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Prioridades e metas da Administração Municipal em 2014

Gabinete do Prefeito

- Implementação de Políticas Públicas
- Coordenação do Orçamento Participativo
- Manutenção das Atividades do Gabinete
- Representação Política e Social do Executivo

Procuradoria Jurídica

- Manutenção da Procuradoria Jurídica 
- Manutenção de convênio para funcionamento do Poder Judiciário 
- Prestação de serviços de advocacia através do serviço de assistência jurídica gratuita e Conselho Tutelar conforme demanda 
- Pagamentos de precatórios e despesas processuais 
- Aquisição de livros e periódicos 
- Planejar, segundo a LRF, os Riscos Fiscais para o Município 
- Cobrança e ou execução judicial da dívida ativa do Município 
- Contratação de assessoria 
- Manutenção de Convênios 
- Participação de cursos especializados, congressos, fórum e seminários. 
- Manutenção do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor. 

Secretaria Municipal de Administração

- Cumprimento de Sentenças Judiciais 
- Valorização dos Servidores Municipais 
- Apoio às Instituições sem fins lucrativos 
- Apoio à Junta do Serviço Militar 
- Realização de Concursos Públicos 
- Manutenção da Secretaria de Administração 
- Divulgação de Atos Oficiais e de Utilidade Pública 
- Elaboração de Plano de Carreira do Servidor Municipal 
- Implementação do Programa Gestão em Segurança do Trabalho 
- Implantação do Restaurante Popular 
- Manutenção de Convênios 

Secretaria Municipal de Finanças

- Acompanhar Junto a Secretaria Estadual de Arrecadação a apuração do VAF a Apuração do VAF 
- Recadastramento Imobiliário para correção, Inclusão ou exclusão de imóveis no Município. 
- Criação do Setor de Cobrança 
- Rever o Código Tributário Municipal. 
- Treinamento Junto a Secretaria de Educação sobre informações fiscais junto a população 
- Melhoria no sistema de informações na área da Fazenda 
- Implementar o Programa da “Lei Robin Hood “com objetivo de melhoria de arrecadação do ICMS. 
- Manutenção da Secretaria de Finanças 
- Manutenção dos Serviços Contábeis 

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

• Manutenção e construção de vias e estradas vicinais 
• Manutenção e construção de estradas no perímetro urbano 
• Construção de obras de arte (pontes. etc) 
• Terceirização de serviços 
• Construção de loteamentos 
• Construção de casas populares 
• Serviços de terraplanagem 
• Celebração de convênios 
• Obras de contenção de encostas 
• Obras de infraestrutura pavimentação asfáltica e calçamento poliédrico 
• Construção de mata-burros 
• Aquisição de imóveis de domínio Público e Patrimonial 
• Plano de recapeamento de vias 
• Construção e manutenção de praças 
• Reestruturação da garagem municipal para abrigar a SMO 
• Construção de barragem de contenção 
• Construção de reservatório de água 
• Limpeza e desobstrução de redes pluviais e de esgoto 
• Construção de galerias de captação de águas pluviais 
• Obras de rede de distribuição de água potável na Zona Rural 
• Construção e manutenção de poços artesianos 
• Canalização e limpeza de rios córregos e canais 
• Construção e manutenção de rede de esgoto sanitário nos distritos 
• Manutenção e construção de quadras poliesportivas 
• Manutenção de prédios históricos e culturais 
• Aquisição dc equipamentos 
• Projetos de urbanização dos bairros (vias. praças. calçadas e jardins) 
• Revitalização e manutenção do Cemitério Municipal 
• Construção de novo cemitério 
• Construção do Necrotério Municipal 
• Construção. manutenção e reformas de praças e jardins 
• Manutenção da limpeza pública 
• Manutenção da iluminação pública 
• Manutenção dos serviços de sinalização do trânsito 
• Revitalização e manutenção do terminal rodoviário 
• Construção de novo terminal rodoviário 
• Operacionalização da coleta seletiva de lixo urbano 
• Projeto de reestruturação do trânsito 
• Reestruturação e manutenção do Matadouro Municipal 
• Terceirização dos serviços 
• Revitalização e manutenção do Rio das Posses 
• Padronização da Feira Livre 
• Aquisição de placas para logradouros públicos 
• Criação e organização de serviços de motofrete e mototáxi. no âmbito do Município de Santos Dumont 
• Implantação e Manutenção da Usina de Reciclagem e aterro para materiais de construção 
• Construção de necrotérios nos distritos 
• Manutenção de torre repetidora de Sinais de TV 
• Aquisição de Equipamentos e manutenção dos serviços de sinalização de trânsito 
• Construção e Manutenção de Banheiros Públicos na Praça Cesário Alvim 

