Seguidores

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Cícero e as eleições


13/06/2012

Estamos vivendo, por várias motivações, um ano atípico. Destaque para o “tsunami financeiro/monetário” internacional, com efeitos colaterais em nossa economia, o aumento da pressão da FIFA, sobre o cronograma das obras dos estádios para a Copa de 2014, realização das Olimpíadas em Londres e, a mais expressiva de todas, as eleições municipais no Brasil.

Que os políticos priorizem a redução (contínua) do custeio da gestão pública, o aumento da taxa de investimento e a elevação do grau de conhecimento do cidadão brasileiro. Mudança de foco: do consumo para a produtividade, que significa fazer cada vez mais, e melhor, com cada vez menos.

A política nos leva ao Império Romano, o mais badalado da história da humanidade, e a citação do ensinamento do célebre Cícero (106-43 A.C.) – filósofo, advogado, escritor, político e o maior orador romano: “temos que equilibrar o orçamento, proteger o tesouro, combater a usura e reduzir a burocracia. Caso contrário, afundaremos todos.”

Ainda nos lembramos do estudo das célebres Catilinárias de Cícero, nas aulas de latim no colégio salesiano – Liceu N. S. Auxiliadora (Campinas).

Se todos os políticos, e os gestores públicos, tivessem lido, assimilado e administrado dentro do espírito desse pensador, não teríamos tanto endividamento inadequado em prefeituras, países literalmente falidos e baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – mesmo quando o PIB – Produto Interno Bruno – mostra-se expressivo.

Que, políticos ou não, cada cidadão brasileiro não venda o seu voto por vantagens pessoais. Que o “jeitinho brasileiro”, a promessa de um cargo comissionado e o status social não nos façam reféns da nossa própria consciência, não nos tirem a sagrada liberdade de nos manifestar com ética e não nos transformem numa espécie de bonecos de ventríloquos.

Que o voto seja, muito além de um dever cívico, um direito que devemos exercer com responsabilidade social.

Encerramos com a frase de Peter Drucker (1909-2005), um dos mais célebres pensadores sobre Gestão Organizacional; “Não existem países subdesenvolvidos. Existem países subadministrados”.

Faustino Vicente
Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos
faustino.vicente@uol.com.br
Tel.(011) 4586.7426 - Jundiai (Terra da Uva) São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!