Seguidores

quarta-feira, 16 de maio de 2012

"Atitude depende do primeiro passo"

É uma grata satisfação começarmos a observar uma mudança de atitude em vários motoristas de Santos Dumont no tumultuado centro da cidade: o respeito ao pedestre.

Muitos deles já estão parando na faixa e deixando as pessoas atravessarem. Mas ainda há muitos motoristas precisando de educação no trânsito: se um decide respeitar a faixa de pedestres, o de trás buzina porque acha um absurdo a preferência ser do pedestre. E, para piorar, ainda existe a possibilidade de uma moto cortar e atropelar quem está a pé, fato este que aconteceu recentemente.

A recomendação para os condutores é de que, ao se aproximarem de uma faixa de pedestre, reduzam a velocidade e fiquem atento às pessoas. Se perceberem que alguém deseja atravessar, pare e espere até que o trajeto seja feito em segurança.

Quem anda a pé também deverá ser educado sobre a forma correta de se comportar nas ruas: atravessar somente na faixa. E nós, os condutores de veículos, poderemos fazer isto: vamos parar para o pedestre atravessar somente nos locais onde houver esta sinalização. Assim ele saberá que conseguirá fazer a travessia se estiver também respeitando a lei.

Esta mudança de atitude, de ambos os lados, depende de nós. Afinal, as cidades foram idealizadas para as pessoas e todo condutor de veículo também é um pedestre.

Quem sabe, mais rápido do que imaginamos, poderemos ver o motorista parando quando o pedestre sinalizar com a mão que deseja atravessar?

Imagem da campanha "Novo Sinal" - Porto Alegre


Cartilha da Campanha Educativa "Pé na faixa" - Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!