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas

- Desenvolvimento de projetos voltados aos portadores de deficiência física e ao idoso.
- Apoio e desenvolvimento de Projetos ligados a criança e ao adolescente.
- Distribuição de passes de ônibus urbanos para pessoas sem recursos, que estejam em tratamento que não possam ser beneficiadas pela Lei do Passe Livre.
- Implantação de programas direcionados a construção de habitações populares, inclusive em parcerias.
- Formação, em parceria, com a Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de equipe de profissionais a fim de realizarem atendimentos em casas que proporcionem riscos de desabamento fazendo levantamentos, plantas e planilhas de materiais a serem utilizados na recuperação das referidas habitações.
- Distribuição de cestas básicas.
- Apoio às Associações de bairros.
- Apoio a entidades filantrópicas.
- Manutenção do Conselho Tutelar.
- Assistência aos candidatos a recebimento de Beneficio da Prestação Continuada - BPC(LOAS).
- Ajuda de funeral par a pagamento de urna popular (Benefício Eventual).
- Emissão de carteirinhas de passe livre para pessoas Portadoras de deficiências físicas e mentais.
- Implementação de Projetos para concessão de passagens para pessoas carentes a sua cidade natal.
- Desenvolvimento de Projetos em parcerias com o Governo Federal e Estadual.
- Manutenção dos Conselhos Municipais.
- Planejamento das Ações, inclusive com preenchimento das fichas socioeconômicas.
- Manutenção do Programa PETI.
- Subvenções sociais.
- Manutenção de Convênios.
- Apoio ao migrante: Passagens e alimentação.
- Construção de horlas comunitárias.
- Manutenção e ampliação dos CRAS.
- Auxilio par a recuperação de moradias de risco.
- Manutenção do CREAS.
- Manutenção do NACA - Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente.
- Manutenção e ampliacão do Programa Bolsa Família
- Informatização da rede sócio assistencial. 
- Capacitação dos recursos humanos. 
- Contratação de equipe técnica para desenvolvimento das ações da Secretaria. 
- Criação e manutenção de programa de prevenção ao uso de drogas 
- Diagnóstico socioeconômico do Município. 
- Restaurante Popular. 
- Manutenção do PRONATEC. 
- Convênios Clínicas de Recuperação de Dependentes Químicos. 
- Manutenção de Entidades Não-Governamental registradas no CMAS. 
- Benefícios Eventuais: Auxilio Natalidade, Auxilio funeral, Situação vulnerabilidade temporárias e calamidade pública - Art. 22 LOAS. 
- Manutenção e ampliação do programa de assistência Projovem Adolescente 

