Pular para o conteúdo principal

A outra face da Medalha Senador José Vieira Marques


Em 13/09/2010, entrou na pauta das reuniões da Câmara Municipal de Santos Dumont, o Projeto de Resolução nº 013/2010 que “CRIA A MEDALHA DE MÉRITO LEGISLATIVO SENADOR JOSÉ VIEIRA MARQUES NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS DUMONT”, proposto pelo Vereador Afonso, cujo inteiro teor encontra-se publicado no nosso Blog do Legislativo.

Este projeto permaneceu em vistas, até o dia 13/12/2010: Vereador Cláudio (20/09/2010, 27/09/2010 e 04/10/2010) e pelo Vereador Afonso (13/10/2010, 18/10/2010, 25/10/2010, 16/11/2010, 29/11/2010 e 06/12/2010). Foi aprovado em 13/12/2010, por unanimidade com uma emenda do Vereador Flávio Faria. Como foi difícil conseguir a sua cópia... Mesmo assim, não sabemos qual foi a emenda feita pelo Vereador Flávio Faria, porque não conseguimos que a Câmara Municipal nos enviasse a cópia e também não sabemos se o projeto que se transformou na resolução é este que temos publicado.

O tempo de tramitação deste projeto, exatos 90 dias, não foi suficiente para estudá-lo minuciosamente e aprová-lo.

Mesmo vigorando, sem nunca ter sido aplicado, acreditamos que por pressões internas, resolveram modificá-lo...

Em 15/08/2011, o Projeto de Resolução nº 015/2011 que “ALTERA A RESOLUÇÃO Nº 013/2010, QUE CRIA A MEDALHA DE MÉRITO LEGISLATIVO “SENADOR JOSÉ VIEIRA MARQUES”, NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS DUMONT ” entrou na pauta do dia, sendo aprovado em 22/08/2011 por todos os vereadores, com voto contrário do Vereador Flávio Faria, cujo inteiro teor encontra-se publicado no nosso Blog do Legislativo.

Comparando os dois projetos:

- Projeto de 2010: somente uma medalha seria concedida a uma pessoa física e jurídica que tenha prestado relevantes serviços ao Poder Legislativo do Município de Santos Dumont; esta pessoa seria indicada por Requerimento de iniciativa de qualquer vereador, sendo votada e aprovada em Plenário; a entrega da Medalha de Mérito Legislativo Senador José Vieira Marques seria feita em Sessão Solene, coincidente com a data de entrega dos Títulos de Cidadão Honorário e Benemérito e Moções de Aplausos da Câmara Municipal de Santos Dumont.

- Projeto de 2011: será concedida uma medalha a cada pessoa física, jurídica, civil e militar que tenha prestado serviços ao Legislativo e ao Município de Santos Dumont, indicada por cada um dos 9 vereadores; haverá uma solenidade separada no dia 28 de setembro para a sua entrega; o presidente da Câmara em exercício se auto-condecora.

Nos revoltamos..., paramos, pensamos e chegamos às seguintes conclusões, imaginando o que poderia ter se passado na cabeça de cada uma de suas excelências, com exceção do Vereador Flávio Faria:

1- Será mais difícil encontrar pessoas que prestam serviços relevantes ao Legislativo, então vamos mudar o objetivo e incluir também ao Município. Assim ficará mais fácil...

2- Haverá uma"guerra de foice no escuro" se o meu indicado não for o escolhido, então vamos dar o direito a todos de escolher pelo menos um...

3- Se fizermos a entrega da medalha no mesmo dia em que serão entregues os Títulos de Cidadão Honorário e Benemérito, ficaremos em evidência somente em um dia em que a casa estará cheia. Então vamos fazer duas festas...

4- Um dia eu também poderei ser o presidente da Câmara e, mesmo que eu não tenha prestado serviço relevante ao Legislativo e/ou ao Município, eu me elegi e também mereço uma medalha... Ela tem ouro!!!

Será que o Prefeito Evandro Nery tem a Comenda João Gomes, que lhe foi conferida por ele mesmo no seu primeiro ano de gestão à frente do Executivo?

5- Neste ano de 2011, o dia 28/09 é um dia comum, apenas véspera de feriado municipal, mas no ano que vem, 2012, a solenidade de entrega será na semana que antecede as eleições e eu tenho que concretizar o meu sonho de ser reeleito. Então vamos conceder a cada um de nós o direito de indicar uma pessoa, que ficará agradecida por ter sido lembrada por nós e , quem sabe, ...

Como sempre, todos nós iremos pagar mais esta "farrinha" dos nossos representantes, pois a medalha tem a efígie do Senador em ouro. Quanto será que custou cada uma destas lembrancinhas? Se os próximos presidentes da Câmara não resolverem modificar este absurdo, em 2013, com a nova legislatura, o número de medalhas vai aumentar, pois teremos mais dois vereadores compondo a nossa Câmara Municipal. Que bom! Onze medalhas... Dá para fazer bastante politicagem...

A lista dos agraciados encontra-se publicada no nosso Blog do Legislativo - Clique aqui e veja quem são.

Esperamos que os agraciados com esta medalha (os forasteiros) não as coloquem à venda no Mercado Livre, como já aconteceu com a Medalha conferida pelo Museu de Cabangu e que o povo tenha bastante critério e saiba escolher muito bem os seus próximos representantes!

Comentários