Seguidores

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Vereadores exigem pagamento do 13º Salário

No ano passado, foi votada pela Câmara Municipal a Resolução nº 003/2016, que autorizou o pagamento do 13º aos VEREADORES, sendo aprovada em 19/12/2016, APÓS O PLEITO ELEITORAL, contrariando a legislação municipal. O projeto, de autoria da Mesa Diretora, composta por Cláudio Paes, João Batista Barbosa Crescêncio e Valdir Lúcio Nogueira, deixou explícita a legislação em causa própria, porque não aprovaram este pagamento ao prefeito e ao vice.




O Prefeito e o Vice-Prefeito de Santos Dumont receberam no mês de julho/2017, metade do 13º salário.

Alguém poderia responder qual foi a legislação que autorizou estes pagamentos? 

Para aqueles que quiserem fazer valer a legalidade, o  Ministério Público do Estado de Minas Gerais é a primeira opção para o cidadão. Em toda e qualquer representação feita ao MPMG, o cidadão pode optar por manter os dados em sigilo.

Endereço para representações ao MPMG: https://www.mpmg.mp.br/conheca-o-mpmg/ouvidoria/fale-conosco/




A maioria dos senhores vereadores, que "trabalha muito" e "indignada" por não poder "colocar a mão na grana", mesmo tendo conhecimento de uma recomendação do Ministério Público para que fosse revogada a Resolução nº 003/2016, datada de 16/11,  e um parecer da Libertas Auditores e Consultores, também contrário ao pagamento, datado de 06/06/2017, solicitou ao Presidente da Câmara, que efetuasse este pagamento.



  
    

Como o Presidente pretendia acatar a recomendação do Ministério Público e decidiu não pagar, houve uma reunião interna, para mais uma vez, "solicitar" este pagamento.


O Presidente relutante, não cedeu e a maioria dos vereadores boicotou uma reunião extraordinária importante, marcada para o dia 30/11, que não aconteceu por falta de quórum.


Depois disto, infelizmente, o Presidente cedeu à chantagem e efetuou este pagamento aos vereadores solicitantes: Vicente de Paulo dos Reis, Vagnor Carlos de Souza, Felipe da Silva Chaves, Cláudio Paes, Sandra Imaculada Cardoso Cabral, Cláudia Jacintho Correa, Pablo Pereira dos Santos e João Batista Barbosa Crescêncio.

Não receberam o 13º salário: Cláudio de Almeida, Conrado Luciano Baptista, Dorival Marcos de Oliveira, Flávio Henrique Ramos de Faria e José Abud Neto.


Mais uma vez, provavelmente, a análise de licitude deste pagamento e a legalidade da Resolução nº 003/2016 deverá ser interpretada pelos Tribunais de Justiça.

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou, em fevereiro deste ano, que o pagamento do 13º salário aos vereadores, prefeitos e vices não é inconstitucional, DESDE QUE HAJA LEI ESPECÍFICA.

A decisão não é automática. O Supremo Tribunal Federal autorizou o pagamento e, para ter direito ao seu recebimento, todas as câmaras municipais deveriam votar dois projetos de lei, diferentes, que o instituiria. 

Um, de iniciativa da própria câmara, para que os nobres edis votem e aprovem o seu próprio recebimento, a ser sancionado pelo Prefeito. O outro, de iniciativa do próprio Prefeito, para que ele e o vice também o recebam, a ser aprovado pela Câmara Municipal.

No "apagar das luzes" de 2016, precisamente no dia 19/12, a Câmara Municipal de Santos Dumont aprovou, em uma sessão extraordinária, de forma sorrateira,  a implantação do pagamento do 13º salário PARA OS VEREADORES - Resolução nº 003/2016 que autorizou o pagamento para a legislatura 2017/2020.

A Lei Orgânica Municipal  é clara, para aqueles que sabem ler: 

"Art. 28 – Compete privativamente à Câmara:
(...)
VIII – Fixar, em conformidade com os Arts. 37 , XI; 150, II; 153, III e Parágrafo 2°, I da Constituição Federal, em cada legislatura para o subsequente, a remuneração do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores, até 30 dias antes de cada pleito."


Publicação de 23/12/2016:
Décimo Terceiro para vereadores de Santos Dumont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor leia antes de comentar:

1. Recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem.
2. Os comentários são todos moderados;
3. Escreva apenas o que for referente ao tema;
4. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
5. Comentários Anônimos serão deletados:
6. Comentário escrito caixa alta (todas as letras maiúsculas) serão deletados.

Obrigada por sua visita e volte sempre!