Secretaria Municipal de Educação

Divisão de Ensino
• Atendimento da demanda da Educação Infantil, Ensino Fundamental incluindo a Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos EJA. 
• Programas de capacitação de Professores, Pedagogos, Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) e equipe administrativa das Escolas e Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC. 
• Manutenção e estabelecimento de novos convênios e parcerias com Universidades, Faculdades e ou Centros Universitários visando capacitação de profissionais, desenvolvimento de projetos, consultorias ligadas a área de educação. 
• Programa de Aquisição de Material Didático Pedagógico para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e apoio às Bibliotecas Escolares. 
• Apoio à pesquisa escolar através da internet e inclusão digital. 
• Programas de incentivo a leitura e aquisição de livros para a Biblioteca Pública; 
• Reforma ampliação e informatização da Biblioteca Municipal incluindo o acervo 
• Aquisição de equipamento de fotografia, filmagem e sonorização. 
• Implementação do Programa PROINFO - MEC/FNDE  - SRE/JF na informatização das escolas NTM - Núcleo de Tecnologia Municipal. 
• Revitalização de convênios com Empresas e Entidades no âmbito educacional e cultural. 
• Manutenção de convênios com o MEC, FNDE e QESE. 
• Implantação de Programa de Educação Profissional
• Programa de Alimentação Escolar e acompanhamento do mesmo pelas Nutricionistas. 
• Programa de Transporte Escolar Urbano e Rural atendendo as Redes Estadual e Municipal. 
• Programa de equipamento, reforma e expansão da rede física escolar Municipal e construção de Escolas e Creches. 
• Construção, manutenção e cobertura de Quadras e aquisição de materiais esportivos para as Escolas. 
• Programa de valorização do magistério e demais profissionais da Educação. 
• Financiamento de viagens para participação em cursos, congressos, simpósios e similares ligados a área de Educação. 
• Manutenção e participação efetiva nos diversos conselhos. 
• Associação com a União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação - UNDIME. 
• Revisão do Plano Decenal. 
• Aquisição de equipamentos visando atendimento eficaz e eficiente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. 
• Atendimento as entidades sociais por meio de subvenções no que diz respeito ao aluno. 
• Apoio à realização de competições esportivas nas Escolas do Município. 
• Programa de incentivo a Prática Esportiva. 
• Programa de incentivo as atividades físicas para a 3ª idade. 
• Incentivo e valorização da representação artística e cultural do Município através da atuação do Centro Municipal Artístico e Musical Johann Sebastian Bach - CEMAN. 
• Participação efetiva da Divisão de Cultura nos eventos das datas comemorativas previstas no Calendário Municipal. 
• Preservação da Memória e do Patrimônio Cultural. 
• Programas de equipamentos e otimização do Centro Cultural. 
• Parceria coma a sociedade Civil ligadas a cultura. 
• Construção e Manutenção de Casas de Cultura nos Bairros. 
• Implantação, Manutenção de Programa de Olimpíadas científicas nas escolas municipais e premiação correspondentes. 
• Construção e Manutenção de Museu Municipal 
• Criação, manutenção e apoio de festivais de músicas populares 
• Criação e manutenção de Biblioteca ambulante. 

Secretaria de Saúde

• Manutenção do C.E.O; 
• Implantação dos PSB’s saúde bucal.    
• Criação de CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) 
• Manutenção do Programa DST/AIDS); 
• Ampliação dos serviços de fisioterapia: 
• Criação e implantação do NASF (Núcleo Atenção Saúde da Família); 
• Ampliação do atendimento Psicológico; 
• Manutenção do SISVAN; 
• Criação de Ouvidoria da Saúde; 
• Implantação da rede de urgência e emergência; 
• Programa Saúde Bucal nas Escolas de Ensino Fundamental; 
• Aquisição de gabinetes Odontológicos, 
• Criação e Implantação do Programa Saúde do Idoso, 
• Manutenção do Programa Saúde em Casa (PSC); 
• Manutenção do Programa Farmácia Popular; 
• Criação e Manutenção da Central de ambulâncias com funcionamento 24hs; 
• Criação do Banco de Medicamentos: 
• Adesão ao Programa Farmácia Minas; 
• Manutenção da Conferência Municipal de Saúde; 
• Adesão ao programa Academia de Saúde; 
• Criação de residências terapêuticas; 
• Adesão ao programa Aliança pela vida; 
• Adesão ao Programa geração saúde; 
• Adesão à rede de cuidados a pessoas com deficiências; 
• Implantação CAPS - AD (Álcool e Droga); 
• Adesão e Manutenção de consórcios intermunicipais de Saúde; 
• Construção e Manutenção de uma UPA no Município 
• Construção de Unidades Básicas de Saúde 
• Ampliação, Manutenção e reforma de unidades básicas de saúde já existente 
• Manutenção e criação dos programas de saúde vigentes; 
• Criação de assistência à saúde domiciliar; 
• Aquisição de equipamentos para a Secretaria de Saúde, 
• Informatização de todos os setores da área de Saúde; 
• Aquisição de veículos; 
• Aquisição de equipamentos para as Unidades de Saúdes existentes; 
• Manutenção do Programa de Saúde da Mulher, 
• Manutenção da Casa da Criança; 
• Manutenção do Conselho Municipal de Saúde; 
• Manutenção de Convênios, 
• Implantação de programa de treinamento e capacitação; profissional em consonância com a Política Nacional de Humanização (PNH); 
• Promoção e melhoria da saúde do trabalhador (PST) Programa de saúde; 
• Manutenção da Vigilância em Saúde; 
• Subvenções Sociais; 
• Implantação de Novas Equipes do programa de Saúde da Família; 
• Adquirir e Distribuir Medicamentos de uso corrente, visando atender aos grupos diversos; 
• Implantação de serviços especializados em cardiologia, ortopedia, pediatria, ginecologia e endocrinologia, etc, 
• Descentralização da vacinação Adulto e Infantil, 
• Criação de centro de Zoonoses; 

Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária

- Promover Uursos de Qualificação e aprendizagem l-(SENAR)
- Realização de Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável
- Distribuição de Sementes, Corretivos ao pequeno produtor Rural
- Manutenção das atividades de Assistência ao Produtor Rural
- Realização de Concursos Leiteiros nos Distritos e na Cidade
- Realização de Aração e Gradagem de Terra em propriedades dos Produtores Rurais
- Atendimento ITR
- Manutenção da UMC - INCRA para atendimento CCIR
- Apoio e Incentivo aos CCP (Centro comunitário de produção)
- Apoio as Associaçoes Comunitarias Rurais
- Convênios com Associações e Entidades
- Apoio a Agroindústria
- Conserva e manutenção de Estradas Vicinais
- Reativação do Tele centro
- Vacinação de bezerras contra Brucelose
- Captura de Morcegos para o controle da Raiva
- Implantação do programa Balde Cheio
- Implantação de Programa para Inseminação Artificial
- Apoio ao CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável)
- Construção e manutenção de Usina de Beneficiamento de Leite “in natura”


Controle Interno

•Assessorar os responsáveis pela elaboração de planos, orçamentos e programação financeira, com informações e análises relativas à gestão dos órgãos da Administração Municipal. 
•Avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos do Município. 
•Avaliar, mediante parecer, os resultados, quanto legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, economicidade e razoabilidade nas áreas de pessoal, material e financeira. 
•Elaborar, apreciar e submeter ao Prefeito Municipal, estudos, propostas de diretrizes, programas e ações que visam à racionalização da execução da despesa. 
•Emitir relatório, por ocasião do encerramento do exercício, sobre as contas e balanço geral do Município, e nos casos de inspeções, verificação e tomadas de contas feitas pelo Tribunal do Estado. 
• Executar os trabalhos de verificação nas diversas áreas e órgãos constitutivos do Poder Executivo. 
•Orientar, acompanhar, examinar e analisar a gestão orçamentária, financeira, patrimonial e operacional dos órgãos da administração pública municipal. 
•Zelar pela organização e manutenção atualizada dos cadastros dos responsáveis por dinheiro, valores e bens públicos, o controle de estoque, almoxarifado, patrimônio, abastecimento, manutenção de veículos, obras, convênios e atendimento à assistência social, assim, como dos órgãos e entidades sujeitos à auditoria pelo Tribunal de Contas do Estado. 

