Pular para o conteúdo principal

"Atitude depende do primeiro passo"

É uma grata satisfação começarmos a observar uma mudança de atitude em vários motoristas de Santos Dumont no tumultuado centro da cidade: o respeito ao pedestre.

Muitos deles já estão parando na faixa e deixando as pessoas atravessarem. Mas ainda há muitos motoristas precisando de educação no trânsito: se um decide respeitar a faixa de pedestres, o de trás buzina porque acha um absurdo a preferência ser do pedestre. E, para piorar, ainda existe a possibilidade de uma moto cortar e atropelar quem está a pé, fato este que aconteceu recentemente.

A recomendação para os condutores é de que, ao se aproximarem de uma faixa de pedestre, reduzam a velocidade e fiquem atento às pessoas. Se perceberem que alguém deseja atravessar, pare e espere até que o trajeto seja feito em segurança.

Quem anda a pé também deverá ser educado sobre a forma correta de se comportar nas ruas: atravessar somente na faixa. E nós, os condutores de veículos, poderemos fazer isto: vamos parar para o pedestre atravessar somente nos locais onde houver esta sinalização. Assim ele saberá que conseguirá fazer a travessia se estiver também respeitando a lei.

Esta mudança de atitude, de ambos os lados, depende de nós. Afinal, as cidades foram idealizadas para as pessoas e todo condutor de veículo também é um pedestre.

Quem sabe, mais rápido do que imaginamos, poderemos ver o motorista parando quando o pedestre sinalizar com a mão que deseja atravessar?

Imagem da campanha "Novo Sinal" - Porto Alegre


Cartilha da Campanha Educativa "Pé na faixa" - Londrina

Comentários