Seguidores

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

E no dia seguinte

O término do pleito eleitoral não significa o FIM. Ao contrário, é um reinício de uma longa caminhada.

A responsabilidade de TODOS os cidadãos e, principalmente, dos eleitos, começa JÁ.

Aos cidadãos, satisfeitos ou não com os resultados, cabe a responsabilidade de COBRAR, FISCALIZAR E EXIGIR o cumprimento de todas as PROMESSAS feitas. Desde já, EXIGIR A TRANSPARÊNCIA da "montagem" do novo governo e de TODAS AS ARTICULAÇÕES que estarão sendo feitas neste período de transição. 

Aos eleitos, reeleitos ou não, cabe a RESPONSABILIDADE de tomar conhecimento das leis que regem a Administração Pública e das competências do cargo para o qual foram eleitos, do que PODE x NÃO PODE ser feito, de ESTUDAREM MUITO para não cometer erros e começar o mandato dizendo e fazendo asneiras, se não quiserem ser transformados em "bobos da corte".


Com um eleitorado de 39.074 pessoas, 7.611 (19,48%) não compareceram para votar. Nestas podemos incluir os maiores de 70 anos e os jovens entre 16 e 18 anos (que têm voto facultativo), os impossibilitados de comparecer (adoentados ou ausentes do domicílio eleitoral). Ainda poderá haver aqueles que preferiram não votar e pagar uma multa pelo não comparecimento.

Para a eleição majoritária (Prefeito), compareceram 31.463 (80,52%) cidadãos, sendo que 1.254 (3,99%) optaram pelo voto em BRANCO e 2.897 (9,21%) ANULARAM o voto. 

Estes dados devem levar à chapa vencedora a REFLETIR MUITO, porque 11.762 votos não foram considerados e ela foi eleita com 10.464 votos.

Para a eleição proporcional (Vereadores), compareceram 31.463 (80,52%) cidadãos, sendo que 2.055 (7,27%) votarem apenas na legenda (não reconheceram candidatos que os representavam), 1.325 (4,21%) optaram pelo voto em BRANCO e 1.880 (5,98%) ANULARAM o voto. 

Que os vereadores ELEITOS (6) E REELEITOS (7) analisem estes dados. Foram "jogados no lixo" 3.205 votos por vários motivos (vereadores subservientes ao Executivo, sem informação e comprometimento com a população, entre outros).


Que, a partir de 01/01/2017, a Gestão Municipal seja diferente da atual, não privilegiando amigos e correligionários e que a Câmara Municipal não consiga o título de "a pior Câmara que a cidade já teve", se é que isto é possível, depois da legislatura 2013-2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!