Secretaria Municipal de Modernização Administrativa

- Coordenação das Atividades de Modernização Administrativa 
- Elaboração de Planos e Projetos de Modernização Administrativa 
- Implantação de Sistema de Informação dos dados Estatísticos do Município 
- Manutenção da Secretaria de Modernização Administrativa 
- Implementação do Programa Cidade Digital 
- Instalação do CPD (Centro de Processamento de Dados) 
- Programa de Capacitação de Funcionários para o Uso de Ferramentas de TI 
- Manutenção do Portal da Prefeitura 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Esporte, Turismo e Lazer

Divisão de Meio Ambiente
-Estruturar a Secretaria de Meio Ambiente;
Implantar o Sistema Municipal de Meio Ambiente;
Assessorar e dar suporte ao Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMDEMA no desenvolvimento de suas atividades; Criação das câmaras técnicas,
- Manter o FUMDEMA (Fundo Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente);
- Implantar o Plano Integrado de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos;
- Implantar a Coleta Seletiva Municipal;
- Incentivar ações de Reciclagem;
- Implantar o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil;
- Coordenar implantação da Agenda 21 local;
- Elaborar Plano de Recuperação de Áreas Degradadas;
- Elaborar e acompanhar a implantação do Plano Municipal de Meio Ambiente e de Recursos Naturais,
- Estabelecer diretrizes e monitorar, quando pertinente, os padrões de qualidade ambiental; 
- Atuar na fiscalização, proteção, conservação e promoção do meio ambiente no Município, no que concerne à prevenção e à correção da poluição e degradação ambiental, observadas as diretrizes políticas ditadas pelas legislações ambientais, normas e deliberações do COMDEMA; 
- Melhorar e preservar a qualidade dos indicadores ambientais: ar, água, solo através de Lei Municipal de Meio Ambiente e de uma fiscalização ambiental; 
- Criar e cuidar de APA (Área de Preservação Ambiental);
- Monitorar as áreas de risco ambiental para evitar a sua ocupação pela população; 
- Propor a construção de áreas de interesse coletivo através de projeto que incentivem a melhoria da qualidade ambiental e de vida da população; 
- Elaborar Plano de Recuperação de Áreas de Nascentes, bem como, Matas Ciliares;
- Plantio e manutenção da arborização nas vias públicas; 
- Implantação do Programa Conservador e Produtror das Águas; 
- Implantar a Educação Ambiental junto às escolas públicas e privadas do Município, 
- Colaborar na elaboração de políticas de educação ambiental como processo permanente, integrado e multidisciplinar; 
- Criação de uma Unidade de Educação Ambiental no Parque Municipal da Lagoa com adequação das instalações onde seria o canil municipal; 
- Implantar Calendário Ambiental; 
- Fortalecer os Eventos alusivos ao Meio Ambiente; 
- Reestruturação e Manutenção do Horto Florestal através da produção de mudas de essências nativas e sementes; 
- Manutenção do Parque Municipal da Lagoa; 
- Criação de Unidades de Conservação;
- Promover a criação de RPPN (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) no âmbito Municipal;
- Implantar um Sistema de Informação Geográfica objetivando a leitura ambiental do Município; 
- Implantar programa de castração dos animais e implantação de chip’s nas fêmeas para monitoramento;
- Promover a poda e corte de árvores anuais nos logradouros públicos através de avaliação fitossanitária;
- Integrar o Município aos sistemas Estadual e Nacional de Meio Ambiente e estabelecer parcerias com a Administração Pública e com a sociedade civil; 
- Garantir e promover as condições necessárias para que a gestão ambiental no Município ocorra de forma participativa; 
- Sensibilizar a participação comunitária no planejamento, execução e vigilância das atividades que visem à proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável;
- Dar suporte técnico e elaborar propostas de planos, programas, projetos e ações voltadas para a proteção e a promoção do meio ambiente e dos recursos naturais e para a busca do desenvolvimento sustenável; 
- Promover parcerias com Universidades, Faculdades, Instituições de Ensino, Ong’s, Associações, Cooperativas comprometidas com o Meio Ambiente; 
- Analisar e opinar na concepção de projetos e obras públicas que interfiram no meio ambiente; 
- Assessorar o Município em comitês, consórcios e associações com organizações e demais entidades de direito público; 
- Apoiar programas, projetos e ações destinadas ao reconhecimento ambiental, levantamento de fauna e flora, recuperação e conservação do meio ambiente, reaproveitamento de resíduos e desenvolvimento de tecnologias mais limpas; 
- Organizar, manter e disponibilizar de forma sistemática informações ambientais de interesse do Município; 
- Celebrar contratos e convênios, observadas as competências dos demais órgãos e entidades municipais;
- Implantar programa de educação e controle da poluição sonora e a poluição atmosférica de acordo com Legislação Municipal;
- Aquisição, Instalação e Manutenção de aparelhos de Ginástica nas Principais Praças Públicas do Município.

