Pular para o conteúdo principal

INCONFIDENTE OU CONJURADO , INCONFIDÊNCIA OU CONJURAÇÃO MINEIRA ?‏


No feriado deste final de semana, estamos comemorando ideais libertários de um homem a frente do seu tempo, o conjurado Joaquim José da Silva Xavier .

A expressão inconfidente, é empregada a aquele que não guarda segredo, confidências. Para os valores morais da época, mais do que hoje, esta expressão expunha o moral de uma pessoa e tirava-lhe credibilidade.

Antes do período de governo do presidente Getulio Vargas, este personagem não era enaltecido, foi recuperada a história, pois na visão do mesmo, os brasileiros precisavam de aflorar seus sentimentos nacionalistas, que tão bem marcaram seu governo .
A tela abaixo, ilustra o momento do enforcamento de Tiradentes, ela está mais próxima do imaginário do artista, visto que prisioneiros tem seus cabelos e barbas sempre cortados, por questões de higiene em prisões. As expressões do seu rosto, também fazem lembrar o personagem da religião cristã, para trazer um caráter de vitima ao nosso conjurado.

Para não levarmos o texto, a análise critica de interesses outros que orbitam o relevante ato histórico que nos traz hoje a reflexão, voltemos ao viés que justifica nossas considerações.

Assim, o prefixo in colocado antes da palavra, da a ela o sentido contrário , vejamos: perfeito – imperfeito, certo – incerto, correto – incorreto.

Hoje os historiadores estão corrigindo o erro que até aqui vem se perpetuando, o nosso herói não pode ser lembrado de forma pejorativa, nem ele e nem o movimento o qual ele participou, e que nos deu um novo destino.

Neste particular momento em que vivemos, os nossos ideais democráticos e de liberdade, nos foram tirados através do AI 5 , onde resistimos nas prisões e muitos morreram, meu tio Orlando Nério Rossi foi um deles, precisamos manter esta chama acessa , para não passarmos para a história , com o mesmo prefixo IN dos incoerentes, inconscientes.

O processo crime que meu tio Orlando sofreu no golpe militar de 1964 quando era prefeito, encontra-se no Arquivo Nacional. A intervenção por meios legais da procuradora do estado do Rio de Janeiro, Dra. Tereza de Paula Tavares Henriques, foi possível depois de várias ações , encontrar os três grandes volumes no fórum da cidade de Santos Dumont -MG, onde cópia está preservada junto ao acervo da Família Fortes Vianna Rossi.


Portanto, hoje recordamos o momento histórico dos atos do CONJURADO Joaquim José da Silva Xavier, e o movimento da CONJURAÇÃO MINEIRA, e dos cidadãos mineiros que fizeram e fazem a história deste país.
Orlando Rossi Ladeira

Comentários