual Regimento da Câmara Municipal é omisso e deixa projetos fazerem aniversário, aguardando votação.

Exemplos:
- O Projeto 061/2009, que "dispõe sobre o plano de cargos, carreiras, vencimentos e remuneração dos profissionais do magistério da Educação Básica pública da Prefeitura Municipal de Santos Dumont e dá outras providências" começou a ser votado em dezembro de 2009, ficou vistado e esperando a boa vontade de uma posição do Sindicato dos Professores, que exigiu aquilo que não podia e os Vereadores, com medo e por total desconhecimento, cederam à pressão e o aprovaram na véspera de completar um ano de tramitação, com emendas irregulares. Engoliram a seco o veto do Prefeito Evandro a todas as emendas e, mais uma vez, fizeram graça: derrubaram o veto e mantiveram as emendas irregulares. Resultado: a Justiça vai decidir o destino do Projeto 061/2009. (Veja: Não é preciso ser juiz)

- as Emendas à Lei Orgânica (caduca, omissa e arcaica) estão aguardando até o presente momento para serem votadas.

A Comissão para revisão da Lei Orgânica recebeu as contribuições de populares em 19/03/2010 (mais de um ano) e o parecer do relator deveria ter sido votado em 03/05/2010. O povo do município de Santos Dumont está aguardando, com toda a paciência possível ( a nossa já se esgotou), a conclusão dos estudos.

Estas emendas entraram para votação em primeira discussão no dia 29/11/2010 e foram "barradas" com um pedido de vistas do Vereador Everaldo Ferreira de Paula, que perdura até o presente momento (quase 5 meses).

Ficamos até receosos daquilo que pode vir a ser modificado na Lei Orgânica, devido ao tempo que os Vereadores estão gastando para "analisá-las".

E o pior: a Lei Orgânica é a "constituição" do município, aquela que regula o funcionamento de nossa cidade e nós nem sabemos qual é o seu conteúdo ou as propostas para a sua modificação.

Isto é Brasil! E Santos Dumont não pode ficar à margem, funcionando de maneira diferente, afinal todo o poder Legislativo deste País funciona da mesma forma: eles precisam do nosso voto para se eleger e depois nos alimentam com bananas, muitas bananas...

Com certeza, quem está certo é o Prefeito Evandro, mais uma vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!