Divisão de Esporte e Lazer
• Aquisição de Materiais Esportivos Geral 
• Aquisição de Materiais Esportivos Específicos 
• Realização de Etapas de Competições Esportivas (Jogos de Minas; Jemg) 
• Realização dos Jogos Estudantis da Primavera 
• Realização dos Jogos dos Servidores 
• Realização Circuito de Corrida de Rua 
• Realização Torneio Municipal de Xadrez 
• Realização Torneio Municipal de Sinuca 
• Realização Torneio Municipal de Buraco 
• Realização de Rua de Lazer 
• Realização de Cursos de Capacitação de Árbitros 
• Realização de Cursos de Capacitação de Pessoal em Parceria com Universidades 
• Realização da Motociata 
• Realização de Eventos para a Maior Idade 
• Realização de Eventos ou Palestras Direcionadas aos Atletas Paralímpicos 
• Apoio ao Esporte Amador 
• Apoio a Entidades Organizadas (Copa Cultura ( Copa Máster, Liga de Desportos, Liga de Futsal, A.A Pernalonga, Equipe de Handebol)

• Apoio a Eventos de 0ff Road
• Apoio a Eventos de Mountain Bike
• Apoio a Enduros
• Apoio a Torneios Esportivos em Geral
• Apoio a Prograrnas e Projetos de Incentivo a Prática Desportiva
• Apoio a Representações Esportivas do Município
• Manutenção do Conselho Municipal de Esporte
• Manutenção de Convênios
• Subvenções Sociais
• Manutenção das Praças Esportivas (Tangará Tênis Clube, Quadra do Bairro Boa Vista, Quadra do Bairro Santo Antonio, Pista de Skate, Estádio Municipal e Outros)
• Aquisição de Terrenos para Construção de Quadra Poliesportiva, Pista de Atletismo
• Aquisição de Veiculo Vam para Transporte Esportivo
• Aquisição de Equipamentos para Manutenção de Campo de Futebol 
• Aquisição de Materiais Esportivos Geral 
• Aquisição de Materiais Esportivos Específicos 
• Realização de Etapas de Competições Esportivas (Jogos de Minas; Jemg) 
• Realização dos Jogos Estudantis da Primavera 
• Realização dos Jogos dos Servidores 
• Realização Circuito de Corrida de Rua 
• Realização Torneio Municipal de Xadrez 
• Realização Torneio Municipal de Sinuca 
• Realização Torneio Municipal de Buraco 
• Realização de Rua de Lazer 
• Realização de Cursos de Capacitação de Árbitros 
• Realização de Cursos de Capacitação de Pessoal em Parceria com Universidades 
• Realização da Motociata 
• Realização de Eventos para a Maior Idade 
• Realização de Eventos ou Palestras Direcionadas aos Atletas Paralimpicos 
• Apoio ao Esporte Amador 
• Apoio a Entidades Organizadas (Copa Cultura, Copa Máster, Liga de Desportos, Liga de Futsal, A.A Pernalonga, Equipe de Handebol
• Apoio a Eventos de 0ff Road 
• Apoio a Eventos de Mountain Bike 
• Apoio a Enduros 
• Apoio a Torneios Esportivos em Geral 
• Apoio a Programas e Projetos de Incentivo a Prática Desportiva 
• Apoio a Representações Esportivas do Município 
• Manutenção do Conselho Municipal de Esporte 
• Manutenção de Convênios
• Subvenções Sociais 
• Manutenção das Praças Esportivas (Tangará Tênis Clube, Quadra do Bairro Boa Vista, Quadra do Bairro Santo Antonio, Pista de Skate, Estádio Municipal e Outros) 
• Aquisição de Terrenos para Construção de Quadra Poliesportiva, Pista de Atletismo 
• Aquisição de Veículo Vam para Transporte Esportivo 
Aquisição de Equipamentos para Manutenção de Campo de Futebol

