Seguidores

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Haverá significa Deverá

O Regimento Interno é confuso para quem não sabe interpretar.


"Art. 21. Para o preenchimento do cargo vago na Mesa, haverá eleições suplementares na 1ª sessão ordinária seguinte aquela na qual se verificar a vaga, observando o disposto nos arts. 10 a 15." ( o disposto nos arts. 10 a 15 não interessam neste caso.)
Tentando explicar, didaticamente, apesar de não ser graduada em Português e, se estiver errada, que me corrijam, por favor: no caso em questão, o verbo significa ocorrer, fazer, acontecer, suceder e assume o comportamento dos verbos principais. Portanto, "desenhando" para melhor entendimento: Deverá haver eleições suplementares.

"Parágrafo Único - No caso de não haver candidato para concorrer à eleição prevista no "caput" deste artigo, após três tentativas de eleição suplementar, em sessões ordinárias seguidas, assumirá o cargo vago, o Vereador mais votado entre os que não participam da Mesa." (eleições suplementares serão sempre em sessões ordinárias) (este parágrafo também não interessa neste caso concreto)

"Art. 18. Considerar-se-á vago qualquer cargo da Mesa quando:
IV - houver renúncia do cargo da Mesa pelo titular com aceitação do Plenário."

"Art. 19. A renúncia do Vereador ao cargo que ocupa na Mesa será sempre escrita, assinada e com firma reconhecida(foi?) e será tida como aceita mediante a simples leitura em Plenário pelo detentor do mandato ou pelo Secretário, exceto no caso previsto no parágrafo único do art. 21 deste Regimento, quando o Plenário deliberará sobre a aceitação ou não da renúncia." O exceto no "caput" (termo do latim que se lê "cáput" e que significa parte inicial, título ou cabeçalho do artigo de lei ou regulamento), no meu modesto entendimento é UMA AUTORIZAÇÃO DO PLENÁRIO (por isto a leitura) para deflagrar o processo de eleição suplementar, na SESSÃO ORDINÁRIA SEGUINTE. 

Áudio EDITADO
Vereadores Sebastião Ribeiro, José Abud, Altamir Moisés e Flávio Faria




Áudio EDITADO
Vereadores Cláudio Paes, João Batista, Felipe Chaves, Altamir Moisés


Deixo aqui a minha preocupação: Os nobres edis estão falando em atualizar o Regimento Interno. Se isto acontecer, quem irá elaborar as atualizações?

Encerro as publicações sobre este assunto, neste mês de Janeiro, ficando com a esperança de que, em um dia bem próximo, eles debrucem sobre gramáticas e dicionários. 

Se não quiserem gastar o "dim-dim", hoje tudo é online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!