Seguidores

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Antecipação da primeira parcela do 13º salário para os servidores municipais



O Prefeito de Santos Dumont anunciou, hoje (7), que a 1ª parcela do13º salário dos servidores municipais será quitada no dia 15/7.

Uma antecipação do valor devido pela Câmara Municipal irá possibilitar este adiantamento, antes do início da campanha eleitoral. Os "chefes" dos dois poderes (Executivo e Legislativo), que iniciaram o ano "em guerra", agora tornaram-se "amigos de infância".

ATENÇÃO: a primeira parcela é a metade do pagamento do mês anterior, sem o o desconto para o INSS, mas o patrão deve depositar o FGTS sobre o valor recebido. 

A segunda parcela será o saldo da remuneração de dezembro, deduzida da importância já adiantada ao trabalhador, com o desconto integral para o INSS.

Quais poderiam ser os reais motivos para esta antecipação?

1- Excesso de arrecadação, com o Município endividado?

2- Um claro indício de propaganda eleitoral, para "ganhar" os votos dos servidores?

3- Ou porque em dezembro não haverá recurso suficiente para esta quitação integral, uma vez que o Poder Judiciário está bloqueando os recursos para atendimento aos mandados de segurança? 


O 13º salário, também chamado de gratificação natalina, é devido a todo empregado urbano, rural e doméstico, bem como aos trabalhadores avulsos (artigo 7º, VIII e parágrafo único, da Constituição Federal).

O 13º salário corresponde a 1/12 da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço, do ano correspondente (artigo 1º, parágrafo 1º, da Lei 4.090/62). A fração igual ou superior a 15 (quinze) dias de trabalho será havida como mês integral para efeito do cálculo do 1/12 (um doze avos) da remuneração de dezembro (artigo 1º, parágrafo 1º, da Lei 4.090/62).

O 13º salário deverá ser pago em duas parcelas, sendo a primeira entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano (art. 2º, da Lei 4.749/65)), e a segunda até o dia 20 de dezembro (artigo 1º da Lei 4.749/65). O pagamento da primeira parcela do 13º salário deve ser feito como adiantamento, de uma só vez, e corresponde a metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior (art. 3º, do Decreto 57.155/65).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!