Pular para o conteúdo principal

CPIzza?

Na reunião da Câmara (01) foi instalada a CPI que vai investigar as fraudes dos impostos municipais e os seus membros foram indicados pelo líder da bancada do PT, Everaldo Ferreira. Isto não foi novidade e nenhuma surpresa, conforme matéria "Só não há jeito para a morte!", de 30/01.

O Vereador Afonso Ferreira apresentou um requerimento que justificou a sua ausência na composição da CPI: seu irmão adquiriu imóveis que tiveram guias de recolhimento de ITBI identificadas como falsificadas. Ele fará muita falta, mas foi ético e muito transparente, pois antecipou um provável "carnaval" que poderia ser feito, se tivesse se omitido e aguardasse o desenrolar dos fatos. Nós, assim como o Prefeito Evandro, temos a certeza de que o seu irmão, aliado à maioria dos contribuintes envolvidos, foi enganado.

O Vereador Pastor Carlos também apresentou um requerimento e justificou a sua ausência, alegando a doença de sua mulher. Não sabemos qual é a gravidade desta enfermidade, mas não aceitamos a interferência de motivo particular sobre interesse público. Este motivo vem sendo utilizado desde o mês de dezembro, para justificar todas as ausências do vereador às reuniões, que foram muitas. Se o motivo é grave e está interferindo no seu desempenho legislativo, o mesmo deve se licenciar do cargo e dar lugar a um suplente. Se isto já tivesse acontecido, a CPI não seria composta somente com vereadores do PT. Desculpem a nossa possível "crueldade", mas o interesse público deve estar acima de tudo e de todos!

Como ninguém se predispôs a abrir mão do seu "cargo" na Mesa Diretora, porque dá mais status e poder, os membros da CPI serão os Vereadores Altamir, Labenert e Norberto, todos do PT.

Soluções possíveis para que isto não acontecesse haviam, mas não quiseram utilizá-las.

Em outros regimentos de câmaras municipais consultados, não consta impedimento de membros da Mesa Diretora participarem de CPI. Como estão fazendo a revisão da Lei Orgânica, deveriam rever também o Regimento Interno e detalharem melhor esta situação inusitada, para evitar que situações como esta voltem a acontecer, preservando a representação partidária em novas CPIs.

Esperamos que esta composição não gere a desconfiança da população, que não seja palco para uma degradação de todos os nomes envolvidos e que haja a transparência nos limites legais.

Estaremos de olho!

O título desta matéria é o "nome" de um leitor do nosso mural de recados e o aproveitamos para intitular esta matéria.

Imagem: Detetive

Comentários