Seguidores

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Concurso público x Processo Seletivo


Image by © Images.com/Corbis

Concurso público é uma seleção de candidatos por provas e ou outras etapas para efetivação de cargos públicos permanentes.

Processo Seletivo é um processo seletivo público simplificado para selecionar profissionais para atender as necessidades de contratação temporária de excepcional interesse público no âmbito da instituição contratante.

O Concurso Público tem por objetivo o preenchimento de cargos públicos de provimento efetivo e decorrido o prazo de três anos do estágio probatório, o servidor adquire estabilidade. Já, o Processo Seletivo tem por finalidade atender necessidades temporárias e excepcionais da Administração direta ou indireta, ensejando sempre uma contratação temporária.

DIFERENÇA ENTRE CONCURSO PÚBLICO E PROCESSO SELETIVO

A Constituição Federal de 1988 – declara: “Art. 37, II - A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”.

Em resumo:
1- Concurso Público: para cargos permanentes;
2-Processo Seletivo Simplificado: para cargos temporários.

A Prefeitura Municipal está com inscrições abertas para um Processo Seletivo Público Simplificado, que está gerando muita polêmica.

1- O processo seletivo não é um concurso público, porque destina-se a preenchimento de cargos temporários de programas de saúde e sociais do Governo Federal, que não têm garantia de continuidade, portanto não é viável conceder-se estabilidade em cargos de programas que podem ser extintos.

2- É um processo público, portanto, é direito de TODOS, não podendo ser concedidos privilégios aos moradores da cidade. A exceção existente é para os cargos de Agentes Comunitários de Saúde que devem ser moradores do Bairro em que irão trabalhar.

3- Segundo informações, as contratações feitas pela Prefeitura Municipal de Santos Dumont não podem ser feitas pelo regime celetista por falta de lei. No passado, isto foi feito e funcionários contratados receberam o FGTS irregularmente .

4- A lei é para "todos" e dá oportunidade de colocação, mesmo temporária, aqueles que se dedicam aos estudos.

5- Caso existam irregularidades no Edital, ele poderá ser impugnado.


7- O Poder Executivo Federal lembrou-se deste detalhe quando publicou o Decreto nº 6.593, de 02/10/2008. Seu Art. 3º é bem claro: "Este Decreto também se aplica aos processos seletivos simplificados para a contratação de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, de que trata o art. 37, inciso IX, da Constituição." Se esta previsão não constou da LEI Nº 3.934 de 07 de novembro de 2007, isto foi uma falha da Câmara Municipal que a promulgou e até hoje não a modificou. Portanto, não podemos culpar o Executivo por não incluir os desempregados na isenção da taxa de inscrição.


Fica aí uma sugestão nossa para os Poderes Executivo e Legislativo: prover os cargos comissionados dos dois poderes por meio de um PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO com análise curricular, entrevista individual e avaliação prática, deixando de lado aquele velho critério de escolha político-partidária, atendendo a interesses corporativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!