Seguidores

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Primeira sessão da Câmara Municipal de Santos Dumont - 07/01/2013

Muitos, ao lerem o título, vão estranhar pois, na realidade, a primeira sessão (extraordinária) ocorreu no dia 02/01/2012, mas como foi somente para a montagem das comissões, não vamos considerá-la como a primeira.

Com o início de uma nova era, é necessário que seja divulgado o Regimento Interno atualizado da Câmara Municipal e também os dias e horários em que as Comissões permanentes se reunem para discutirem os projetos e emitirem seus pareceres.

Comissão Permanente Legislação, Justiça e Redação Final
Cláudio Paes - Relator
Cláudia Jacinto Corrêa -  Membro
Cláudio Almeida- Membro
Flávio Henrique Ramos de Faria- 1º Suplente
Altamir Moisés de Carvalho- 2º Suplente

Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Tomada de contas
João Batista Barbosa Crescêncio - Relator
Cláudio de Almeida -  Membro
Luciano Gomes -  Membro
Felipe da Silva Chaves - 1º Suplente
Valdir Lúcio Nogueira -  2º Suplente

Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Agroindústria, Comércio e Turismo
Flávio Henrique Ramos de Faria - Relator
Valdir Lúcio Nogueira - Membro
Altamir Moisés de Carvalho - Membro
Luciano Gomes - 1º Suplente
Sebastião Vicente Ribeiro -  2º Suplente

Comissão Permanente de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos
Valdir Lúcio Nogueira - Relator
Sebastião Vicente Ribeiro -  Membro
Cláudia Jacinto Corrêa - Membro
João Batista Barbosa Crescêncio - 1º Suplente
Cláudio Paes - 2º Suplente

Comissão Permanente do Meio Ambiente
Cláudio Paes - Relator
Felipe da Silva Chaves -  Membro
Luciano Gomes -  Membro
Altamir Moisés de Carvalho - 1º Suplente
João Batista Barbosa Crescêncio - 2º Suplente

Comissão Permanente de Participação Popular
João Batista Barbosa Crescêncio - Relator
Valdir Lúcio Nogueira -  Membro
Felipe da Silva Chaves - Membro
Cláudio de Almeida - 1º Suplente
Luciano Gomes - 2º Suplente

Na sessão de 07/01, era de se esperar que houvesse erros e uma certa desorganização. Isto seria até desculpável, devido à renovação das cadeiras, a falta de experiência dos vereadores. Mas a nova legislatura conseguiu a façanha de suplantar todas as outras que já passaram.

 
A sessão, regimentalmente marcada para iniciar-se às 18 horas, começou após às 19h20min, porque aguardavam a chegada de projetos que seriam votados.

Todos os Vereadores, no dia em que tomaram posse, fizeram o seguinte juramento:

"PROMETO CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO E A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, OBSERVAR AS LEIS, CUMPRIR O REGIMENTO INTERNO DA CASA E DESEMPENHAR COM LEALDADE O MANDATO QUE ME FOI CONFIADO, TRABALHANDO SEMPRE PELO PROGRESSO DO MUNICÍPIO E BEM ESTAR DO SEU POVO".

Não foi isto o que aconteceu...

A desorganização foi geral. Estavam todos perdidos, projetos foram votados em regime de urgência simples, sem que vereadores soubessem o conteúdo do que estariam votando.

Revogaram leis promulgadas em 2012, discutidas com a sociedade e acordadas com o Sindicato: o apostilamento dos Diretores da Educação foi revogado, mas esqueceram-se de revogar também o apostilamento de outras Secretarias. Houve falta de civilidade e decoro de vereador, ironias e piadinhas, interferências de edil para orientar o Presidente da Mesa e disseram que não gostariam de ficar relembrando o passado, mas que terão que lembrá-lo.

Como eles vão relembrar o passado, a imagem que ilustra este texto é também uma imagem do passado, que relembra a vergonha e a tristeza.

A sessão foi transmitida pela Internet e nos envergonhamos em saber que o mundo inteiro pode ter acesso e presenciar o comportamento de alguns vereadores da Câmara Municipal de Santos Dumont.

Veja aqui: Câmara Municipal de Santos Dumont - 07/01/2013  

5 comentários:

  1. Triste ver o que nos agurada pelos próximos 4 anos.

    ResponderExcluir
  2. Como cidadão sandumonense, não tive estômago para assistir a toda a sessão, apenas parte da discussão sobre a revogação da nobre lei do rodeio, coisa que aconteceu sem que os vereadores sequer tivessem esquentado as cadeiras e dado a oportunidade dos apoiadores da lei conhecerem com antecedência a pauta do dia, para se organizarem. Uma vergonha mesmo. Está inaugurado o que seja talvez o estilo mais baixo de se governar já visto em SD. Tanta falta de decoro, subversão de normas e dignidades (onde já se viu posse à meia-noite, para todos poderem beberem todas e ficar com a ressaca no dia de ano novo sem compromissos públicos, forçando trabalhadores da Cãmara a trabalharem nesta hora). Tudo lembra a empáfia e mau-gosto de novos-ricos do governo Collor de Mello, que por achar que tudo podia, caiu cedo.

    Para não parecer que somos da oposição petista, ou sei lá o quê, assinalamos, também, que por se achar acima do bem e do mal, o PT teve seu deplorável Mensalão exposto, encerrou para sempre as pretensões políticas de José Dirceu, e manchou a imagem de um Lula cego, que nem um filme "santificador" e um câncer, pode melhorar.

    Que o exemplo dos escalões mais altos do governo sirvam de alerta aos pequenos de um município desconhecido no mapa, como SD. Mais humildade e honestidade é o mínimo recomendável, já que esperar por inteligência e competência é sonhar demais.

    ResponderExcluir
  3. Começou mau... e eu que alimentei a esperança de uma nova fase para S Dumont, cada vez mais sei que meu destino é ir embora deste lugar, uma cidade que só anda para traz.

    ResponderExcluir
  4. Isso aqui tá parecendo Maranhão... O executivo municipal (prefeito) mandar revogar como primeiro projeto de seu governo (PL 001/13) uma lei que foi fruto da discussão com a sociedade organizada, aberta ao diálogo a todos em Audiência Púbica, somente porque sua pasta é composta dos organizadores do evento rodeio, ou seja, por duas famílias, sendo uma a dele... Isso que é dizer: "quem manda agora aqui somos nós; fazemos o que queremos". A democracia não é feita de atos arbitrários assim. Ainda mais retirando o direito às eleições democráticas das escolas municipais. Isso é retroceder aos tempos da ditadura.

    ResponderExcluir
  5. Se o Prefeito mandou o Projeto liberando o Rodeio e acabando com as eleições diretas para diretores, porque não enviou tambem o da Copasa já que está onerando nossa população cobrando um serviço que ainda não foi feito? começou bem

    ResponderExcluir

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!