Seguidores

sábado, 12 de janeiro de 2013

O engano foi de quem?

Jornal Mensagem - 12/01/2013

O projeto de Lei N 003/ 2013, encaminhado pelo prefeito municipal Bebeto Faria para análise e votação do Legislativo, que revogou  a legislaçao municipal que dispunha sobre o processo de escolha, pelas comunidades escolares, dos servidores que terão seus nomes sugeridos ao Governo Municipal para serem nomeados a fim de exercerem cargos de Diretor de Escola ou Coordenador, e dos servidores para exercerem a função de Vice-Diretor, nas unidades escolares municipais e continha outras providências,  foi aprovado pelo Legislativo Municipal na reunião do dia 07 de janeiro.

O presidente da Mesa Diretora, José Abud Neto distribuiu o projeto e foi aprovada a sua votação, após um pedido de ‘urgência simples’ solicitado pelo vereador Cláudio Paes.

Conforme a publicação do Jornal Mensagem, segundo o prefeito Bebeto, “A administração anterior, no apagar das luzes, como um dos derradeiros atos da administração, optou por criar um processo de eleição para cargos não integram a estrutura regular da administração” e na justificativa do projeto, a assessoria jurídica do prefeito afirma que o projeto é inconstitucional, já que não existem estes cargos na estrutura administrativa da prefeitura.

Como não temos acesso a todas as leis do Município, não podemos comentar esta revogação sobre a inexistência dos cargos de Diretor e Vice-Diretor em todas as escolas municipais. Mas houve um engano, tanto do Prefeito como de sua assessoria jurídica, quanto à Escola Municipal Anita Soares Dulci.

A LEI Nº 3.895 de 28 de Março de 2.007, que dispõe sobre o processo de criação da Escola Municipal Anita Soares Dulci e contém outras providências, deixa bem clara a existência destes cargos naquela unidade escolar.

"TÍTULO II

CAPÍTULO I

DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA

Art. 5º - A Escola Municipal Anita Soares Dulci, estará vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Art. 6º - A estrutura do EMASD, compreende atividades de Direção, Vice-direção, Supervisão Pedagógica, Secretaria, Docência e Serviços Gerais, sendo que o quadro de pessoal organizar-se-á de modo a atender as suas necessidades, especialidades, peculiaridades e grau de complexidade, conforme do Decreto que regulamentar a presente Lei.

CAPÍTULO II

DA ORGANIZAÇÃO DAS UNIDADES DE SERVIÇOS

a) DA DIREÇÃO

Art. 7º - Fica criado o cargo de Diretor da Escola Municipal Anita Soares Dulci, constituído de Cargo de provimento comissionado, de simbologia CC-2, que será exercido, conforme as disposições legais e normas vigentes, por profissionais da educação, nomeado pelo chefe do Executivo Municipal.
Parágrafo Único – As atribuições e responsabilidades do diretor da Escola Municipal Anita Soares Dulci serão estabelecidas através de Decreto Municipal.

b) DA VICE-DIREÇÃO

Art. 8º - Fica criado o cargo de Vice-diretor da Escola Municipal Anita Soares Dulci, constituído de Cargo de provimento comissionado de simbologia CC-3, que será exercido, conforme as disposições legais e normas vigentes, por profissional da educação, nomeado pelo chefe do Executivo Municipal.
Parágrafo Único – as atribuições e responsabilidades do Vice-Diretor da Escola Municipal Anita Soares Dulci serão estabelecidas através de Decreto Municipal.
"

Surpreende-nos a falta de conhecimento da legislação municipal por parte de vereadores que já tiveram mandatos e a pressa dos novos em aprovar coisas sobre as quais eles não têm conhecimento. 

Surpreende-nos também a procuradoria jurídica da Câmara Municipal, que é responsável pelos relatórios da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, como bem disse o Vereador Cláudio Paes na sessão do último dia 07, não se preocupar em verificar a existência de leis sobre as quais ela mesma emitiu pareceres em 2007. 

Surpreende-nos mais ainda, a assessoria jurídica da Prefeitura elaborar novos projetos e induzir o Prefeito a cometer erros, sem ter tido o tempo suficiente  e a mínima preocupação em verificar se as leis já foram votadas anteriormente.

Só um lembrete a todos os inexperientes: Quem declara a inconstitucionalidade de uma lei é a justiça e para isto ela deve ser provocada.

É mais fácil revogar tudo, para não perder tempo pesquisando. 

Isto é só o começo...

Veja a lei original:





3 comentários:

  1. Está tudo tão ditatorial que é preferível nem saber das coisas para não passar raiva... Governo agrário é isso aí, sempre no coronelismo da 1ª república. O apelido de SD agora é "cidade do curral".
    Cadê um jornal local que não seja comprado????

    ResponderExcluir
  2. Eu nao sou advogada, mas pode o legislativo revogar uma lei que o executivo acha inconstitucional ? Isso pode ? Eu como estudante de direito fiquei com esta duvida, ainda mais sabendo que os cargos existem .

    ResponderExcluir
  3. Como é que mandam uma lei revogando outra afirmando que não tem os cargos se tem lei de criaçao das escolas com estes cargos ? Como é que mandam para a imprensa uma afirmação do prefeito e o mesmo é desmentido em publico, vejam a lei acima ?
    Acorda prefeito, acorda vereadores, o apressado come crú. Se o projeto tivesse seguido o regimento, 48 horas antes de ser votado, tudo seria melhor esclarecido. E ainda tem vereador eleito pela oposição comendo mosca.

    ResponderExcluir

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!