Seguidores

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Informações estão sendo omitidas e/ou mascaradas?

Coisas que não são para entender...

O TCE, quando analisa contas, e o Minas Transparente,quando as publica, confiam nas informações enviadas e presumem, de forma relativa, a veracidade e legitimidade dos dados lançados no sistema pelo gestor público.

A presunção de veracidade e legitimidade de que gozam as informações prestadas pelo gestor não é absoluta, podendo ser desconstituída por meio de provas em contrário.

Analise de uma das muitas situações, aparentemente, equivocadas

Encontra-se publicado no Minas Transparente 100% um arquivo que não condiz com a realidade (pelo menos no nosso entendimento). 

Este arquivo chama-se Veículos/Equipamentos e pode ser acessado on line ou baixado em vários formatos (o excel é o melhor porque preserva links) por qualquer cidadão interessado, seguindo o seguinte caminho: com o site aberto (link acima) clicar em Informações Detalhadas (menu). Clicar em Veículos/Equipamentos (à direita).

O Município possui, segundo a publicação, 36 veículos (???), nas seguintes situações:
1- veículo próprio (compõe o patrimônio do município)
2- Terceirizado/Contratado
3- Cedido/Empréstimo de outro ente/convênio/acordo/ajuste.

A situação de nº 3, chama a atenção e deve ser observada: veículo alugado, por processo licitatório, não seria a situação n° 2?

Veículo terceirizado/contratado gera desembolso de recursos. Isto é fato.

Veículo cedido/empréstimo de outro ente/convênio/acordo/ajuste gera desembolso de recursos? Isto é duvidoso.

Podemos comprovar o título da publicação, quando observamos os Editais de Licitação dos Pregões 096 e 097/2014, publicados no site oficial da Prefeitura Municipal de Santos Dumont e BAIXADOS por nós, quando lemos a relação dos veículos que serão atendidos pelas empresas cotratadas para serviço de mecânica especializada (pregão 096/2014 - máquinas pesadas e pregão 097/2014 - caminhões, ônibus e
Vans).

A maioria destes veículos relacionados nos 2 editais, não estão divulgados como sendo de propriedade do município e nem de outra maneira qualquer.

Onde estão relacionados todos os veículos utilizados pelo Município?

Só conseguimos "enxergá-los", quando analisamos os gastos com combustíveis, pneus, peças, seguro DPVAT e outros, mas isto é assunto para uma provável nova publicação.

OBS: Se o arquivo Veículos/Equipamentos for baixado em excel, todos conseguirão visualizar até multas  ou autuações (caso existam). Basta clicar na placa do veículo e ir para o Detran-MG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!