Turismo
-Estruturação da Divisão de Turismo, programas e metas para o desenvolvimento do turismo local. 
-Revogação da Lei que cria o Conselho Municipal de Turismo COMTUR 
-Revogação da Lei que cria o Fundo Municipal de Turismo - FUMTUR 
- Fusão das duas Leis em uma só com atualização de dados 
- Criação da Lei de Políticas Publicas de Turismo municipal. 
- Implantação do Plano Municipal de Turismo. 
- Execução do Planejamento turístico de Santos Dumont. 
- Nomeação de novos membros do COMTUR. 
- Preparação de documentação a ser enviada para a Secretaria Estadual de Turismo com o objetivo de arrecadação de ICMS turístico. 
- Participação em Cursos, Salões, Fõruns, Seminário e Congressos a nRel estadual e federal visando a atualização do conhecimento e importantes contatos políticos e empresariais, considerando o aprimoramento profissional e a divulgação do nosso potencial turístico. 
- Implantação da Agenda 21. 
- Implantação de um calendário único de eventos culturais e esportivos com vistas ao turismo. 
- Criar e cuidar dos bens patrimoniais culturais e históricos de Santos [)umont. 
- Melhorar a qualidade da paisagem urbana do Município através de projetos urbanísticos e arquitetônicos visando melhorar o aspecto visual da cidade e do município colaborando assim com o planejamento turístico local. 
- Reurbanizar as áreas de interesse coletivo da cidade com projetos de requalificação estética e adequação funcional e propor a construção de novas áreas visando além da melhoria da qualidade de vida da população local a beleza estética o desenvolvimento turístico. 
- Reestruturar a sinalização urbana e turística da cidade.  
- Implantar um Projeto de Educação Ambiental, visando melhorar o aspecto visual do município com o objetivo turístico. 
- Implantar uni sistema de informações turísticas, e criação de pontos de informações turísticas localizados na BR-040 (um no Pachecão - Km 750 e outro na Leiteria São Luiz Km 741). 
- Confecção de folhetos, folders. jornais, revistas, baners. painéis e outdoors com fins de promoção. divulgação e comercialização de produtos turísticos. 
- Criação de eventos de cunho turístico, como realização de Fóruns,  Seminários e Congressos e outros que visem à promoção e divulgação do turismo a nível municipal, estadual e nacional. 
- Destinação da infraestrutura construída em alvenaria no Parque da Lagoa. que seria para o canil, para implantação de uma unidade de pesquisa científica e de educação ambiental. que poderá ser através de convenio com a UFJF ou alguma universidade particular. 
- Implementação e funcionamento da litorina “Expresso Pai da Aviação” ligando Santos Dumont ao Museu de Cabangu. 
- Deslocamento da Locomotiva Zezé Leone para ficar ao lado do Prédio da Estação como ponto de visitação turística. 
- Recuperação da Litorina N 02, dos vagões do Trem Vera Cruz e locação destes ao lado da Estação Ferroviária para servirem como vagões temáticos: para exibição de vídeos, cursos, biblioteca sobre a história ferroviária de nossa cidade e região. 
- Recuperação e divulgação da Estação de Mantiqueira que é um marco histórico de nossa cidade 
- Restauração e constante manutenção do Pontilhão desativado na Estrada de São João da Serra. 
- Veículo para transporte

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