Seguidores

segunda-feira, 9 de abril de 2012

São muitos os nossos problemas...

Sabemos que todos os municípios do País enfrentam problemas, mas isto não é justificativa para aceitarmos tudo, calados, sem nos manifestarmos e expormos o nosso pensamento.

1º problema
As dificuldades de caixa e tudo limitado, sendo controlado por leis (graças a Deus!), impedem aumento de salários de todos os funcionários públicos, mas não impedem uma gestão mais inteligente, austera e que puna com rigor aqueles que recebem os salários pagos pelo povo, para executar bem as suas funções. Se o salário pago é baixo, o trabalhador tem a opção de procurar outro emprego que lhe remunere melhor, deixando a vaga para aquele que necessita e quer trabalhar bem, mesmo ganhando pouco.

Estas denúncias que vêm sendo feitas sobre a má utilização das ambulâncias do município precisam ser apuradas com seriedade, para não deixar pacientes esperando para serem atendidos, enquanto a ambulância está sendo utilizada em outros fins.

Por que não entregar uma ambulância para o Corpo de Bombeiros Voluntários, agilizando-se assim o atendimento? Segundo informações de uma fonte oficial, que não cabe aqui declinar o seu nome, os Bombeiros Militares não reconhecem a Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários e por este motivo, para não desagradá-los, o Poder Executivo prefere não lhes entregar o veículo.

2º problema
A Associação de Catadores de Produtos Recicláveis de Santos Dumont ganhou uma verba para a compra do seu galpão. Esta verba foi devolvida, não sabemos o motivo.

Para tentar resolver este problema, o Poder Executivo conseguiu autorização do Poder Legislativo para alugar um imóvel. O imóvel já está alugado pela Prefeitura Municipal, o maquinário já foi doado e a documentação já foi providenciada, mas o projeto não decola porque está encontrando "alguns entraves", segundo informações da Câmara Municipal (aqui).

Quais são estes "entraves"? Quais são os responsáveis pela diretoria da Associação e quem os está auxiliando na parte burocrática da entidade?

3º problema (mas não o último)
Não há transparência pública em ações e atos dos Poderes Executivo e Legislativo.

Entra ano e sai ano, muda o gestor do Legislativo e, ao invés de melhorar, piora a cada ano que passa. Ficamos cada vez mais sem as informações necessárias de ambos os Poderes.

O cidadão tem o direito de saber como é gasto o dinheiro público. Ele tem o direito de conhecer as leis que o regem e de interferir nos projetos de lei, antes que eles sejam aprovados.

Dizer que a ignorância da lei não exime o cidadão de responsabilidade é uma contradição. Quando o acesso às leis é facilitado (governos federal e estadual), isto é aceitável. E quando estas leis (as municipais) não estão disponíveis para o cidadão e somente estão disponibilizadas para as traças, enchendo muitas gavetas de armários? Como culpar o cidadão pelo desconhecimento?

Somos criticados quando começamos a "atirar para todos os lados", mas esta é a única maneira de tentar conseguir alguma coisa.

No dia que os políticos entenderem que inteligência é a capacidade de enfrentar e resolver problemas, um atrás do outro, e que o modo como eles os encaram é que faz a diferença, eles terão mais credibilidade e compreensão por parte do cidadão. Do contrário, serão críticas e mais críticas, reclamações e insatisfações daqueles que os colocam no poder. E viva a internet, que nos proporciona tudo isto!

Quiçá um dia sejamos ouvidos e atendidos em nossas reivindicações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!